IBERBONSAI.pt ::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
Callicarpa bonsai

Callicarpa em bonsai

Callicarpa vem do grego Kallos que significa bela e Carpos fruto. Este nome foi dado à planta pelo naturalista Carl Von Linné.

 

O gênero Callicarpa pertence à família verbenaceae, nome de família de plantas dicotiledôneas com flores gamo pétalas, ou seja, as pétalas são soldadas e mais ou menos irregulares como a verbena por exemplo.

O callicarpa é originário da China, Japão, Coréia e Estados Unidos de América.

É um bonsai de folhas semi-perenes ou caducas dependendo da variedade e as flores são brancas, rosadas ou roxas.

As folhas são simples, opostas e com 5 a 20 cm de comprimento.

Florescendo no verão, a flor é muito discreta e não é o principal atrativo desta árvore, mas sim os seus frutos, agrupados em bolinhas compactas nos ramos, roxas, redondas, brilhantes e não comestiveis, mesmo para pássaros que não são atraídos por eles, exceto em casos de fome. Desde que encontrem o suficiente para comer, não tocam no Callicarpa, é apenas um alimento de sobrevivência para eles.

Primeiro branco esverdeado, depois lilás antes de virar roxo, aparecem no final do verão e permanecem na árvore até ao final da estação fria.

Os cachos de frutos tornam-se evidentes nos galhos depois que as folhas caem e permanecem durante todo o inverno.

 

Recomendamos ter 2 bonsais de Callicarpa para promover a polinização e assim obter uma excelente frutificação.

Também deve ter em atenção que uma exposição insuficiente ao sol pode causar uma fraca floração e consequentemente uma frutificação reduzida.

Para obter uma boa frutificação, colocar o bonsai Callicarpa num local muito soalheiro, protegendo-o contudo nas horas mais quentes no verâo.

 

A folhagem é muito particular, assumindo tons dourados com manchas rosa ou roxas.

O Callicarpa é um bonsai de exterior, no nosso clima pode suportar temperaturas negativas até -5ºC, abaixo é aconselhável proteger o torrão e a base dos galhos com turfa ou palha.

 

Evite expor o bonsai Callicarpa a ventos fortes e às geadas mais severas.

No verão a rega deve ser abundante e mais moderada no inverno.

 

Reenvasar a cada dois a três anos com Akadama Hard Quality só ou misturado com Pomice. Como acontece com todos os bonsais, o torrão deve estar coberto com raízes antes de efectuar o transplante.

Saiba mais sobre o transplante do bonsai

 

A poda de manutenção inicia-se no início da primavera e consite em deixar apenas dois pares de folhas quando os brotos atingem 4 a 6 pares de folhas novas.

 

O arame para direccionar os ramos deve ser colocado na primavera, certificando-se de que não marca a casca do bonsai. Recomenda-se o uso de arame de alumínio anodizado, é um arame particularmente flexível, fácil de trabalhar e colocar, além disso é muito fácil retirà-lo cortando-o em seções com um alicate de corte.

 

Multiplicação do Callicarpa por sementes na primavera.

 

Por exemplo:

Callicarpa Japonica: imersão das sementes em água por 24 horas e sementeira na primavera sob abrigo (coberto com vidro). Um grama contém 1000 sementes e a taxa de sucesso é de aproximadamente 30%.

 

Callicarpa Americana: imersão das sementes em água por 24 horas e sementeira na primavera sob abrigo, germinação muito longa, de dois a três meses.

Um grama contém cerca de 550 sementes e a taxa de germinação é de 20% em boas condições.

A vantagem da reprodução por semente é que se obtém um Nebari esperacular com o tempo, mas a desvantagem, especialmente para o Callicarpa, é que reproduz plantas muito heterogêneas, tanto no vigor como na coloração dos frutos e a sua abundância.

A sementeira do bonsai.

 

Propagação por estacas na primavera, usando hormonas para promover o desenvolvimento das raízes, ou mais tarde, no final de verão a partir de de estaca com madeira madura, mais fácil de conseguir. Consiste em recolher ramos com uma parte amadurecida e outra ainda tenra e ainda verde na extremidade.

Continuar a ler sobre a estaquia do bonsai.

 

Callicarpa Japonica é nativa do Japão.

Floração rosa em julho-agosto. As folhas no outono são de cor púrpura dourado e os frutos são arroxeados, principalmente em Novembro.

 

Callicarpa Americana é nativa do sudeste dos Estados Unidos, as suas folhas são felpudas com a parte inferior prateada e pequenas flores roxas no verão, frutos roxos no outono.

A Callicarpa pode ser trabalhada em todos os estilos possíveis em bonsai, Chokkan (estilo de bonsai ereto formal), Sekijoju, Shakan, Moyogi, Kengai, Hokidashi, Fukinagashi, Chokkan.

Ler mais sobre estilos de bonsais.

 

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2021

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1 UA-144250790-1