
História do bonsai.
O bonsai é originário da China.
Pun-Sai na época dos Tsin no século III A.C. Mais tarde no período Kamakura de 1185 a 1333 o bonsai foi desenvolvido por religiosos budistas.
No Japão foi a partir de século VI que se começou pela primeira vez a falar de bonsai.
Qual a história do bonsai?
Em japonês quer dizer árvore criado num prato.
O bonsai é a réplica de uma árvore na natureza.
P'en Tsai em chinês, são árvores retiradas da natureza e plantadas em vasos pintados à mão. É no século XIX que aparece na Europa, na exposição universal em 1878 em Paris e Londres em 1909.
O bonsai consegue-se com a poda das raízes e dos ramos assim como a aramação com arame de alumínio anodizado ou de cobre cozido. Pois, não existe sementes de bonsai, mas desde que seja lenhosa, podemos formar um bonsai a partir de qualquer planta ou árvore.
Pode-se semear sementes de árvores ou plantas e criá-los em vasos pequenos.
Ler o nosso artigo sobre a sementeira do bonsai.
A sementeira, a partir do qual é um pouco complicada de se conseguir, é a técnica mais segura para alcançar um nebari de alta qualidade.O nebari é uma expressão japonesa que significa raízes rasantes e é um dos aspetos mais bonitos de uma árvore, porque transmite a força desenvolvida para segurar a árvore ao solo.
A essência da cultura do bonsai fundamenta-se no alcance da perfeição do nebari, ou seja, o sistema radicular apurado que vai permitir proporcionar um melhor desenvolvimento da estrutura aérea. O nebari consegue-se com tempo e paciência, o melhor resultado obtém-se com bonsai a partir de sementeira e cultivando o bonsai sempre em vaso e quanto mais raso melhor, evitando assim que as raízes procurem descer no solo, provocando o seu alargamento. Portanto, quanto mais cedo cortamos a raiz axial, mais fácil será obter um excelente nebari.
Ler artigo original sobre o nebari do bonsai.
Na iberbonsai praticamos o corte da raiz principal desde o primeiro envasamento, ou seja, alguns meses após a sementeira
Ler artigo sobre o transplante de mudas de bonsai.
Para obter um bom nebari temos que realizar transplantes frequentes, cortar a raiz principal dita axial, dirigir e ordenar em forma de estrela e de modo equilibrada as raízes secundárias, as lenhosas, porque são essas que vão segurar o bonsai ao solo e as mais finas, não lenhosas, cuja missão é a abosrção e o transporte dos elementos nutritivos.
O bonsai sendo uma árvore pequena não necessita de raízes grossas para segurar-se ao solo, mas precisa de raízes mais finas para alimentar-se. Daí a importância de adubar com adubo líquido equilibrado durante a estação de maior crescimento que é na primavera e verão, sem esquecermos uma aplicação de adubo orgânico em novembro com biogold sólido. Para se obter melhores resultados também podemos aplicar uma vez por mês o adubo orgânico líquido. Basta juntar duas a três pedrinhas de biogold num litro de água e deixar fermentar algumas semanas e a seguir regar diretamente com a mistura obtida em cima do torrão do bonsai, logo depois da rega e sempre com o substrato húmido. O resultado é fabuloso e em pouco tempo todos os bonsais revitalizam e ficam cheios de saúde.
Como já explicamos muitas vezes, não adianta administrar vários tipos de adubo, seja com mais fosfato ou mais potássio, uma regra existe no cultivo do bonsai que é o respeito do equilíbrio na alimentação. Existem há venda produtos complementares, alguns naturais outros que são corretores de uma coisa ou de outra. É natural encontrarmos muitos produtos no comercio, não quer isso dizer que são insubstituíveis, o mais lógico será seguir um método de cultivo o mais natural possível, com os produtos básicos equilibrados, o adubo, mesmo fabricado é de origem natural, só temos que ter cuidado na dosagem, um adubo químico aplicado em excesso pode causar queimaduras graves, enquanto que um adubo orgânico terá consequências muitas mais suaves, não será tão agressivo.
Se respeitarmos um método natural de cultivo que é regar sempre de manhã e apenas quando necessário, utilizar substratos de ótima qualidade como a akadama hard quality, sem misturar terra de jardim ou areia do rio por exemplo, proteção contra o sol no verão para evitar queimaduras solares, proteger também do gelo no inverno, efetuar a poda de estruturação com a seiva parada e não em qualquer altura do ano, proteger os cortes de poda com pasta de cicatrização, enfim tratar o nosso bonsai com a máxima vigilância e com muito carinho. Sobretudo temos que evitar as mudanças bruscas, sejam elas no clima, no solo, na rega ou na alimentação, quanto mais assíduos no processo das tarefas, mais resulatdos positivos e satisfatórios teremos.
Também é possível conseguir um bonsai a partir de estacas, enxertos ou alporquia. A estaca mais utilizada no mundo do bonsai é a estaca semilenhosa no fim do verão até início do outono, é a técnica mais segura para se conseguir uma réplica da planta mãe. É chamado de reprodução vegetativa e o novo bonsai conseguido terá o mesmo património genético que a planta mãe. É uma forma de reprodução dita assexuada de tipo clonagem que assegura as mesmas caracterísitcas que o bonsai de origem.
Ler artigo original sobre a estaquia do bonsai.
O enxerto não é muito frequente no bonsai, é difícil de realizar e a taxa de sucesso é muitas vezes muito baixa.
Encontramos algumas espécies que são reproduzidas por enxertia como o pinus pentaphylla cujo porta enxerto é o pinus thunbergii, facilmente reconhecível devido à sua casca grossa e gretada, o acer palmatum deshojo enxertado sobre o acer palmatum atropurpureum.
Ler artigo original sobre a enxertia do bonsai.
NOTA:
- De salientar que o principal inconveniente deste método é que se nota sempre o ponto de enxerto, mesmo com o tempo é difícil esconder o inchaço provocado pelo corte e a respetiva introdução do novo broto.
- O pinheiro branco ou pinus de cinco agulhas consegue-se de sementeira, chama-se então pinus parviflora, desta forma eliminámos o problema do inchaço deixado pela enxertia, só que demora muito mais tempo.
- O acer palmatum deshojo pode-se obter por estaca em verde na primavera ou semilenhosa no fim do verão.
A alporquia é igualmente um método de propagação vegetativa idêntico à multiplicação por estaca e permite obter o mesmo espécimem que a planta mãe. Chamamos a este fenómeno Rizo génese que significa a formação e aparecimento de novas raízes.
A vantagem da alporquia em relação a estaquia é que é possível conseguir sujeitos muito maiores em diâmetro com uma taxa de sucesso superior pela simples razão que só se corta o ramo quando estiver enraizado, até esse momento continua alimentado pelas raízes da planta mãe, o que lhe permite viver normalmente até ao momento do desmame.
Em bonsai praticamos quase sempre a alporquia aérea que em japonês tem o nome de Toriki, e que é efetuada na primavera, o desmame terá lugar no inverno ou na primaver5a seguinte.
Ler artigo original sobre a alporquia do bonsai.
Podemos igualmente tirar da natureza uma planta e adaptá-la num vaso pequeno. Chama-se yamadori, é uma expressão japonesa que significa tirar da montanha. É muito mais fácil obter rapidamente um bonsai a partir de uma árvore recolhida na natureza, com aspeto já envelhecido e com curvas pronunciadas.
NOTA:
- Nunca retirar plantas sem autorização e com a certeza de podermos dar todos os cuidados necessários à planta.
Normalmente a altura mais indicada é janeiro e fevereiro para extrair as plantas no meio natural.
De facto, a natureza tem a vantagem de esculpir formas incríveis que são perfeitamente impossíveis de reproduzir pelo homem. Por esta razão, em alguns lugares estranhos e fora das condições normais, podemos encontrar sujeitos suscetíveis de ter um forte potencial para se tornarem bonsai. Como regra geral, as árvores de folha caduca são mais fáceis em se conseguir bons espécimes do que as coníferas. Contudo se optarmos por retirar árvores do meio natural deveremos ter em conta a época do ano para o fazer. A melhor altura para se retirar árvores da natureza é no final do inverno e no início da primavera, pouco antes da formação dos botões.
Quanto mais velha for a árvore,mais difícil será obter um bom exemplar, pois a raiz axial também será muito grande com o tempo, tornando-se quase impossível a sua remoção.
Algumas perguntas a termos em conta antes de se remover uma árvore, para além da autorização explicada acima, é verificar o início do tronco, logo acima do nebari e certificar-se que o movimento vale a pena e também tentar descobrir se a árvore em questão tem raízes suficientemente finas muito próximas da base do tronco. Caso contrário não devemos arrancar a árvore porque nunca dará um bonsai de qualidade.
Não estrague planta desnecessariamente e respeite a natureza.
Associado a esta arte, encontramos muitos artigos de decoração como:

- As mesas de apresentação, da China ou do Japão, são uma característica muito importante na exposição do bonsai, o objetivo é realçar a obra de arte ficando o conjunto em perfeita harmonia.

- As figuras, são peças miniaturas em grés, pintadas ou não, que se colocam junto ao bonsai ou grupo estilo floresta Yose-Ue, para dar a impressão de grandeza e parecer uma parte da natureza à escala reduzida.

- Os suiseki, associado ao bonsai, são pedras formadas naturalmente pelo tempo, têm o poder de sugerir uma paisagem, uma pessoa, um animal ou um objeto. São peças com um autêntico valor decorativo e artístico. Esta arte tem mais de dois mil anos de idade e cada suiseki é exposto, por tradição, numa base de madeira talhada com exatidão no tamanho e contorno da pedra.
Hoje em dia temos cada vez mais a necessidade de nos aproximarmos da natureza e do mundo natural, vivemos tempos complicados com doenças e epidemias e com cada vez mais guerras.
O bonsai é um excelente meio para nos reaproximar da natureza, é antes de mais uma árvore em miniatura e pelo qual temos que zelar todos os dias, com a rega ou a poda e assim aproveitarmos o contacto com o lado natural da vida.
O bonsai obriga-nos a refletir sobre a forma que lhe pretendemos dar com a ajuda da poda ou da aramação, assim somos conduzidos a desligar da vida agitada e convidados a entrar num outro mundo, quase espiritual, portanto o bonsai além do aspeto natural também nos traz saúde mental, temos que parar para refletir sobre o que vamos fazer com este pequeno ser.
Felizmemte na iberbonsai poderá encontrar muitos conselhos e dicas no nosso blog sobre o tratamento do bonsai, seja como regar, podar, aramar, saber como escolher a ferramenta certa, qual o substrato mais indicado para o seu bonsai, qual a localização e como proteger do frio no inverno ou do calor e do sol intenso no verão. Facilitamos a pesquisa com o nosso léxico, onde poderã encontrar todas as definições úteis para o cultivo e a manutenção do bonsai. Temos muitas referências de bonsai designadas pelo nome comum ou latim, muitos conselhos que vão certamente ajudar no momento certo e assim evitar cometer erros que são muitas vezes fatais.
Ver o nosso léxico.
Também é possível enviar fotos via WhatsApp, número 963 907 899, do bonsai para conseguirmos ajudar melhor no diagnóstico e encontrar a solução perfeita para a sua pequena árvore viver muito mais tempo e muito mais saudável.
Ajudamos também diretamente nas nossas instalações ao fim de semana onde poderã trazer o seu bonsai e assim aproveitar para saber exatamente o que fazer com ele.
Na iberbonsai além de uma multitude de bonsais de interior, de exterior ou de dupla localização, temos todos os produtos e acessórios tais substratos de qualidade como akadama, kiryuzuna, keto, sakadama, ferramenta da China e Japão, arame de alumínio anodizado de várias medidas para formar e moldar o bonsai.
Ver onde estamos.
Temos muitas mudas de sementeira e de estacas que realizamos nas nossas estufas na altura própria, são árvores ainda jovens, mas que permitem a muita gente iniciar um projeto a custo reduzido. Relembramos que um bonsai com origem de sementeira terá muito mais probabilidades de ter um nebari perfeito.
O bonsai nos dias de hoje.
Hoje em dia é quase impossível viver sem internet e o mundo do bonsai não está excluido.
Comprar bonsai online na iberbonsai é uma garantia de segurança. Felizmente, hoje temos uma logística de ponta, baseada num sistema de distribuição eficiente e seguro que nos permite garantir a distribuição das nossas encomendas praticamente de um dia para o outro. O custo de envio é relativamente baixo e é económico em comparação com uma deslocação que teríamos de fazer para a mesma compra. Atualmente, apenas grandes quantidades e acima de tudo, pesos elevados, justificam a viagem. Temos igualmente muito cuidado com as embalagens, de facto utilizamos cartão proveniente da reciclagem de papel e reduzimos o indice de espaço vazio nas nossas embalagens, escolhendo uma caixa adaptada ao tamanho do produto de modo a reduzir o impacto do carbono. Desta forma, participamos ativamente na proteção do planeta para assegurar um futuro sustentável.
NOTA:
- Graças a um sistema aperfeiçoado de fixação na nossa embalagem, o nosso bonsai pode viajar durante vários dias sem nunca correr o risco de se partir no manuseamento. Pois sabemos como são tratadas as encomendas durante todo o processo de transporte, seja qual for a transportadora contratada, conseguimos assim resolver o problema e fixamos o bonsai no fundo da caixa com uma cinta especial e daí nunca poderá sair até chegar à casa do cliente. O transporte é uma fase muito importante na preservação da nossa pequena árvore, assim como os vasos de cerâmica que são particularmente protegidos com material que absorve os choques aquando da deslocação da caixa.
Temos uma particular atenção na preparação das nossas encomendas e o nosso objetivo principal é a felicidade do nosso cliente.
Desde a sementeira à formação, da manutenção ao acondicionamente e respetiva expedição, a cada momento a qualidade está omnipresente na nossa empresa, porque o nosso objetivo fundamental é a satisfação dos nossos clientes.
Ler artigo original sobre a nossa cultura.
Qual a história do bonsai no mundo de hoje?
O bonsai é um passatempo saudável e perfeito. O ser humano sempre necessitou de um ambiente natural ao seu redor para viver em paz, coisa que hoje em dia, quase desapareceu do nosso quotidiano. Uma planta viva é um objeto principal no equilíbrio de cada um de nós e tratar de um bonsai é trazer harmonia ao nosso lar. Além disso, é um excelente hobby, o bonsai é uma obra de arte em permanente desenvolvimento cujo autor irá usar a sua imaginação.
O bonsai é o passatempo perfeito, traz natureza, felicidade e harmonia.
O bonsai é a relação vital do ser humano com a natureza. A arte do bonsai consiste em formar uma árvore para que se mantenha pequena, mas com todas as características para parecer uma árvore muito antiga. É a réplica fiel de uma árvore na natureza, mas com tamanho reduzido. O processo pode perdurar várias gerações, visto o bonsai ser uma planta viva, sempre em crescimento, a sua respetiva formação nunca será considerada como terminada e definitiva.
O segundo sábado de maio, é o dia mundial do Bonsai, uma celebração global estabelecida pela federação mundial da amizade do bonsai WBFF em homenagem ao Mestre SABURO KATO.
Ler mais sobre o dia mundial do bonsai
Ler artigo original sobre o bonsai é um passatempo saudável.
O mundo secreto do bonsai e a nossa cultura:
Na iberbonsai a natureza está sempre em primeiro lugar, porque todos dependemos dela para viver e por isso respeitamos as estações do ano para realizar os trabalhos nos nossos bonsais.
Partilhe a nossa paixão...