Bonsai Ligustrum Sinensis
O bonsai ligustrum sinensis é um bonsai de dupla localização, mas é mais fácil manter um bonito exemplar no exterior.
Particularidade: o ligustrum pertence à família das oliveiras.
Características do bonsai ligustrum sinensis e outras variedades de ligustrum.
Folhas ovaladas e opostas com aspecto mais ou menos brilhante conforme a espécie ou variedade. Pequenos cachos de flores brancas perfumadas, que aparecem nas pontas dos brotos no verão, seguido de pequenos frutos pretos, por vezes tóxicos.
Nota: quando cultivado em bonsai, o ligustrum dificilmente terá flores, pois causa das constantes podas dos ramos para manter a forma e por esse motivo não chega a formar botões de flores.
A seguir enumeramos alguns exemplos de ligustrum, alguns cultivados em bonsais :
Ligustrum ibota :
Arbusto com forma achatada, folhas semi-perenes sempre escuras.
Floração abundante, muito decorativa em panículas brancas perfumadas. Frutos azul-preto.
Crescimento rápido.
Ligustrum lucidum: Arbusto perene com formato cônico. Folhagem verde brilhante.
Em setembro-outubro, longas panículas de flores brancas seguidas de frutos pretos e azuis oblongos.
Ligustrum Quihoui : semi-perene e de crescimento rápido. Esplêndida floração branca perfumada.
Ligustrum Japonicum : folha perenne verde brilhante, muito escuro. Flores brancas e frutos pretos alongados. Melífero.
Ligustrum japonicum rotundifolium, compacto, de folhas ovaladas, de 3 a 6 cm de comprimento, de cor verde escuro brilhante. Utilizado em bonsai.
Ligustrum Sinensis: muito ramificado e semi-perene. Flores brancas em panículas terminais. Frutos preto-púrpura. O mais utilizado em bonsai.
Ligustrum Vulgaris : folha caduca ou semi-caduca. Flores brancas perfumadas. Frutos pretos. Também utilizado em bonsai.
O ligustrum sinensis multiplica-se principalmente por sementeira e estaca.
Multiplicação por sementeira:
Uma grama de sementes contem mais ou menos 50 sementes. Taxa de sucesso média de 40 a 60 % com boas condições.
Temos duas possibilidades para realizar a sementeira:
A - sementeira directa na terra quando a temperatura da noite esteja próxima de dez graus centígrado e de dia de dezoito graus centígrado.
B - estratificação a frio durante 2 meses e sementeira na primavera.
Multiplicação por estaca semi lenhosa, é a estaca de mais fácil elaboração e a mais habitual no mundo hortícola e no bonsai ligustrum sinensis também, aplica-se a muitas espécies perenes e coníferas. Recolha das estacas no final do verão a início do outono com madeira já amadurecida.
Cultivo do bonsai ligustrum sinensis:
O cultivo do bonsai ligustrum sinensis é muito fácil, è um bonsai de crescimento relativamente rápido e suporta muito bem as podas mesmo fortes. Como já vimos é um bonsai de dupla localização, mais fácil se for num ambiente exterior. Aguenta até três graus centígrado negativos, com temperatura mais baixas é recomendado proteger o torrão e a base do tronco com palha ou turfa.
No verão convém proteger do sol directo com uma rede de sombra pelo menos durante as horas mais quentes.
Rega:
O bonsai ligustrum sinensis é ávido de água, não convém deixar secar durante muito tempo entre cada rega e a rega deve ser generosa.
Aramação:
Pode-se aramar o bonsai ligustrum sinensis em qualquer momento do ano, sendo o fim da primavera e início do verão o mais indicado.
Transplante:
Recomenda-se fazer o transplante quase a cada ano porque as raízes do bonsai ligustrum desenvolvem-se com muita força. Utilizamos Akadama Hard Quality como substrato.
Akadama hard quality é o substrato ideal para o cultivo do bonsai. É uma argila japonesa de origem vulcânica, composta por grãos reconstituídos e sem nutrientes.
Um bom substrato é aquele que absorve a água por capilaridade (como uma pedra de açúcar) e que consegue retê-la sem por isso ficar empapado, libertando o excesso que podia provocar a asfixia das raízes.
Ao regar, o bom substrato deve apenas reter a quantidade de água que o grão pode absorver, deixando evacuar o resto pelos furos do vaso.
Também não pode perder qualidade ao fim de poucos meses, ficando empapado ou reduzido a pó. Deve estar são e limpo, não conter nenhum resíduo nem micróbios ou bactérias.
Um bom substrato não deve ser nutritivo, quer isso dizer que não pode conter nutrientes, assim será mais fácil controlar a adubação.
É por isso que aconselhamos sempre a utilização de akadama hard quality, é a terra ideal para o bonsai. Com PH neutro de 6,5 a 6,9. É insubstituível.
Poda:
A poda de manutenção do bonsai ligustrum sinensis pode ser feita ao longo de todo o ano, mas a poda de estruturação somente no fim do inverno início da primavera.
A poda de estruturação do bonsai ligustrum sinensis permite manter a árvore compacta e definida.
Cortamos os ramos pequenos e pequenas ramificações com uma tesoura fina ou grossa. Para podar os ramos maiores, utilizamos uma podadora côncava a fim de obter uma cicatrização o mais discreto possível.
O alicate ou podadora de ponta esférica proporciona um corte côncavo e limpo que acelera o processo de cicatrização do bonsai.
Para realizar um bom trabalho devemos utilizar a ferramenta para bonsai apropriada :
Ler artigo sobre a ferramenta para bonsai
Adubação:
A fertilização é um factor primordial no sucesso dos bonsais.
Como qualquer planta natural o bonsai alimenta-se pelas raízes e pelas folhas que absorvem a luz necessária à fotossíntese, o CO2 da atmosfera e a água, os três elementos principais factores do crescimento.
Mas isso não é suficiente, para viver o bonsai necessita de muito minerais suplementares, em mais ou menos quantidade, para satisfazer as suas funções básicas. As Raízes são por consequente o motor da alimentação do bonsai e vão buscar no solo as substâncias que necessitam, a saber a água, os sais minerais e os micronutrientes.
E como sempre não devemos exagerar, os elementos principais devem respeitar o equilíbrio. Pode ver nas nossas dicas o efeito de desequilíbrio de um qualquer dos elementos.
Ler artigo sobre a fertilização do bonsai.
Estilos de bonsai:
Estilos mais frequentemente encontrados para o ligustrum sinensis :
Hokidashi: estilo de Bonsai em forma de vassoura. Os galhos seguem em todas as direções formando e abrindo-se como um leque.
Moyogi: ereto informal. O tronco apresenta várias curvas que começam na base e diminuem até ao seu ápice.
Mais estilos de bonsai no nosso glossário.