IBERBONSAI.pt

::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
iberbonsai-substrato-para-bonsai-

iberbonsai-substrato-para-bonsai

 

substrato para bonsai


 

Temos que ser  exigentes na escolha do substrato porque é a base para se conseguir um bom desenvolvimento do bonsai.

As principais qualidades encontram-se na drenagem e no arejamento (fatores primordiais para a criação de raízes finas), na capacidade de retenção da água e dos nutrientes.

O substrato para bonsai deve ser adaptado a cada espécie e idade da árvore.

Não podemos utilizar a mesma mistura nem a mesma granulometria para um Pinus ou para uma Azálea .

Para garantir uma boa drenagem, o substrato deve ser composto de grãos de tamanhos diferentes, de +/- 2 mm a 10/15 mm, porque é no espaço criado entre os grãos que vai circular o ar e a água.

Cada grão de substrato absorve e retém a água com os respectivos elementos nutritivos, assim quanto maiores os espaços (grão grosso) maior a quantidade de ar e água que irá circular.

 

Num substrato com grãos muito finos corre-se o risco do apodrecimento das raízes por asfixia, devido a estagnação da água.

Um bom substrato é aquele que absorve a água por capilaridade (como uma pedra de açúcar) e que consegue retê-la sem por isso ficar encharcado, libertando o excesso que poderia provocar a asfixia das raízes.

Ao regar, um bom substrato deve apenas reter a quantidade de água que o grão pode absorver, deixando evacuar o excesso pelos furos do vaso.

Também não pode perder qualidade ao fim de poucos meses, ficando empapado ou reduzido a pó. Deve estar são e limpo, não conter nenhum resíduo nem micróbios ou bactérias.

 

Um bom substrato não deve ser nutritivo, quer isto dizer que não pode conter nutrientes, assim será mais fácil controlar a fertilização.

É por isso que aconselhamos sempre a utilização de akadama hard quality, é a terra ideal para o bonsai.

Com PH neutro de 6,5 a 6,9. É insubstituível.

É uma argila japonesa de origem vulcânica, composta por grãos reconstituídos e sem nutrientes. Primeiro a argila é esmagada, cozida e após tratamento e secagem, tem uma estrutura homogênea.

 

Particularidade: a Akadama quando seca é de cor clara e quando húmida é de cor escura, facilitando assim a tarefa da rega.

 

As vantagens da Akadama são evidentes: drenagem perfeita, conserva a humidade, deixa circular o ar e a água, retém os nutrientes que, como já vimos, são elementos fundamentais para o crescimento do Bonsai.

 

Um bom substrato deve ter as qualidades seguintes:

- porosidade: deve ter qualidades suficientes para drenar a água em excesso e ser arejado para permitir o fácil crescimento das raízes finas.

Por isso não é aconselhável utilizar a terra de jardim, areia do rio e outras misturas que acabam por ser muito difíceis de controlar e podem ser portadores de elementos nocivos para uma boa saúde do bonsai.

- ter uma ótima capacidade de retenção de água:

capacidade para drenar não chega, a constituição de um bom substrato requer qualidades extras para reter a água e os nutrientes

- ser estável: existem muitas misturas de substrato no mercado e até várias qualidades de akadama. É muito importante conhecer a qualidade do substrato que vamos utilizar, da estabilidade do substrato dependem os outros factores como a porosidade, a arejamento, a retenção da água e dos nutrientes. 

- ser são e limpo: um bom substrato não pode ser um substrato de reutilização para não corrermos o risco de transferir micróbios e parasitas, é preferível colocar um novo substrato que reutilizar um antigo para poupar, o bonsai pode ficar doente ou até levar a morte da planta.

- não ser nutritivo: o melhor substrato para bonsai pede imperativamente que seja neutra em termo de elementos nutritivos, assim será muito mais fácil gerir a fertilização, sem a limitação de ter de jogar com a base nutritiva do substrato, e aplicar a adubação conforme a espécie e idade do bonsai.

O substrato akadama hard quality é o elemento fundamental para o sucesso do bonsai.

Existem vários tipos de akadama, Akadama Regular Quality  cozido apenas uma vez, com grau de dureza médio e para envasamento de curto prazo +/- 1 ano, o grão desfaz-se mais rapidamente, o substrato fica empapado e sem as caracteristicas necessarias e indispensaveis para o bom crescimento do bonsai.

Akadama Hard Quality Double Red Band “Ibaraki” cozido várias vezes e com elevado grau de dureza que permite o  envasamento de 3 em 3 anos. É o melhor substrato, consegue guardar as suas características e qualidades por muito tempo. 

 

 

iberbonsai-akadama-ibaraki-hard-quality-

 

Aconselhamos sempre a Akadama Hard Quality para a maioria dos bonsais, Kiryuzuna para os Pinus e Juniperus (aconselhamos  misturar com 50 % de Akadama Hard Quality para árvores mais jovens), Kanuma, com PH mais baixo para Azaleas, Rhododendrons, (também pode ser acrescentado 50% de Akadama Hard Quality para árvores mais jovens). Para os Aceres utiliza-se uma mistura de 70% de Akadama Hard Quality e 30% de Kanuma Select.

Keto, substrato especialmente concebido para constituição de florestas em lajes ou pedras.

É um substrato maleável, de cor preta e que se fixa muito bem mesmo depois de seco. Podemos regar à vontade sem provocar nenhum desgaste no substrato. Permite utilizar akadama hard quality para fazer a montagem da nossa floresta por exemplo e  finalizar todo o conjunto da plantação com o substrato keto, bastando para isso começar a aplicar a keto sobre a laje ou o suporte e continuar por cima da akadama até cobrir a totalidade do torrão. A keto deve ser conservada na embalagem muito bem fechada, sem  apanhar ar, para não secar e ficar inutilizável.

Não podemos esquecer também a akadama shohin, igualmente hard quality mas com grão de 0 a 2 mm. É o substrato de referência para o transplante dos bonsais shohin e mame.

Shohin significa pequena coisa. 

O bonsai shohin é o bonsai mais pequeno  a seguir ao Mame.

O Mame é o bonsai mais pequeno que podemos alguma vez imaginar, com menos de 10 cm de altura, exige um cuidado quase permanente da parte do seu obtentor, sobretudo no verão quando o calor aperta.

É a excepção que só alguns perfeccionistas são capazes de alcançar.

Qualidades de um bom substrato para bonsai:

Em conclusão, podemos constatar que o sucesso que podemos alcançar na arte do bonsai depende em muito da  escolha do substrato. Um substrato são, limpo, sem nutrientes e capaz de reter a água necessária mas sem excesso para não provocar o apodrecimento das raízes e sobretudo que aguente alguns anos sem perder a sua estrutura e as suas qualidades.

Posts >

 

 

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1