IBERBONSAI.pt ::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
iberbonsai vasos para bonsais

 

 

 

Vasos para bonsais

 

 

É da máxima importância a escolha do vaso para o bonsai, em regra geral o vaso deve dar relevo ao bonsai e não vice-versa. Mesmo que não seja para exposição, é fundamental escolher o vaso certo para apresentar o bonsai e dar-lhe o valor merecido. O vaso bonsai faz parte da obra sem ser o elemento principal.

 

O que é um vaso para bonsai ?

 

É um vaso em argila/grés com o fundo achatado para não deixar acumular a água que poderia provocar o apodrecimento das raízes.

O vaso para bonsai tem de ter furos suficientes para permitir a evacuação da água da rega e furos mais pequenos para deixar passar o arame de alumínio ou de cobre, indispensável para prender o bonsai ao vaso.

Na hora de escolher o vaso temos que evitar os vasos com rebordos no interior e que dificultam o transplante, podemos ser obrigados a partir o vaso no momento do novo transplante.

Na iberbonsai temos vasos com e sem esmalte, rectangulares, redondos, ovais, lajes e muitos outros com feitios e formas diferentes, feitos à mão ou de forma industrial.

Algumas dicas para o ajudar a escolher um vaso para o bonsai.

Um vaso bonsai rectangular será particularmente adaptado ás árvores fortes e corpulentas com ramos bem definidos e vigorosos patamares vegetativos.

Um vaso bonsai oval faz mais lembrar um lado feminino, com delicadeza e consequentemente será reservado a árvores com uma certa elegância como por exemplo os bonsais de folha caduca.

Um vaso bonsai redondo em princípio pode adaptar-se a qualquer tipo de bonsai, mas fica preferencialmente melhor nos bonsai pinus.


Como já vimos num artigo anterior, o transplante do bonsai é uma necessidade a cada dois a três anos. O transplante do bonsai tem como finalidade a renovação do substrato que ficou mais fraco, o corte de raízes muito compridas e assim provocar a ramificação de raízes mais finas junto ao tronco e também dar mais espaço ao torrão.

Será o momento ideal para corrigir a posição do bonsai no vaso.

Quando transplantamos nunca mudamos para um vaso muito maior, por norma acrescentamos somente mais 5 cm à medida do vaso antigo.

Cuidado com o substrato. A escolha certa do substrato é garantia da boa saúde do bonsai.

Um bom substrato deve reter a humidade necessária e deve garantir a circulação do ar.

 

 

Saiba mais sobre o transplante do bonsai e a "fertilização do bonsai”.

Existem milhares e milhares de vasos de todos os tamanhos e feitios, esmaltados e sem esmalte e com tonalidades variadas. Regra geral, os vasos para bonsais mais bonitos provém do Japão, mas são também os mais caros, a cerâmica japonesa é muito elegante e de grande qualidade.

Da China temos a grande maioria dos vasos para bonsais vendidos na europa, a qualidade varia conforme o preço que, de uma maneira geral, são bastante acessíveis.

Os vasos chineses antigos, muito raros, têm um grande valor. 

Outros pais como Taiwan, Coreia, Este da Europa, Espanha, França … também começaram a fabricar vasos para bonsais.

 

Como escolher um vaso para o bonsai:

O primeiro passo na escolha do vaso reside na proporcionalidade da árvore no seu vaso.

Se o vaso for grande demais, o bonsai pode parecer mais fraco, reduzido e o bonsai cresce em demasia. Um vaso pequeno demais dá relevo a mais ao bonsai, perdendo assim o equilíbrio procurado e dificulta o cultivo.

 

A seguir temos que ponderar alguns aspectos importantes na estética, se o tronco é recto ou não, a natureza da árvore, a espécie. Uma boa escolha pode ajudar a evidenciar um contraste e valorizar uma característica para obter o equilíbrio perfeito do conjunto.

 

Enfim, o último passo e também o mais importante a ter em conta na hora de escolher o vaso para o bonsai é a cor. Por isso é muito importante escolher a coloração que irá realçar o bonsai. Existem inúmeras cores e tonalidades.

A cor é o meio de comunicação entre a  harmonia e o equilíbrio.

Utilizamos os vasos de cor para bonsais de flores e frutos, para contrastar e destacar a flor ou o fruto, ou para árvores de folha caduca coloridas, com tons vermelhos laranjas ou amarelos. Neste caso o vaso ajuda a realçar as cores das folhas, flores ou frutos. 

Também é muito importante o estilo da árvore, os bonsais de forma arredondada ficam bem em vasos ovais e os bonsais de forma erecta nos vasos rectangulares. Os vasos redondos (tambores) são mais indicados para os pinus.

 

 

 

Leia também sobre a rega do bonsai.

 

A partir do mês de Outubro aplicar um adubo sólido orgânico (p.ex. Biogold).

Este adubo vai decompor-se durante o inverno e só a partir de Fevereiro voltar a aplicar um adubo líquido.

A poda do bonsai: 

A poda do bonsai de interior: podar quando os novos ramos tiverem 5 a 6 folhas novas deixando apenas 2 folhas.

A poda de formação efectua-se em Dezembro/Janeiro. Utilizar sempre ferramentas próprias.

A poda do bonsai de exterior: como nos bonsais de interior, os novos rebentos serão cortados quando tiverem 5 a 6 folhas novas, deixando apenas 2 folhas.

A poda de formação efectua-se em Dezembro/Janeiro. Utilizar sempre ferramenta adequada.

Nos Pinus, quando as velas atingirem 6/8 cm de comprimento, deixar apenas uma vela (a melhor direccionada esteticamente). A seguir cortar com os dedos metade da vela.

A boa escolha dos vasos para bonsais é meio caminho andado para o sucesso.

 

O vaso é um elemento valioso dando grandeza e esplendor a árvore sem subtrair nenhuma atenção dela.

Em resumo, depende da sensibilidade de cada um em observar e admirar o bonsai como uma obra de arte, para poder escolher o vaso certo e conseguir o resultado pretendido com êxito. O bonsai é uma arte baseada no conhecimento técnico e sobretudo no bom senso, pois cada planta e cada exemplar reflete uma expressão pessoal do seu autor.

Na iberbonsai, facilitamos essa tarefa, cada um pode trazer o seu bonsai e apresentá-lo num ou vários vasos para poder apreciar e selecionar o vaso perfeito.

 

O bonsai convida à contemplação, à tranquilidade de espírito.

Partilhe a nossa paixão...

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2021

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1 UA-144250790-1