
Carpinus Coreano em bonsai.
No mundo do bonsai, existem muitos tipos e espécies diferentes, seja de folha perene ou caduca, coníferas ou árvores de fruto, mas os bonsais de folhas caducas têm a particularidade e a vantagem de apresentarem duas faces distintas. Ou seja, quando tem folhas não se consegue ver muito bem a rama e outra sem folhas onde, neste caso, é perfeitamente possível admirar a sua estrutura até os ramos mais finos. É precisamente o caso do carpinus e mais particularmente do carpinus coreano que nos apresenta uma estrutura muito delicada, e que desperta uma admiração particular dos amantes de bonsai. Em Portugal, infelizmente, não é muito comum, é muito mais divulgado no norte da Europa, como França, Alemanha, Bélgica e Holanda.
É um magnífico bonsai de folha caduca, da família da betulácea, mas de crescimento muito lento.
O carpinus coreano é originário da Ásia e é muitas vezes utilizado em bonsai no Japão devido a sua magnífica e fina ramificação.
O carpinus coreano é um dos preferidos em bonsai japonês.
De facto, o carpinus coreano é muito apreciado no Japão, assim como o pinus pentaphylla, mais conhecido como pinheiro branco japonês e o pinus thunbergii, ou seja, o pinheiro negro japonês, que são os dois principais ícones no mundo do bonsai.
Quais são as características principais do bonsai carpinus coreano?
- Espetaculares cores no outono quando as suas folhas ficam amarelas, laranja e vermelho.
- Ramos muito finos e flexíveis curvando-se de forma sofisticada e requintada, pequenas folhas brilhantes e dentadas.
- A ramificação do carpinus coreano é particularmente elegante, fina e graciosa.
Distinguimos dois tipos de carpinus em bonsai:
1 - O carpinus betulus:
Muito difundido na Europa de onde é originário, pode crescer até vinte e cinco metros de altura na natureza e viver de cem a cento e cinquenta anos. De crescimento muito lento, possui uma estrutura com muita ramificação flexível e com o tempo tem tendência a curvar para baixo. Tronco cinzento e liso, folha muito clara quando nasce, ficando mais escura durante o período vegetativo e amarelo dourado no outono.
A folha do carpinus betulus tem cerca de cinco a dez centímetros de comprimento e é muitas vezes confundida com a folha do fagus silvática ou faia, embora seja ligeiramente mais pequena. As folhas recortadas do carpinus têm dentes, enquanto as da faia são recortadas com pelos finos. O broto terminal é igualmente pontiagudo, mas mais pequeno que o do fagus silvática.
Ler artigo original sobre o bonsai fagus silvática.
O carpinus betulus possui raízes superficiais, pouco profundas o que apresenta uma vantagem em bonsai para conseguir um bom nebari.
Uma curiosidade é que as flores aparecem antes e ao mesmo tempo que as folhas, em amentilhos de cor amarela suave esverdeada. Frutos alados reunidos em espigas. Flores masculinas com três a cinco centímetros de comprimento e flores femininas reagrupadas no final dos ramos que crescem durante o ano.
Oa frutos aparecem ao mesmo tempo que as folhas do carpinus. O seu fruto é uma espécie de mini noz com três pequenas asas. É apelidado de helicóptero na linguagem comum, pois a sua forma se assemelha a uma hélice, cujo a sua função, é favorecer a disseminação do fruto.
Particularidade:
O carpinus betulus tem uma característica muito própria, consegue conservar as suas folhas secas, que ficam presas aos ramos durante o inverno, até ao nascimento das novas folhas na primavera. Não é aconselhável retirá-las, temos que deixar a natureza atuar.
O carpinus betulus tem uma esplêndida folhagem semi-perene e densa. Na verdade, esta é muito recortada e incisada até à nervura central, tal como as folhas de um feto. As folhas semi-perenes que a compõe têm características particulares: elas são finas, alternadas e parecem sempre simétricas devido a sua forma arredondada, sendo muito marcescentes, ou seja, secam no outono, mas permanecem nos ramos durante quase todo o inverno! Além disso, são duplamente dentadas, oblongas, pontiagudas e sustentadas por ramos finos de cor verde-acastanhado, variam do verde brilhante no início da primavera ao amarelo dourado no final do verão, antes de oferecerem uma das mais belas folhagens amarelas no outono.
Esta planta arbustiva é originária da Ásia Menor e da Europa. Pertence a família das betuláceas. Esta variedade é frequentemente confundida com a faia como já vimos, mas uma observação atenta revela a sua identidade única.
Especifidades e razões para cultivar o carpinus betulus.
O carpinus distingue-se principalmente pela sua casca lisa e cinzenta que emana do seu tronco. As suas folhas, de um verde profundo e vivo, são dentadas. Assumem uma forma oval característica. No outono, elas adquirem tons dourados, oferecendo um espetáculo visual muito particular. Esta variedade é ideal para sebes ou árvores ornamentais. Da mesma forma, a sua folhagem densa oferece uma sombra agradável, tornando-a uma escolha perfeita para embelezar jardins e parques.
Além disso, as suas folhas eram frequentemente utilizadas em rituais e remédios tradicionais, supostamente para trazer força e saúde. Até a sua madeira, dura e resistente, conta uma história de durabilidade e versatilidade, sendo utilizada há séculos para criar ferramentas, móveis e até esculturas. Hoje em dia, este arbusto continua a cativar com a sua aparência majestosa.
O carpinus betulus é uma espécie bastante invasiva e colinária, ou seja, que vive em colinas com socalcos, encontra-se nas florestas da Europa Central até mil metros de altitude. Espécie de sombra ou semi-sombra, desenvolve-se frequentemente em matagais sob copas de árvores, nomeadamente em associação com carvalhos, mas necessita de verões quentes para que as suas sementes amadureçam. Cresce lentamente em solos bastante ácidos a básicos, secos a frescos. Não se encontra em solos demasiado ácidos ou encharcados. É resistente ao frio e a sua longevidade não é muito grande, vivendo até cerca de cento e cinquenta anos.
É uma espécie que brota vigorosamente a partir do cepo, daí o seu tratamento silvícola em matas sob as árvores de maioríssima dimensão. Tratada desta forma, beneficia amplamente o carvalho pela proteção que proporciona ao solo, pela qualidade do húmus que produz e pela poda natural que favorece..
Multiplicação do bonsai carpinus betulus por sementeira:
Um grama de sementes contém cerca de dez sementes e a taxa de sucesso é de mais ou menos trinta por cento, respeitando alguns procedimentos como a estratificação quente de vinte a vinte e cinco graus durante dois meses, mais estratificação fria de três a cinco graus durante noventa a cento e vinte dias e semear na primavera quando a temperatura começa a aquecer.
Ler artigo original sobre a sementeira do bonsai.
2 - O carpinus coreano:
É originário das vastas regiões da Ásia e pode viver nalgumas zonas até mil metros de altitude.
No seu estado selvagem o carpinus coreano pode atingir vinte metros de altura e viver até duzentos anos.
Folha caduca verde vivo, de forma oval, alternada com os bordos dentados, ficando verde mais escuro a amarelo dourado no outono. As nuances de cor da folhagem do bonsai carpinus coreano ao longo das estações conferem-lhe uma beleza inigualável.
A madeira é dura, casca cinzento escuro ficando mais clara com a idade.
Os troncos mais antigos ficam cobertos de estrias mais escuras que vão da base até ao topo da árvore. O carpinus coreano tem folhas mais pequenas e arredondadas, brotos ligeiramente mais finos e mais curtos do que o carpinus betulus.
Reage bem à poda produzindo novos brotos à volta da zona podada, mas o bonsai carpinus coreano não é muito fácil de aramar por causa dos seus ramos serem muito frágeis e quebradiços.
Caso se decida aramar é aconselhável, primeiro, proteger os ramos com ráfia antes de colocar o arame que deve ser de alumínio anodizado, tarefa que não é nada facilitada por causa dos ramos muitos finos e devido à sua estrutura geral muito compacta. E depois ir vigiando com regularidade ao longo do tempo para que o arame não marca a casca, que é particularmente sensível.
Podemos aramar o bonsai carpinus coreano da primavera até ao outono.
Ler artigo original sobre como aramar o bonsai.
Como o carpinus betulus, o carpinus coreano é um bonsai de exterior que aguenta até cinco graus negativos sem problema.
Abaixo disso é aconselhável protegê-lo com turfa ou palha ou um material isolante, ou melhor ainda, recolhê-lo num local longe das geadas.
Multiplicação do bonsai carpinus coreano por sementeira:
A taxa de sucesso não ultrapassa os dez por cento em situação perfeita.Estratificação quente a dezoito graus durante sessenta dias, mais estratificação fria a quatro graus durante noventa dias e sementeira direta na primavera com temperatura mais quente.
A sementeira é a parte mais difícil na obtenção de um bonsai desde o início, mas é o que dá melhores resultados em relação ao nebari.
Ler artigo original sobre o nebari do bonsai.
A poda do bonsai carpinus:
Consiste numa poda regular de manutenção, o carpinus cicatriza facilmente e brota rapidamente após a poda. Podemos proceder à pinçagem com as unhas ou com uma tesoura fina quando o novo ramo tiver seis folhas novas, deixando apenas as duas primeiras folhas.
A poda de estruturação deverá ser feita no fim do inverno com a seiva parada.
NOTA:
- Cuidado para não podar em demasia na parte mais baixa, pode levar muito tempo a reestruturar e a reequilibrar o projeto do seu bonsai.
- Às vezes é necessário cortar o ápice para reduzir o crescimento.
O transplante do bonsai carpinus:
A cada três a quatro anos dependendo se se trata do carpinus betulus, que cresce mais rápido, ou do carpinus coreano que cresce mais lentamente. Transplante num substrato de boa qualidade e principalmente muito drenante, uma mistura de akadama hard quality com pomice será perfeito, o carpinus gosta de um solo ligeiramente ácido, por isso podemos acrescentar um pouco de kanuma na mistura.
A melhor altura para realizar o transplante do bonsai carpinus betulus ou carpinus coreano é no fim do ano, quando as árvores de folha caduca já estão desprovidas das mesmas, ou seja, com seiva parada, e até fim de fevereiro, de preferência antes de começar a nova brotação. Caso já tenha iniciado a novo brotação do ano, isso significa que novas raízes já estão a aparecerem no sistema radicular e neste caso, ao praticar o transplante seriamos obrigados a cortá-las no momento mais sensível para a nossa árvore.
NOTA:
- É muito importante sublinhar que na maioria das vezes o bonsai morre a seguir ao transplante por negligência na fase do envasamento, repetimos constantemente que é crucial preencher bem todos os espaços com o substrato dentro das raízes com um pau fino, mas arredondado na ponta, para evitar a presença de bolsas de ar, principal causa de ressecamente das raízes causando a morte das mesmas e por conseguinte a morte dos ramos correspondentes e possivelmente a morte do bonsai. Por isso e afim de evitar esse problema, temos que passar o tempo necessário, sem pressas, para que o substrato entre bem no sistema radicular, a vida do bonsai depende do nosso desempenho.
Ler artigo original sobre o transplante do bonsai.
Relembramos que a akadama regular quality só pode ser utilizada para transplantes anuais ou bianuais, porque se desfaz muito mais rapidamente, ao contrário da akadama hard quality que é cozida várias vezes conservando as suas qualidades pelo menos três a quatro anos. Hoje em dia existem outros substratos como a pómice que podemos misturar com akadama hard quality afim de reduzir o preço de cada transplante sem afetar a qualidade do trabalho, pelo contrário, a ação da pómice irá ajudar no arejamento do substrato e ao mesmo tempo prolongar o prazo do transplante.
Ler artigo sobre o substrato para bonsai.
É também um bonsai que gosta de matéria orgânica e assim é preferível adubar com biogold todo o ano, exceto durante o mês de outubro para descanso.
Adubar o ano inteiro com o adubo orgânico biogold o bonsai carpinus coreano é uma excelente decisão, já que não é uma árvore que cresce muito, é o adubo particularmente indicado para o seu crescimento reduzido, traz todo os nutrientes e micronutrientes necessários sem nunca provocar excesso nem queimaduras nas raízes. Seja sob forma sólida ou líquida é o adubo com melhores vantagens e com a máxima segurança para os nossos bonsais.
Ler artigo original sobre o adubo orgânico biogold para bonsai.
A poda do bonsai carpinus betulus e coreano
A poda de estruturação efetua-se com seiva parada, ou seja, a partir do fim do ano até fim de fevereiro. É a poda que define a silhueta geral do bonsai, seguindo fidedignamente o desenho que realizamos no início do nosso projeto. Sem um plano inicial e a longo prazo, será muito difícil conseguir um resultado que nos agrade. É a poda que realizamos com ferramenta adequada como a podadora côncava reta que é uma podadora de ponta angular desenvolvida para a retirada de galhos grossos e também utilizada na retirada de ramos situados entre as bifurcações no bonsai. A principal vantagem desta podadora é que permite disfarçar o corte.
Durante o resto do ano, mas sobretudo na primavera, época de maior crescimento, temos que praticar a poda de manutenção que consiste em cortar, por norma, as quatros últimas folhas quando o ramo tiver seis folhas novas. Esta operação realiza-se com a ajuda de uma tesoura fina, é a tesoura que, por ser alongada, permite cortar os rebentos que ficam escondidos dentro dos ramos, facilitando o acesso dentro da copa do bonsai sem danificar os ramos.
NOTA:
- Seja na poda de estruturação ou na poda de manutenção, temos que ter sempre a atenção de cortar logo a seguir a um broto que irá crescer para o lado exterior do galho e não para o interior, porquê? Para evitar o cruzamento desnecessário dos ramos que obrigaria mais tarde a uma intervenção drástica.
O bonsai carpinus adapta-se a muitos estilos, exceto tamanho pequeno como mame, sendo muito difícil reduzir o tamanho da folha.
Alguns exemplos de estilos para o carpinus:
- Kabudachi, multi troncos: todos os troncos crescem para fora de um único sistema de raízes, apresentando-se como uma única árvore.
- Moyogi, ereto informal: o tronco apresenta várias curvas que começam na base e diminuem até ao seu ápice.
- Yose-Ue, estilo que faz lembrar uma floresta.
- Shakan, com inclinação do tronco de pelo menos trinta graus para um dos lados da árvore.
É particularmente indicado no estilo floresta, devido ao seu crescimento muito reduzido, é relativamente fácil mantê-lo no estilo Yose-Ue, a árvore em si não cresce muito em altura enquanto que o nebari sim, desenvolve-se, o que é muito bom no nosso trabalho.
Ler artigo sobre os estilos de bonsais.
Lembramos igualmente que devemos, durante todo o processo de crescimento, proceder ao arejamento da parte superficial do torrão para permitir ao solo respirar e favorecer a troca de gases entre o solo e o ar, poupando assim a água da rega.
NOTA:
- A madeira do carpinus é uma madeira dura, antigamente era utilizada principalmente para o fabrico de rodas para carros de bois.
O bonsai carpinus coreano merece sem dúvida o seu lugar numa coleção de bonsais.
É um bonsai de excelência, graças às suas particularidades específicas e sendo um bonsai de folha caduca, com a sua ramificação deslumbrante, superfina e delicada, a sua folhagem esplêndida no outono e inverno, a facilidade de conseguir um maravilhoso nebari visto o seu sistema radicular ser superficial.
Merece sem dúvida o seu lugar numa coleção.
Comprar agora bonsai carpinus.
iberbonsai
Cultiva a Paz, Crie a Arte.