IBERBONSAI.pt

::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
iberbonsai-bonsai-shohin-

 

Carpinus Coreano 45 anos com 20 cm de altura - iberbonsai

 

 

o bonsai Shohin e Mame.

 

(Shohin significa pequena coisa)

 

 

 O Mame é o bonsai mais pequeno que podemos alguma vez imaginar a seguir ao shohin, com menos de 10 cm de altura, exige um cuidado quase permanente da parte do seu proprietário, sobretudo no verão quando o calor aperta.

 

É a excepção que só alguns perfeccionistas são capazes de alcançar.

 

O bonsai shohin é o bonsai mais pequeno  a seguir ao Mame.

 

O tamanho máximo é de 20 cm de altura, desde o bordo do vaso até ao topo da árvore ou do ramo mais comprido, (o Jin também conta na medida) excepcionalmente poderá chegar aos 23/25 cm dependentemente do estilo.

 O mais importante é o equilíbrio geral da árvore.

De facto, só a altura não chega, um bonsai com 20 cm de altura e 50 cm de largura por exemplo, fica muito pesado e volumoso, desproporcionado e sem graça nenhuma, nunca entrará na categoria Shohin.

Caso contrário, um bonsai com 30 cm de altura mas erecto, com pouca densidade foliar e parecido com uma árvore na natureza poderá excepcionalmente entrar na categoria Shohin.

 Considera-se que o bonsai shohin deverá caber na palma da mão e deve ter na sua expressão uma coisa minúscula, delicada e graciosa.

 

O mais importante no bonsai shohin é a percepção perfeita de uma árvore adulta e minúscula.

  

O Shohin pode ser feito em todos os estilos e formas, tal e qual os grandes bonsais, mas respeitando as proporções e aplicando uma escala reduzida. Necessita de um grau de precisão muito elevado do artista, sem falar da paciência, para conseguir dar forma a ramos minúsculos e realizar madeira morta por exemplo, a fim de conseguir uma peça artística de grande harmonia.

Temos que respeitar o equilíbrio e tentar representar ao máximo o aspecto natural da árvore.

O Bonsai Shohin exige do artista um esforço muito maior.

Até existe um substrato perfeito para o envasamento de bonsai Mame ou Shohin, chama-se akadama hard quality shohin "SS" com grão de 0 a 2 mm e com grau de dureza igual a akadama de grão maior. É uma argila japonesa de origem vulcânica, composta por grãos reconstituídos e sem nutrientes. Primeiro a argila é esmagada, cozida e após tratamento e secagem, tem uma estrutura homogênea.

Com PH neutro de 6,5 a 6,9. É insubstituível.

O transplante do bonsai tem como finalidade a renovação do substrato que ficou mais fraco, o corte de raízes muito compridas para provocar a ramificação de raízes mais finas junto ao tronco e também dar mais espaço ao torrão.

Um bom substrato deve reter a humidade necessária e deve garantir a circulação do ar.

As principais qualidades encontram-se na drenagem e no arejamento (fatores primordiais para a criação de raízes finas), na capacidade de retenção da água e dos nutrientes. 

Akadama hard quality “shohin” é o substrato ideal para o cultivo do bonsai shohin e bonsai mame.

Um bom substrato é aquele que absorve a água por capilaridade (como uma pedra de açúcar) e que consegue retê-la sem por isso ficar empapado, libertando o excesso que podia provocar a asfixia das raízes.

Ao regar, o bom substrato deve apenas reter a quantidade de água que o grão pode absorver, deixando evacuar o resto pelos furos do vaso.

Um bom substrato não deve ser nutritivo, quer isso dizer que não pode conter nutrientes, assim será mais fácil controlar a adubação.

 

É recomendável utilizar o biogold para conseguir uma boa fertilização do bonsai shohin e bonsai mame, é seguro por ser natural e orgânico e não corre o risco de queimar as raízes.

O adubo orgânico biogold original tem uma combinação equilibrada de nutrientes, vitaminas e minerais que fornece tudo o que o bonsai shohin precisa para um crescimento saudável e vigoroso.

O Biogold Original é fabricado por fermentação lenta e um criterioso processo bacteriológico. Contém uma gama completa de nutrientes e micronutrientes que incluem cálcio, magnésio, vitaminas naturais e outros minerais, o que melhor significativamente o crescimento do bonsai.

 100% de ingredientes orgânicos naturais ajudam a torná-lo mais amável para o meio ambiente, não tóxico e inofensivo para animais de estimação.

 

 

Na arte tradicional japonesa, o bonsai shohin que, relembramos, 

pode ser colocada na palma da mão, é uma árvore ou grupo de várias árvores em vaso quase minúsculos cujo objectivo é a representação característica de uma cena única na natureza.

Só com manutenção, cuidados minuciosos e regulares o artista pode dar expressão e sentido a uma obra natural símbolo de harmonia e equilíbrio que podemos chamar de perfeição. 

Por informação, existem cerca de sessenta clubes autorizados de bonsai shohin no Japão.

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1