De mãos dadas com a natureza, o bonsai é o presente perfeito.

Oferecer um bonsai é oferecer felicidade, o bonsai é a relação do ser humano com a Natureza. È uma obra de arte muito antiga, sagrada e propicia a meditação, é uma terapia em muitos casos porque ajuda as pessoas a ultrapassar os seus problemas.
O bonsai é o presente perfeito.
O ser humano necessita de um ambiente natural ao seu redor para viver em paz, coisa que hoje em dia quase desapareceu do nosso quotidiano.
Uma planta viva é um elemento fundamental no equilíbrio de cada um de nós e oferecer um bonsai é levar harmonia e bem estar à casa da pessoa que o irá receber.
Além disso, é um excelente hobby, o bonsai é uma obra de arte em permanente desenvolvimento cujo autor irá usar a sua imaginação constantemente.
O bonsai é o presente perfeito, traz natureza, felicidade e harmonia.
O espírito e a arte do bonsai.
O bonsai convida à contemplação, à tranquilidade de espírito, dá uma sensação de calma como a simples observação de uma árvore, a escuta do vento nos ramos ou do sussurro da água num rio, a admiração do pôr-do-sol só para dar alguns exemplos.
São métodos muito simples de relaxar a mente e restabelecer uma ligação com a mãe natureza.
O bonsai é a relação vital do ser humano com a Natureza. A arte do bonsai consiste em formar uma árvore para que se mantenha pequena, mas com todas as características para parecer uma árvore muito antiga.
É a réplica fiel de uma árvore na Natureza, mas com tamanho reduzido.
O processo pode perdurar várias gerações, visto o bonsai ser uma planta viva, sempre em crescimento, a sua respectiva formação nunca será considerada como terminada e definitiva.
A formação do bonsai consegue-se principalmente com a poda, com ferramentas apropriadas e a aramação com arame de cobre ou de alumínio anodizado para dar a forma desejada.
A formação de um bonsai nunca está terminada, todos os anos devemos proceder a determinadas tarefas a fim de, em primeira lugar, conseguir manter vivo o bonsai e segundo, obter o modelo e estilo pretendido.
Na iberbonsai temos plantas como as mudas para começar a prática desta arte a partir do início, pré-bonsais com particularidade própria para chegar a bonsai e bonsais cuja a estilização já está definida, bastando manter o formato com a poda para continuar o processo ou então modificà-lo com a aramação para dar um toque mais pessoal ao bonsai.
Oferecer um bonsai é propiciar um passatempo saudável. O bonsai é um ser vivo e por isso a pessoa que irá receber terá que se preocupar diariamente com a saúde do mais pequeno da casa. Não ocupa muito tempo, mas requer alguma atenção regular em relação à rega.
A cada estação do ano devem realizar-se alguns trabalhos específicos no bonsai.
Na Primavera, quando o bonsai começa a brotar será o momento indicado para a poda de manutenção, tarefa imprescindível para manter o formato que foi definido.
Ler artigo original sobre a poda do bonsai
Também é altura certa para acrescentar adubo líquido na água da rega.
Ler artigo original sobre a fertilização do bonsai.
No Verão vigiar a rega que deverá ser mais regular e colocar uma rede de sombra em cima dos bonsais.
No Outono, mudar para um adubo orgânico e manter o bonsai limpo de folhas secas e ervas daninhas.
No fim do ano com a seiva parada, será a altura ideal para proceder à poda de estruturação, assim teremos a garantia de não enfraquecer o bonsai. Também será a altura dos transplantes para a maioria dos bonsais.
O bonsai é o presente perfeito e natural.
A arte do bonsai é muito mais que tratar da planta em si, envolve-nos num mundo mais espíritual, mais íntimo e sobretudo mais natural.
O bonsai é perfeito, traz Natureza, paz, felicidade e harmonia.
actualizado em 17-07-2022