IBERBONSAI.pt

::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
iberbonsai-zelcova-serrata-

 

 

Zelkova serrata em bonsai

 

Também chamada zelkova do Japão

 

Muitas vezes confundida com o ulmus, a zelkova tem semelhanças com o vulgarmente conhecido ulmeiro chinês com folha duplamente dentada enquanto a zelkova tem folha simplesmente dentada, ovalada e pontiaguda.

 

O bonsai zelkova serrata aguenta temperaturas negativas até 10ºC abaixo de zero,

 mas claro convém proteger o torrão com palha ou turfa.

 

Existem vários tipos de zelkova:

zelkova parvifolia com folhas  alternas, simples, ovaladas e com dentes cerrados.    

É um bonsai de dupla localização.

               

zelkova pumila com folhas muito mais alongadas e com dentes  simples.

É um bonsai de exterior

 

Zelkova serrata, do latim "serratus" = serrilhado devido a sua folhagem com “dentes”.

Originário do Japão, Coreia e China, é a espécie mais utilizada em bonsai, na natureza pode alcançar mais de vinte metros de altura.

Originalidade do bonsai zelkova serrata é a sua casca lisa castanho acinzentado escuro e maculada de lenticelas de cor castanha, rosa ou alaranjada. Folhas serrilhadas, ovaladas e com terminação pontiaguda. De cor verde escuro na parte superior e verde claro na parte inferior mudando a amarelo,laranja e castanho no outono. 

Frequentemente encontrado em bonsais é a variedade “Nire” cuja diferença está na  sua casca mais grossa e gretada e a sua folhagem amarela no outono.

Multiplicação por sementeira:

Uma grama contem cerca de cinquenta sementes e a taxa de sucesso é de +/- 50%.

O primeiro passo consiste em deixar as sementes na água durante várias horas. A seguir estratificação fria a 3º/5º C durante dois a três meses e no fim realizar a sementeira na primavera.

A Estratificação consiste em guardar as sementes num meio específico, num local quente ou frio dependendo das espécies. A Estratificação a frio ajuda a semente a sair do período de “dormência” fragilizando o caroço, que fica mais quebradiço.

Na prática, a estratificação consiste em colocar as sementes numa mistura de areia com turfa fina (50/50), ligeiramente humidificada mais ou menos 12-15%.

 É recomendável peneirar a mistura, tanto a areia como a turfa fina, antes de colocar as sementes, será assim mais fácil recuperar as sementes no fim da estratificação.

Uma vez as sementes de bonsais colocadas na mistura areia/turfa, juntar tudo num saco plástico, esvaziar o ar e selar hermeticamente.

Colocar o saco plástico num local a 3/5ºC para uma estratificação fria.

Realização da sementeira do bonsai: em primeiro lugar, preparar um substrato composto por 1/3 de areia fina (de preferência lavada) e 2/3 de substrato à base de folhas (tipo turfa mas muito fino). 

Segundo, encher os recipientes ou vasos, pisar ligeiramente com um pau ou uma tábua e repartir as sementes no substrato.

 Cobrir as sementes com o mesmo substrato e colocar os recipientes ou vasos a 20/24ºC (à luz) durante o dia e 14/15ºC durante a noite.

Podemos cobrir com um filme plástico transparente para manter a temperatura e higrometria.

 Nunca cobrir uma semente com substrato com mais  que uma vez a sua espessura.

A poda da zelkova serrata realiza-se na primavera e é indispensável para se conseguir um bonsai com uma boa estrutura, a zelkova por norma cresce de maneira desproporcionada e costuma produzir uma multitude de rebentos logo a seguir ao corte de um ramo mais grosso. A poda consiste em deixar crescer até três a quatro folhas e depois reduzir a uma ou duas folhas. O bonsai zelkova serrata aguenta com alguma facilidade uma desfolhação no início do verão.

Porquê podar o bonsai?

 

O bonsai é uma planta natural e mesmo que esteja limitado num pequeno vaso irá sempre crescer e desenvolver-se, é um fenómeno natural. A mesma planta cultivada na terra irá crescer em altura e poderá atingir um porte exceptional. 

No espírito do bonsai, temos que manter a planta numa escala reduzida para imitar um exemplar na natureza. A poda faz parte do processo de miniaturização da planta em conjunto com o reduzido espaço deixado no vaso.

Existem dois tipos de poda:

 

A poda de estruturação consiste em definir as bases gerais do tronco e dos ramos principais, elementos decisivos para transmitir a percepção que o autor quer dar ao seu bonsai: força, elegância, ligeireza, movimento… poda que também pode ser realizada ao mesmo tempo que o transplante e assim aproveitar para conseguir o equilíbrio entre a parte aérea e a parte radicular.  

 

A poda de manutenção, mais leve que a poda de estruturação que equivale em cortar os ramos novos, regra geral quando o bonsai tiver seis folhas novas deixar apenas as duas primeiras. A principal característica da poda de manutenção é de manter o aspecto visual do bonsai, conforme foi definido pela poda de estruturação.

Nunca se deve podar uma árvore debilitada.

Em princípio o transplante deverá ser feito a cada 3 /4 anos, o torrão deve ter uma camada de raízes a sua volta, se não tiver pode não ser o momento certo para o transplante e terá que esperar mais um ano.




 

 

Transplante do bonsai zelkova serrata deverá ser feito de três em três anos com akadama hard quallity.

O transplante do bonsai tem como finalidade a renovação do substrato que ficou mais fraco, o corte de raízes muito compridas para provocar a ramificação de raízes mais finas junto ao tronco e também dar mais espaço ao torrão.

 Podemos aproveitar também para corrigir a posição do bonsai no vaso.

Ler mais sobre o transplante do bonsai.

O bonsai zelkova serrata é um bonsai de exterior, com localização numa varanda, terraço, pátio… Num ambiente com muita luz.

O bonsai de exterior pode apanhar o sol da manhã ou no fim da tarde, mas nunca durante o dia, principalmente no verão, ou prever uma rede de sombra nas horas de maior calor.

No inverno, ter cuidado com as geadas. Abrigar o bonsai num local menos frio.

A rega do bonsai de exterior:

A rega do bonsai de exterior efectua-se da mesma forma que as outras plantas do jardim.

Regar de manhã (aconselhado para evitar doenças) ou no fim do dia.

Regar sempre com um regador de ralo fino ou com um chuveiro de jardim igualmente de ralo fino.

Durante o verão poderá ser necessário regar duas vezes ao dia.

Durante o inverno é recomendado vigiar a humidade da terra do bonsai de exterior e regar se necessário.

Ler mais sobre como cuidar do bonsai de exterior.

O estilo preferencial do bonsai zelkova serrata devido a sua fina ramificação é Hokidashi:

Estilo de Bonsai em forma de vassoura. Os galhos seguem em todas as direções formando e  abrindo-se como um leque.

Saiba mais sobre o glossário e estilos do bonsai.

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1