IBERBONSAI.pt ::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
bonsai de folha caduca e bonsai de folha perene.

 

Bonsai de folha caduca e bonsai de folha perene.
 

Existem várias categorias de bonsai, especialmente as de exterior:

 

bonsai de folha caduca e bonsai de folha perene.

 

Bonsai de folha caduca:

 

Por vezes encontramos bonsais de dupla localização, tais como o Ulmus e o Ligustrum e neste caso podem ser de folha caduca se forem expostas ao frio ou de folha perene se forem protegidas ou mantidas dentro de casa.

 

Um bonsai de folha caduca é portanto um bonsai que perde as suas folhas, por isso no Outono e quando as temperaturas começam a descer e especialmente quando as horas do dia diminuem, o bonsai, como as árvores na natureza entram num estado de dormência e as suas folhas caiem para poupar energia.

 

Isto é devido a uma série de alterações hormonais que desencadeiam importantes processos fisiológicos.

 

Este fenómeno também ocorre em caso de seca, é como um reflexo de sobrevivência no mundo vegetal.

 

Estas árvores de bonsai são também conhecidas como folhosas.

 

A queda de folha é, portanto, um processo natural quando ocorre a partir do início do Outono, fora deste período não é normal e neste caso, deve ser colocada a questão de saber porquê.

Como vimos noutro artigo sobre a descoloração das folhas que leva a respectiva queda, vários eventos podem causar este tipo de comportamento. Estas incluem doenças como a chlorose, erros de cultivo como água a mais ou a menos e má exposição solar.

 

A perda das folhas torna o bonsai ainda mais atraente, porque sem as folhas é muito mais fácil admirar a sua estrutura e toda a sua ramificação até ao mais fino, como é o caso do Carpinus Coreano.

 

Não só são árvores de folha caduca, mas também há algumas coníferas, com folhas como Ginkgo Biloba ou agulhas como Pseudolarix, Larix ou Taxodium (Metasequoia) que são de folha caduca.

 

Neste categoria encontramos as seguintes árvores de bonsai:

 

Acer buergerianum ou acer palmatum, callicarpa japonica ou callicarpa americana, bétula alba, celtis sinensis, fagus sylvática, ficus carica, ginkgo biloba, liquidambar styraciflua, lagerstroemia indica, lespedeza, malus baccata ou malus everest, magnolia stellata, morus, populus alba, punica granatum, prunus cerasifera myrobolano, prunus mume, quercus rubra ou quercus robur, ulmus rubra, ulmus parvifolia quando no exterior, tamarix, tillia cordata, viburnum plicatum, zelcova serrata.

 

Podemos aproveitar o período em que o bonsai está sem folhas para limpar todos os ramos e galhos com uma escova de nylon a fim de remover o musgo existente, embora isto não afecte a saúde do bonsai, não é estético.

 

Também é possível aramar algumas espécies durante este período à medida que o crescimento é interrompido e não há risco de marcação na casca da madeira.

 

O arame, que recordamos deve ser de alumínio anodizado, deve permanecer por mais ou menos quatro meses em bonsai de folha caduca.

 

 

Bonsai de folha perene.

 

Os chamados bonsais de interior são todos bonsais de folha perene e a razão é simples: não sofrem as diferenças de temperatura entre o Verão e o Inverno.

Estes são os chamados bonsais folhosos que não perdem as suas folhas no Outono.

 

Então o que os distingue do bonsai de folha caduca?

 

Como vimos anteriormente, as árvores perdem as suas folhas para se pretegerem do inverno e ao mesmo tempo, para satisfazer uma necessidade natural de regeneração.

 

As árvores perenes também precisam de se regenerar, mas o que as distingue é que as suas folhas têm uma duração de vida que se estende além de um ano. Assim, quando perdem as suas folhas, fazem-no por fases ou de uma só vez, mas apenas depois de terem crescido novas folhas, como no caso do carpinus bétulus por exemplo, o que nos dá a impressão de que as folhas não caem.

 

Deve-se notar que para as árvores de folha perene ou semi-perene, o tempo de inverno é um factor importante para causar ou acelerar a queda das folhas. Quanto mais ameno e húmido for o tempo, menos as folhas cairão e quanto mais frio o tempo, em caso de geada, mais as folhas tenderão a cair.

 

Um passeio na floresta no outono é suficiente para reparar na pilha de agulhas ao pé dos pinheiros e no entanto, as árvores permanecem verdes durante todo o ano, só que as agulhas são renovadas.

 

Em bonsai encontramos muito poucas espécies de folha perene, são principalmente coníferas como os pinus e juniperus que fazem parte das colecções de especialistas.

 

Alguns exemplos de árvores de bonsais de folha perene ou semi-perene: Azalea japonica, coprosma, cotoneaster dammeri, eleagnus ebbengei, eugenia myrtifolia (se protegido no inverno), gardenia jasminoides, ilex aquifolium, leptospernum scoparium, magnolia grandiflora, myrthus communis, olea europaea, quercus suber, e claro, coníferas tais como pinus pentaphylla, pinus thunbergii, pinus densiflora, pinus nigra laricio,, pinus mugho, juniperus chinensis, juniperus itoigawa, juniperus sabina tamariscifolia, pyracantha, podocarpus, viburnum tinus.

 

Quer sejam caducas ou perenes, as árvores de bonsai que chamamos de folhosas são extraordinárias, têm a vantagem de nos permitir viver as estações do ano acompanhando o ritmo da natureza, tais como a primavera e o Verão com as folhas, flores e frutos do malus ou da oliveira por exemplo, e o Inverno quando estão completamente sem folhas, ofereceno-nos assim um espectáculo único.

 

Aos bonsais de folha caduca e bonsais de folha perene devemos acrescentar as coníferas, que são igualmente admiráveis.

 

Quanto aos pinheiros, eles são admiráveis em qualquer altura do ano graças ao seu porte excepcional e elegante.

 

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2021

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1 UA-144250790-1