IBERBONSAI.pt ::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
bonsai serissa phoetida

 

                      bonsai-iberbonsai-serissa-phoetida-

Serissa Phoetida bonsai


 

O bonsai serissa phoetida é originário da China e deve o seu nome ao cheiro nauseabundo que emerge quando tocamos e friccionamos as folhas ou durante a poda.

A família serissa é enorme e é composta por quatro a cinco milhares de espécies.

Além da serissa japonica e a serissa de Shangai, o bonsai mais frequentemente utilizado é a serissa phoetida, todas possuem uma variante variegata com folha branca e flores brancas ou  rosa, simples ou dobrada.

 

Características do bonsai serissa phoetida:

 

Bonsai de folha oval e perene, verde escuro e muito fina, com espectacular e abundante profusão de pequenas flores brancas em forma de estrela, daí o seu nome popular de bonsai de mil estrelas, duas a três vezes por ano, em forma de funil,. O bonsai serissa phoetida tem a particularidade de, com o tempo, apresentar um tronco rugoso e acinzentado tornando-se mais claro com a idade.

 

Por isso é muito apreciado em bonsai, pois aparenta ser um bonsai com muito mais idade do que tem na realidade.

 

È um bonsai de interior, mas em Portugal é relativamente fácil mantê-lo quase o ano todo no exterior, contudo não é um bonsai de fácil manutenção e é muito sensível às alterações de temperatura, de rega ou localização. É por isso imperativo evitar as mudanças repentinas tanto de localização como de temperatura, quanto mais estável as condições ambientais, melhor para o bonsai serissa phoetida.

Um bonsai serissa phoetida, quando de boa saúde, pode florescer praticamente o ano todo, em mais abundância da primavera até final do outono. A flor nasce no terminal do ramo, permanece cerca de vinte e quatro horas e a seguir cai, mas estão sempre a nascer flores novas.

O bonsai serissa phoetida sendo de origem tropical ou subtropical, necessita de muita luminosidade e humidade, seja dentro de casa ou no exterior, mas em qualquer dos casos convém evitar os correntes de ar, factor fatal para a serissa.

O bonsai de interior precisa de muita luz, (junto de uma janela), mas não gosta de sol directo. Virar o bonsai serissa phoetida periodicamente para assegurar um crescimento regular da rama e afastá-lo dos pontos fortes de calor, evitar os excessos de  temperatura e as correntes de ar.

 

 

A seguir enumeramos algumas dicas sobre o excesso ou a falta de água no bonsai serissa phoetida:   

 

 

Pouca Água:  Queda das flores. Folhas amarelas com  os bordos secos e castanhos. Folhas moles, crescimento nulo.

Muita Água:  Flores meladas. Folhas amarelas com pontas castanhas. Folhas moles apodrecidas de cor muito escura. Substrato melado.        

Nota: para a seiva elaborada, que flui de cima para baixo, a força da gravidade é o principal condutor. A transpiração foliar é um mecanismo essencial que permite manter o equilíbrio hídrico assim como a regulação da temperatura do bonsai. Somente 10 a 15% da água absorvida do solo pelas raízes vai servir a fotossíntese.

 

Ao nível do bonsai, a transpiração depende da superfície de evaporação ou seja a quantidade e o volume de folhas assim como da própria constituição da folha (fina ou grossa), do clima local, da humidade, do sol, do ar, da temperatura, da luz e outras características que devemos ter em conta.

 

Aviso: O ponto de murcha, determina o teor mínimo de água no solo abaixo do qual o bonsai não pode superar a tensão capilar da água. É quando as pontas dos ramos começam a flexionar, é o momento onde devemos regar abundantemente para salvar o bonsai.

Perigo: O ponto de murcha permanente, representa o teor de água no solo para o qual as folhas do bonsai começam a secar definitivamente e nessa situação poderá já ser tarde regar, neste caso não foram apenas as folhas que desidrataram mas também os ramos e o bonsai acaba por morrer.

Relembramos também que é importante não esquecer de regar o bonsai serissa phoetida mesmo numa situação de repouso (inverno). Os dias mais curtos e as noites mais frias fazem, de maneira natural, com que a circulação da seiva vá diminuindo lentamente de intensidade. Mas o bonsai necessita de uma certa taxa de humidade para viver, vigiar com regularidade se o torrão está suficientemente húmido.

 

 

Dicas e especificidades do bonsai serissa phoetida:

 

 

Eliminar os brotos na base do tronco para não enfraquecer o bonsai e com uma escova retirar o musgo que nasce nas raízes na base do tronco, caso contrário pode provocar o apodrecimento da casca e gerar a morte do bonsai serissa. 

Estilos mais apropriados para o bonsai serissa phoetida:

Chokkan:

Fukinagashi:

Han Kengai:

Hokidashi:

 

Ikadabuki:

 

Ishitsuki:

 

Kengai:

 

Sekijoju:

 

Shakan:

 

Sokan:

 

Yose-Ue:

 

Leia mais sobre o glossário do bonsai.

 

A arte do bonsai é a réplica em miniatura duma árvore na natureza, o bonsai é perfeito, traz natureza, paz, felicidade e harmonia.        

 

O bonsai serissa phoetida ou bonsai das mil estrelas.

 

O bonsai é o motivo perfeito para quem passa muito tempo em casa e não sabe como ocupar o tempo, é o hobby perfeito.

De mãos dadas com a natureza, descubra como o bonsai é um passatempo interessante e muito saudável que ajuda a manter o espírito e a mente sã e uma vida equilibrada. 

 

O bonsai é Felicidade, o bonsai é a relação do ser humano com a Natureza. É uma obra de arte milenar, sagrada e propicia a meditação, é uma terapia que em muitos casos pode ajudar as pessoas a ultrapassarem os seus problemas.

Partilhe a nossa paixão....





 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2021

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1 UA-144250790-1