IBERBONSAI.pt ::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
O bonsai e o frio

O bonsai e o frio

 

Como já vimos em artigos anteriores, existem vários tipos de bonsai, de interior e exterior ou de dupla localização, de folha caduca e de folha perene, mas todos eles sentem o frio de forma diferente.

 

O bonsai de interior não sente o frio da mesma forma que o bonsai de exterior.

 

 

De facto, o bonsai que chamamos tropical, como o Ficus ou a Carmona por exemplo, são muito sensíveis à temperatura quando cai abaixo dos 14-15ºC, caso em que suas folhas começam a murchar, sugerindo uma falta de água (mas regar neste caso só iria piorar a situação), ficam amarelas e depois acabam por cair, causando a morte do bonsai.

 

Isto nada tem a ver com geada, é um fenómeno natural que ocorre porque o chamado bonsai de interior ou tropical não está adaptado ao nosso clima.

 

No final do Outono e início do Inverno, como resultado da redução das horas de luz do dia e das temperaturas diurnas e nocturnas mais baixas, as árvores de folha caduca ficam completamente privadas das mesmas.

 

A isto chama-se dormência porque a seiva está parada.

 

Como é que as árvores se protegem do frio?

 

No Inverno, o solo fica frequentemente congelado e, portanto, recebe muito pouca água, pelo que a árvore deve adaptar-se deixando cair as suas folhas em árvores de folha caduca, por exemplo, para que não congelem. ou limitando a evaporação através das folhas em árvores de folha perene.

Os gomos adormecidos na árvore cobrem-se de escamas que as protegem da geada.

 

O bonsai de agulhas como os pinheiros são os mais conhecidos em bonsai de folha perene.

 

O facto de serem sempre verdes deve-se à adaptação das árvores ao seu ambiente ao longo do tempo. Ao contrário do bonsai de folha caduca, a vegetação do chamado bonsai de folha perene não pára, apenas abranda, razão pelo qual notamos que algumas coníferas mudam de tom no Inverno, tornando-se amarelo-acastanhadas quando a sua cor original é verde ou amarelo-esverdeado.

 

A maioria das coníferas da família Gimnosperma, do grego Gumnospermos (que significa semente nua), modificaram a sua estrutura foliar para combater o frio e superar a diminuição da intensidade da luz.

As folhas das árvores coníferas encontram-se assim sob a forma de agulhas em pinheiros (Pinus) ou escamas em Zimbro (Juniperus).

 

A geada é o resultado da cristalização da água em gelo e tem efeitos nocivos sobre a planta, por exemplo reduzindo a absorção de água pelas raízes, levando à morte da árvore.

 

A seiva, que continua a fornecer o metabolismo, irá congelar, aumentando de volume e causando o rebentamento das células.

 

Se o solo estiver congelado, as raízes já não absorvem a água do solo e a planta morre de sede antes de morrer de frio.

 

Nota: quanto maior for a humidade e menor a temperatura, maiores serão os danos na planta.

 

No que diz respeito ao bonsai, é fortemente recomendado manter humidade suficiente no solo para não causar a sua desidratação, mas é imperativo regar de manhã para lhe dar tempo de secar durante o dia, evitando assim uma humidade elevada durante a noite.

 

Não é por estar frio que não devemos regar, pelo contrário, um bonsai que não tem água suficiente é uma árvore frágil, susceptível a doenças mas também ao frio.

 

Para evitar problemas é necessário seleccionar o bonsai que teme o frio, como o bonsai tropical, Carmona e Ficus, daqueles que podem permanecer ao frio, mas apenas até um certo ponto, cinco graus negativos parece ser um limiar razoável a partir do qual é melhor proteger o bonsai com turfa ou palha, ou ainda melhor e definitivamente trazê-lo para um lugar livre de geadas.

 

Existe agora um pano de Inverno que é um tecido branco feito de polipropileno não tecido, permitindo às plantas ganhar alguns graus que seráo muito importantes a sua sobrevivência. Este tecido protege eficazmente as plantas, permitindo a filtragem da água e do ar, deixando assim a troca de gases vitais para o bonsai.

 

O mais importante é proteger o torrão e o vaso porque as raízes são muito sensíveis e, portanto, vulneráveis a estarem demasiado próximas da borda do vaso, que é frequentemente fino.

 

Proteger também o Nebari e a base dos ramos principais para que a planta possa ser recuperada, se necessário.

 

Em caso de geada, estamos apenas a falar de bonsai de exterior, uma vez que o bonsai de interior que congelou não é recuperável, está morto. Para os outros, em caso de geada moderada, é possível tentar recuperá-los, em particular e logo que se note as consequências da geada, retirando as folhas afectadas, murchas ou descaídas para baixo, cortando também os ramos afectados, para isso basta raspar o ramo com a unha até encontrar uma parte verde, eliminando a totalidade das partes secas ou desidratadas.

 

Dica;

Um erro fatal a não cometer, alterando abruptamente o ambiente do bonsai, ou seja, retirando-o do frio e colocando-o imediatamente num local quente, a diferença térmica amplificará os danos e acelerará a morte do bonsai.

A melhor solução para tentar reparar os danos é colocar o bonsai que sofreu da geada numa área abrigada, mas sobretudo sem aquecimento, deixá-lo descongelar pouco a pouco e remover as folhas e ramos danificados, como explicado acima.

Como proteger o bonsai do frio:

Em resumo, para manter um bonsai de boa saúde ao longo do ano, devemos antes de mais respeitar as condições favoráveis de crescimento:

- O local certo de acordo com as espécies de exterior ou interior;

- Controlar a rega apenas regando de manhã e só se necessário, ou seja, quando o torrão começar a secar á superfície;

- Aplicar fertilizante químico líquido e fertilizante orgânico durante o crescimento;

- Utilizar apenas substratos de boa qualidade como Akadama, Kiryuzuna, Kanuma, Keto, etc...;

- Proteger do sol no verão principalmente entre as 11H e 17Horas com uma rede de sombra ou guarda-sol;

- Proteger no Inverno com palha, turfa ou uma rede de hibernação ou ainda melhor se estiver realmente frio, mantendo o bonsai num abrigo sem geadas.

 

Ao respeitar estas indicações, estaremos a proteger o bonsai de qualquer situação negativa que possa surgir.

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2021

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1 UA-144250790-1