IBERBONSAI.pt ::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
Larix e pseudolarix em bonsai

Larix e Pseudolarix em bonsai

São bonsais de exterior que adoram o sol pleno e não a sombra e estão entre as raras coníferas de folha caduca. As folhas são verde-claro na primavera e amarelo-ouro no outono.

O Larix é de crescimento rápido e relativamente fácil de cultivar.

 

Larix e Pseudolarix em bonsai são coníferas de folha caduca.

 

O que é uma conífera?

A conífera commumente referida como resinosa é uma árvore gimnosperma, do grego gumnóspermos que significa semente nua como nos pinus (pinheiros), portanto o fruto é um cone chamado pinha.

 

As coníferas são árvores muito antigas, existem há mais de 200 milhões de anos, no final do periodo Carbonifero.

Todas as coníferas são plantas lenhosas, as suas folhas são agulhas (nos pinus) ou folhas planas semelhantes a escamas ao longo dos caules (nos cupressus - ciprestes).

 

O Larix europeu é de crescimento rápido e fácil de cultivar, cresce nas montanhas da Europa nos Alpes e Pirenéus, a mais ou menos 2.000 metros de altitude.

 

Conseguimos um bonito tronco muito rapidamente, mesmo em árvores jovens.

O problema é que, em Portugal, apenas nas regiões de montanha é possível cultivá-lo.

Na verdade o Larix precisa de muito sol e sofrer com o frio do inverno para se desenvolver adequadamente. Quanto mais seco e frio é o clima, melhor será o desenvolvimento do bonsai Larix, que então fornece agulhas fortes e mais compactas.

 

A madeira de Larix é muito resistente, não apodrece e é muito utilizada na construção naval, chalés de madeira e na carpintaria em geral.

 

Particularidade: a Terebintina Veneziana é extraída da agulha do Larix, é uma resina vegetal utilizada na medicina e recomendada como repelente e anti-séptico.

 

A multiplicação do bonsai Larix por semente é possível, mas muito difícil.

Semear diretamente no local na primavera a partir de 20ºC, manter a semente úmida. A taxa de sucesso é aproximadamente de 15%.

 

 

 

O Pseudolarix Amabilis ou Lariço dourado chinês é nativo da China e é um falso lariço que aprecia verões longos e especialmente quentes.

 

Surgiu na Europa em meados do século XIX, mais particularmente no norte da Itália.

 

A casca é castanha-avermelhada, fissurada e que se escama com o tempo.

Os ramos espalham-se de forma natural.

Porte cônico com coroa achatada, folhas de 3 a 6 mm de comprimento e de 2 a 3 mm de largura.

 

È um bonsai de exterior que resiste a temperaturas negativas até 5º negativos, convém proteger ou recolher o bonsai com temperaturas inferiores.

 

Tem um crescimento mais modesto que o Larix (Lariço).

Folhagem muito bonita que muda de cor ao longo do ano. Folhas de um verde-claro muito vivo na primavera, escuras no verão e de tonalidade dourada particularmente notável no outono.

 

No seu estado natural é uma árvore que pode atingir os 30 metros de altura.

 

É também um bonsai relativamente fácil de manter, de crescimento muito rápido, ramifica bem e a poda é muito fácil.

Tolerante ao calor.

 

Magnífico no estilo "Yose-Ue" (estilo que faz lembrar uma floresta), mas pode ser trabalhado em qualquer estilo exceto Hokidashi (estilo de bonsai em forma de vassoura) e suporta perfeitamente o arame nos ramos que queremos orientar, operação que recomendamos fazer após a poda de estrura até final de Fevereiro.

 

O arame pode permanecer até o início do verão, observando constantemente para que este não marque a casca, pois a Pseudolarix tem um desenvolvimento muito rápido.

Os novos brotos serão podados com os dedos para não marcar a folhagem.

 

A poda de estruturação é feito no inverno, quando a árvore perder as folhas, assim fica muito mais fácil visualizar o projecto e prever o resultado final.

 

Cuidado com a rega, o bonsai Pseudolarix é muito exigente em água, principalmente se ficar exposto ao sol por muito tempo. A falta de água provoca queimaduras nas pontas das folhas. Para evitar que isso aconteça é preferível protegê-lo com um guarda-sol ou uma rede de sombra, pelo menos das 11h00 às 17h00.

 

Multiplicação do bonsai Pseudolarix por sementes ou estacas.

Por sementeira: estratificação a frio a 3-5ºC durante 2 meses e semear na primavera a partir de 20ºC. Uma grama de sementes contém aproximadamente 20 sementes e a taxa de germinação e de aproximadamente 40% em boas condições.

Ler mais sobre a sementeira do bonsai.

 

Transplante do bonsai Larix e Pseudolarix.

 

O Pseudolarix não gosta de permanecer por muito tempo no mesmo vaso, por isso temos que transplantar quase todos os anos num substrato de muito boa qualidade como a Akadama Hard Quality.

O transplante do bonsai tem como finalidade a renovação do substrato que ficou mais fraco, o corte de raízes muito compridas para provocar a ramificação de raízes mais finas junto ao tronco.

Leia o artigo original sobre o Transplante do bonsai.

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2021

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1 UA-144250790-1