IBERBONSAI.pt

::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
iberbonsai-o-pinus-thunbergii-

pinus thunbergii nº 22096 - iberbonsai

 

o bonsai pinus thunbergii - pinus nigra -

É um símbolo do bonsai japonês!

 

Origem:

O pinus thunbergii é originário do Japão e Coreia e deve o seu nome ao Botanista Sueco Carl Peter Thunberg.

Apresenta um tronco acinzentado ou cor-de-rosa purpúreo escuro fortemente rachado. de cor negra nos exemplares mais velhos e casca muito grossa tipo “cortiça” no cultivar pinus thunbergii corticosa.

O bonsai pinus thunbergii é mais conhecido por pinus negro ou pinus nigra.

 

Características:

 Com agulhas de 7 a 15 cm, rígidas, pontiagudas e sempre aos pares, o Pinus Thunbergii tal como os outros Pinus é uma conífera, um bonsai de exterior, gosta de uma localização ao sol e tem um crescimento muito vigoroso.

De desenvolvimento rápido e de fácil cultivo, mas com agulhas que podem alcançar mais de 10 cm de comprimento, muito grossas e fortes, de cor verde escuro e agrupadas em pares que felizmente conseguimos reduzir no tempo com pinçagem regular.

 

As pequenas flores que aparecem na primavera nos brotos novos são de cor amarelo e vermelho.

 

É importante respeitar as estações do ano, o pinus deverá “sofrer” os rigores do inverno para poder despertar na primavera, caso contrário e com clima mais ameno e sem um período de frio, poderá brotar mais cedo provocando danos e enfraquecer  o bonsai.

 

saiba mais sobre o calendário do bonsai >

 

Não é aconselhável alterar a localização do pinus thunbergii “corticosa” de sítio, uma vez encontrada a localização desejada, apenas deverá ser virado de vez em quando para conseguir que a cortiça seja mais rugosa e uniforme, do lado onde bate mais sol.

 

A poda do bonsai pinus thunbergii:

Para a poda do pinus thunbergii a época mais indicada é na primavera, cortando de 30 a 70% do comprimento das velas, só assim se conseguirá exemplares mais densos e com agulhas reduzidas. Caso apareçam “velas” muito compridas é recomendado eliminá-las por completo da base do ramo, de maneira a provocar uma segunda rebentação, com velas mais pequenas.

No verão eliminar a totalidade das velas centrais maiores e reduzir a metade as velas da segunda rebentação da primavera.

 

A poda permite manter a forma desejada do pinus thunbergii e com a pinçagem consegue-se a ramificação e densidade.

É possível remover a cada dois anos a totalidade das velas na primavera, antes que endureçam, para reduzir o vigor do crescimento.

Convêm também retirar as agulhas muito compridas.



 

 

 

pinus thunbergii nº 22991 - iberbonsai

 

Dicas:

Em Outubro pode-se cortar as agulhas, deixando apenas alguns centímetros, ajuda a reduzir o comprimento final e não se nota a o corte nas pontas.

Na primavera tirar mais de metade das velas (pinçagem), antes de endurecerem, com a ponta dos dedos e não com uma tesoura para não se notar o corte.

No outono tirar todos os gomos (botões) terminais de todos os ramos.

pinus thunbergii nº 2216 - iberbonsai

 

Fertilização:

Em Novembro aplicar um adubo orgânico (Biogold) em grande quantidade.

Os ingredientes totalmente orgânicos libertam os nutrientes lentamente, por isso há pouco risco de queimar as raízes.

O adubo orgânico biogold original tem uma combinação equilibrada de nutrientes,  vitaminas e minerais que fornece tudo o que o bonsai necessita para um crescimento saudável e vigoroso.

Ler mais sobre a fertilização do bonsai >

 

Aramação

Colocar o arame nos Pinus no outono e inverno.

A colocação do arame tem uma importância fundamental na estética  do bonsai.

 

É a operação que permite orientar e dirigir os ramos, processo determinante na estilização que pretendemos dar ao nosso bonsai, dando a harmonia e mais especificamente o estilo desejado.

 

Cuidado com o arame na primavera durante o crescimento, é importante vigiar os ramos e remover para voltar a colocar o arame se necessário para não ferir a casca do Pinus thunbergii.

 

Saiba mais sobre aramação de bonsai >


 

Substrato: plantas jovens 50% Akadama Hard Quality e 50% Kiryuzuna, Exemplares: 100% Kiryuzuna.

 

O bonsai pinus thunbergii é um bonsai de referência numa colecção,

Será uma das espécies mais conhecida quando falamos de “bonsai” e é sobretudo muito apreciado pelos aficionados e apaixonados desta arte, devido a sua beleza natural e longevidade.

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1