
bonsai chaenomeles japonica sargentii semi-cascata-iberbonsai-
Bonsai chaenomeles japonica
ou “chaenomeles speciosa”
Originário da Ásia é também conhecido por “marmeleiro japonês”, ou “macieira do Japão”.
É da família das rosáceas e existem centenas de variedades todas diferentes tanto pela forma, tamanho, cor e produção de frutos.
O bonsai chaenomeles japonica é muito resistente e com poucas exigências.
É um bonsai de fácil cultivo que produzimos e criamos nos nossos viveiros a partir de estaquia ou sementeira, consegue-se um bonsai com algumas características específicas nos três/quatro primeiros anos.
Espectacular bonsai de exterior de folha caduca e de pequeno porte, espinhoso e muito ramificado, com floração em Janeiro/Fevereiro com cores indo do branco ao vermelho, passando pelo laranja, rosa, salmão.
Flores agrupadas por duas ou quatro sobre os ramos que darão mais tarde lugar a um fruto muito perfumado, amargo, verde e amarelo, comestível quando cozido e muito rico em vitamina C.

bonsai chaenomeles japonica sargentii 4 anos-iberbonsai-
A floração aparece antes das folhas e é por isso muito apreciado, pode florescer uma 2ª vez no outono.
Poda-se a seguir a um broto de folha já no início da floração e convém reduzir a quantidade de botões de flores para não cansar a planta o que podia provocar a morte de alguns ramos.
De cultivo muito simples, mas com desenvolvimento vigoroso e sobretudo irregular que obriga a vigiar a poda para obtermos uma forma mais ou menos regular e definida.
Deve-se proceder a uma poda mais drástica logo a seguir à floração para conseguir manter a forma desejada.
O bonsai chaenomeles japonica precisa de muito sol para propiciar uma abundante floração, mas no verão e como todos os outros bonsais de exterior, necessita de uma certa protecção com algum sombreamento, pelo menos durante as horas mais quentes do dia.
Aguenta bem o frio, mas a partir dos 5º negativos aconselha-se proteger o torrão do bonsai com turfa ou palha para proteger as raízes.

bonsai chaenomeles japonica nivalis 4 anos -iberbonsai-
Propagação por sementeira ou estaca, sendo o método da sementeira o mais indicado para conseguir um nebari mais bonito.
Como já vimos no respectivo artigo, o nebari é fundamental na concepção do bonsai, mais que a parte aérea, porque é nele que focamos o nosso olhar na comparação com a natureza.
De estaquia, encontramos muitas variedades, a partir de um ramo ou galho mais grosso, conseguimos um bonsai mais corpulento mais depressa.
Transplante a cada dois ou três anos com akadama hard quality.
Relembramos que as principais qualidades da akadama encontram-se na drenagem e no arejamento (fatores primordiais para a criação de raízes finas), na capacidade de retenção da água e dos nutrientes.
O bonsai chaenomeles japonica não gosta de excesso de humidade que pode provocar o apodrecimento da raiz.
Regar de manhã (aconselhado para evitar doenças) ou no fim do dia e regar sempre com um regador de ralo fino ou com um chuveiro de jardim igualmente de ralo fino.
Durante o inverno é recomendado vigiar a humidade da terra do bonsai de exterior e regar se necessário.
Pode-se aramar durante todo o ano, mas é preferível fazê-lo no fim do inverno início da primavera e antes da floração, ficando vigilantes para que o arame não danifique a casca do bonsai.
O bonsai chaenomeles japonica é muito estimado numa colecção visto a sua floração no início da primavera antes da aparição das folhas.
Curiosidade:
Com o fruto do chaenomeles japonica costumava-se fazer uma essência perfumada chamada "Cananga Essence" porque se assemelhava à fragrância extraída do ylang-ylang (que leva o nome latino de Cananga Odorata).
O bonsai é perfeito traz "Natureza, Paz, Felicidade e Harmonia".