
Bonsai Pinus Thunbergii nº 22096 - iberbonsai
Bonsai Pinus Thunbergii ou pinus nigra
É um símbolo do bonsai japonês!
Origem:
O pinus thunbergii é originário do Japão e Coreia e deve o seu nome ao Botanista Sueco Carl Peter Thunberg.
Apresenta um tronco acinzentado ou cor-de-rosa purpúreo escuro fortemente rachado de cor negra nos exemplares mais velhos e casca muito grossa tipo “cortiça” no cultivar pinus thunbergii corticosa.
O bonsai Pinus Thunbergii é mais conhecido por pinus nigra.
Características:
Com agulhas de 7 a 15 cm, rígidas, pontiagudas e sempre aos pares, o Pinus Thunbergii tal como os outros Pinus é uma conífera, um bonsai de exterior, gosta de uma localização ao sol e tem um crescimento muito vigoroso.
De desenvolvimento rápido e de fácil cultivo, mas com agulhas que podem alcançar mais de 10 cm de comprimento, muito grossas e fortes, de cor verde escuro e agrupadas em pares que felizmente conseguimos reduzir no tempo com pinçagem regular.
As pequenas flores que aparecem na primavera nos brotos novos são de cor amarelo e vermelho.
É importante respeitar as estações do ano, o pinus deverá sofrer os rigores do inverno para poder despertar na primavera, caso contrário e com clima mais ameno e sem um período de frio, poderá brotar mais cedo provocando danos e enfraquecer o bonsai.
Saiba mais sobre o calendário do bonsai
Não é aconselhável alterar a localização do pinus thunbergii corticosa de sítio, uma vez encontrada a localização desejada, apenas deverá ser virado de vez em quando para conseguir que a cortiça seja mais rugosa e uniforme, do lado onde bate mais sol.
A poda do bonsai pinus thunbergii
Para a poda do pinus thunbergii a época mais indicada é na primavera, cortando de 30 a 70% do comprimento das velas, só assim se conseguirá exemplares mais densos e com agulhas reduzidas. Caso apareçam “velas” muito compridas é recomendado eliminá-las por completo da base do ramo, de maneira a provocar uma segunda rebentação, com velas mais pequenas.
No verão eliminar a totalidade das velas centrais maiores e reduzir a metade as velas da segunda rebentação da primavera.
A poda permite manter a forma desejada do pinus thunbergii e com a pinçagem consegue-se a ramificação e densidade.
É possível remover a cada dois anos a totalidade das velas na primavera, antes que endureçam, para reduzir o vigor do crescimento.
Convêm também retirar as agulhas muito compridas.

Pinus Thunbergii nº 22991 - iberbonsai
Dicas:
Em Outubro pode-se cortar as agulhas, deixando apenas alguns centímetros, ajuda a reduzir o comprimento final e não se nota o corte nas pontas.
Na primavera tirar mais de metade das velas (pinçagem), antes de endurecerem, com a ponta dos dedos e não com uma tesoura para não se notar o corte.
No outono tirar todos os gomos (botões) terminais de todos os ramos.

Pinus Thunbergii nº 2216 - iberbonsai
Fertilização:
Em Novembro aplicar um adubo orgânico (Biogold) em grande quantidade.
Os ingredientes totalmente orgânicos libertam os nutrientes lentamente, por isso há pouco risco de queimar as raízes.
O adubo orgânico biogold original tem uma combinação equilibrada de nutrientes, vitaminas e minerais que fornece tudo o que o bonsai necessita para um crescimento saudável e vigoroso.
Leia mais sobre a fertilização do bonsai
Aramação do bonsai.
Colocar o arame nos Pinus no outono e inverno. A colocação do arame tem uma importância fundamental na estética do bonsai.
É a operação que permite orientar e dirigir os ramos, processo determinante na estilização que pretendemos dar ao nosso bonsai, dando a harmonia e mais especificamente o estilo desejado.
Cuidado com o arame na primavera durante o crescimento, é importante vigiar os ramos e remover para voltar a colocar o arame se necessário para não ferir a casca do Pinus thunbergii.
Ler artigo original sobre a aramação do bonsai.
Substrato para o transplante do bonsai Pinus Thunbergii: plantas jovens 50% Akadama Hard Quality e 50% Kiryuzuna, pode também adicionar 20 a 30% de pomice e reduzir a kiryuzuna. Nos exemplares: 100% Kiryuzuna.
O bonsai pinus thunbergii é um bonsai de referência numa colecção.
Será uma das espécies mais conhecida quando falamos de bonsai e é sobretudo muito apreciado pelos aficionados e apaixonados desta arte, devido a sua beleza natural e longevidade.
📆 actualizado em 06-05-2022