
Bonsai Sageretia Theezans 6 anos -iberbonsai-
Bonsai Sageretia Theezans
A Sageretia Theezans ou ameixa de pássaro é nativa do sul da China. É um membro da família Rhamenaceas e no seu estado natural pode crescer de um a três metros de altura.
Na China, as folhas são utilizadas como substituto do chá.
A Sageretia Theezans é amplamente utilizada em bonsai devido às suas folhas pequenas e atraentes com uma cor acobreada na primavera.
Também chamada chá dos pobres, árvore de penas ou cerejeira chinesa, é uma árvore muito comum em bonsai.
Esta planta não tolera a falta de água e ao contrário do Ligustrum Sinensis ou do Ulmus Parvifolia que em caso de seca por falta de água, podemos simplesmente desfolhá-los para brotar novamente, a Sageretia Theezans mesmo que sejam retiradas as folhas, irremediavelmente acabará por morrer.
É um bonsai de folha perene, sempre verde no nosso clima até 3ºC negativos ou semi-perene abaixo de 3ºC negativos.
É um bonsai dito de interior, mas na nossa região pode viver no exterior se a temperatura não baixar dos 4-5ºC negativos, abaixo disso é conveniente abrigar o bonsai no interior.
Este bonsai tem uma folha de dois a quatro centímetros, a nova folha tem um ton vermelho acobreado, o que torna a sua atracção especial.

As folhas do bonsai Sageretia Theezans são alternadas e um pouco maiores do que as folhas do Ligustrum Sinensis, mas com uma poda cuidadosa e regular é possível reduzir o tamanho das folhas.
As flores são normalmente verde-branco, perfumadas e muito discretas, raramente aparecem no bonsai devido a podas sucessivas, dando a seguir origem a pequenas bagas de cor azul-púrpura a negras com cerca de três a quatro milímetros no final do Verão e início do Outono.
Os ramos têm casca muito fina e têm uma madeira vermelha acastanhada que descasca naturalmente ao longo do ano, muito semelhante ao plátano, deixando a base do tronco com tonalidades diferentes tornando este bonsai ainda mais especial.
Rega:
Regar o bonsai Sageretia Theezans quando a terra à superfície começar a secar, mas nunca deixe secar demasiado, a Sageretia Theezans não suporta a falta de água, causando a morte do bonsai.
Evitar também o excesso de água ou deixar água no prato quando o bonsai estiver no interior, uma vez que isso pode provocar o apodrecimento das raízes.
Ler artigo sobre Como regar o bonsai.
Poda:
A poda é feita ao longo de todo o ano assim que o novo ramo atinja mais de seis folhas novas, deixando apenas as duas primeiras.
A poda de estruturação é feita no Inverno quando a seiva está lenta ou mesmo parada.
Ler artigo sobre a poda de estruturação do bonsai.
Aramação:
Por norma, é muito raro aramar uma Sageretia Theezans, mas não é impossível e é aconselhável fazê-lo na Primavera quando a seiva está a subir.
A desfoliação é possível a partir de Julho, tendo o cuidado de cortar a folha com uma tesoura fina, mas deixando alguns milímetros de pecíolo de modo a não remover futuros gomos.
Transplante:
De três em três anos quando o torrão estiver coberto de raízes, utilizando sempre um substrato de muito boa qualidade.
Para tal, recomendamos sempre a utilização da Akadama hard Quality.
Ler artigo sobre o transplante do bonsai.
Um vaso castanho não vidrado é perfeito para realçar o brilho das folhas da Sageretia Theezans.
Saiba mais sobre como escolher o vaso para o seu bonsai.
Estilos:
Os estilos mais utilizados para formar a Sageretia Theezans em bonsai são:
Moyogi: erecto informal. O tronco tem várias curvas, começando na base e subindo até ao ápice.
Shakan: este é um estilo de bonsai com uma inclinação do tronco para um lado de pelo menos 30%.
Kengai: estilo de bonsai em cascata, fazendo lembrar uma árvore pendurada na superfície de uma montanha ou numa fenda de rocha. O tronco inclina-se para baixo do vaso e deve mergulhar.
Yose-Ue: estilo de bonsai que faz lembrar uma floresta, reunindo várias árvores mas sempre em números ímpares.
Ver artigo original sobre estilos de bonsai.
Multiplicação:
Possível por sementeira na Primavera, mas o método mais eficaz é por estacas no final de Agosto início de setembro, que consiste em cortar um ramo de 10 a 15 cm de comprimento e transplantá-lo para um substrato adequado, a fim de favorescer o nascimento de novas raízes.
Saiba mais sobre a estaquia do bonsai.
Comprar Sageretia Theezans