
Pinus Pentaphylla nº 21592 - iberbonsai
Bonsai pinus pentaphylla
Pinheiro branco japonês.
Pinheiro de cinco agulhas – é um bonsai de exterior.
Originário de Japão e de Corea
O pinus pentaphylla não é uma espécie.
É uma variedade da espécie Pinus parviflora que cresce nas ilhas japonesas a partir de 1.500 metros de altitude.

sementeira de pinus parviflora iberbonsai abril de 2022
De crescimento muito lento, gosta de sol mas necessita de alguma sombra no verão, particularmente entre o meio-dia e o fim da tarde.
Bonsai de grande longevidade e agulhas fáceis de reduzir com o tempo, de côr verde azulado.
De crescimento muito lento o Pinus Pentaphylla é um ícone numa colecção de bonsais.
Pinus com agulhas agrupadas por cinco (origem do nome Pinus de cinco agulhas), de comprimento variável e de um verde intenso mais ou menos azulado. De uma elegância extrema e de fácil estruturação com podas acertadas para formar patamares regulares.
Agulhas fáceis de reduzir também com o tempo.
Paciência é palavra de ordem quando falamos de Pinus Pentaphylla.
No bonsai consegue-se os sujeitos mais bonitos a partir de sementeira.
O Pinus Pentaphylla proveniente do Japão está enxertado sobre Pinus Thunbergii e é preciso ter muito cuidado na hora de escolher para encontrar um bonsai com o ponto de enxerto o mais baixo possível e sobretudo o mais discreto possível.
O tronco do Pinus Thumbergii, neste caso o porta-enxerto, apresenta sempre uma casca muito grossa e enrugada, ao contrário do Pinus Pentaphylla que apresenta uma casca mais lisa, portanto quanto mais baixo ficar o enxerto, mais probabilidade terá o pinus de ficar perfeito no tempo.
O Pinus pentaphylla não gosta de variação importante de temperatura, è recomendado proteger as raízes do gelo no inverno.
Também não gosta de excesso de humidade no torrão, as agulhas ficam amarelas: regar sim, mas com moderação.
Não é indicado pulverizar a folhagem, pode provocar aparecimento de fungos ou doenças.
o Transplante
Transplante a cada 3 ou 4 anos com Akadama Hard Quality e Kiryuzuna ou pomice nos bonsais mais jovens e só Kiryuzuna nós bonsais mais velhos.
Porquê e qual a vantagem da Kiryuzuna?
é a base ideal para pinus e juniperus, muito duro, tipo pedrinhas, permite limpar o substrato sem partir as raízes quando fazemos o transplante, mesmo as mais finas ao contrário da akadama ou outro substrato qualquer.
Ler artigo sobre o transplante do bonsai
Adubo Biogold:

É indispensável adubar o Pinus no inverno, nos bonsais mais jovens e o ano todo nos mais velhos, com um adubo orgânico (Biogold).
Adubo orgânico em formato de granulado triangular limpo, 100% natural e não tóxico, especialmente indicado para Bonsai.
Biogold Original tem uma combinação equilibrada de nutrientes, vitaminas e minerais que forneça tudo o que o seu bonsai precisa para um crescimento saudável e vigoroso. Contém uma gama completa de nutrientes e micro nutrientes que incluem cálcio, magnésio, vitaminas naturais e outros minerais, o que melhor significativamente o crescimento do bonsai.
100% de ingredientes orgânicos naturais ajudam a torná-lo mais amigo para o meio ambiente.
Não tóxico e inofensivo para animais de estimação.
Porquê aramar o bonsai?

Quando podemos colocar o arame no pinus pentaphylla?
A colocação de arame pode ser feita desde do fim do inverno até o fim do verão, vigiando sempre, retirando e tornando a colocar caso o arame começa a marcar a casca.
O arame tem uma importância fundamental no sucesso do bonsai.
Permite orientar os ramos, processo determinante na estilização que pretendemos dar ao nosso bonsai.
Consiste em enrolar o arame de alumínio ou de cobre em volta do tronco ou de um ramo para modificar a sua direção tendo em vista a definição da forma desejada.
Deixa-se o arame de 8 a 12 meses nos Pinus.
A poda:

A poda do Pinus Pentaphylla realiza-se no início da primavera, consista na pinçagem das velas antes de amadurecer e ainda tenras, com os dedos, retirar de 30 a 50% do comprimento conforme o vigor. Escolher as mais importantes, a saber as melhores posicionadas para a estrutura do nosso pinheiro e eliminar as outras.
Em Outubro convém cortar uma parte das agulhas antigas com uma tesoura fina para dar mais espaço e favorecer o nascimento de novos brotos na próxima primavera.
Em conclusão o pinus pentaphylla é uma peça fundamental numa colecção de bonsais.
Requer alguns conhecimentos particulares, mas com paciência e muito rigor no cultivo, consegue-se exemplares espectaculares.
Comprar Pinus Pentaphylla agora
📆 actualizado em 27-05-2022