IBERBONSAI.pt ::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
Leptospermum Scoparium

Bonsai Leptospermum Scoparium

 

O Leptospermum Scoparium é um membro da família das myrtaceae e é frequentemente referido como a urze de jardim, Manuka (devido ao mel), ou árvore de chá, depois do navegador inglês James Cook usar as suas folhas para fazer chá durante as suas explorações na Oceania.

 

Nativo da Oceania e da Indonésia, no seu ambiente natural pode crescer até dois a três metros de altura e dois metros de copa.

 

A distribuição geográfica do Leptospermum scoparium estende-se pela Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia, particularmente nas costas pobres e ressequidas da ilha do Norte e do Sul.

 

O bonsai Leptospermum Scoparium um arbusto melífero que pode resistir a temperaturas até 10ºC negativos.

 

É um bonsai de exterior, delicado e muito gracioso, com folhas perenes verdes acinzentadas, pequenas, compactas, tipo agulhas de um a dois centímetros de comprimento, de dois a seis milímetros de largura e que oferece uma floração espectacular e abundante na Primavera, entre Maio e Junho, mas que pode durar praticamente todo o verão, até ao final de Setembro.

 

As suas flores, compostas de cinco pétalas, parecem rosas em miniatura, simples ou duplas, vermelhas, cor-de-rosa, brancas ou laranja.

São muito atractivas e duram bastante tempo, dando origem a pequenos frutos de cerca de um centímetro de diâmetro, mais ou menos redondos e secos, parecendo madeira e contendo as sementes.

 

Em bonsai, o Leptospermum é bastante complicado, de facto não gosta muito de poda de raízes, nem de poda dos ramos para o moldar. Aconselha-se a proceder com grande calma e paciência.

 

A poda radicular deve ser mantida a um nível mínimo. Se para outros bonsais cortamos até 20-30% das raízes. para o leptospermum devemos reduzir esta percentagempara a 10-15% para evitar o risco de morte.

Este bonsai é muito frágil no que diz respeito à poda de raízes.

 

A poda dos ramos deve também ser reduzida ao mínimo e ser feita com muito cuidado, uma vez que uma poda severa significará também uma morte certa.

 

Uma vez que a reacção à poda demasiado severa é directamente responsável pela morte deste bonsai, o estilo mais adequado para o Leptospemum scoparium é o estilo de vassoura (hokidashi) ou o estilo restrito Moyogii, ou seja, podemos possivelmente moldar o tronco com certas curvas, mas é difícil conseguir patamares.

 

Como resultado, podemos apreciar o seu tronco que pode ser sinuoso e com o tempo tornar-se áspero e até parecer muito velho, dizemos que tem uma casca escamosa.

 

O bonsai Leptospermum scoparium pode ser propagado por sementeira na Primavera quando a temperatura começa a atingir 18-20ºC durante o dia e 14-15ºC durante a noite, ou por estaca em verde na Primavera ou também semi-lenhosa desde o final de Agosto até ao início de Setembro, sendo este método mais fácil de que o anterior.

Ler artigo sobre a estaquia do bonsai.

 

Lembre-se que o bonsai a partir de sementeira obterá um nebari mais espectacular do que o bonsai a partir de estacas, excepto que a partir de semente não há garantia de obter a variedade pretendida.

Ler artigo sobre a sementeira do bonsai.

 

Com o tempo e uma sucessão de transplantes apropriados, em particular tendo o cuidado de colocar sempre as raízes em forma de estrela e especialmente desde o início para evitar o desenvolvimento de uma raiz axial, podemos conseguir um nebari apreciável.

Ler artigo sobre o Nebari.

 

Em termo de cultivo, o Leptospermum scoparium requer um clima mais ou menos ameno, em Portugal podemos mantê-lo no exterior até aos 5ºC negativos no Inverno, no caso de temperaturas inferiores a este nível deve ser protegido ou colocado num abrigo sem geadas.

O bonsai Leptospermum scoparium gosta de sol, mas no Verão temos de o proteger com uma rede de sombra ou um guarda-sol pelo menos das 11h00 às 16h00 durante as horas mais quentes.

 

Podemos também mantê-lo numa área de semi-sombra e este é provavelmente o melhor local para o manter, pois o bonsai leptospermum scoparium requer muita água e se for exposto muito tempo ao sol secará e morrerá.

 

O transplante é feito de três em três ou de quatro em quatro anos, num substrato de muito boa qualidade como o Akadama Hard Quality, evitando cortar demasiadas raízes e mesmo ramos porque, como vimos anteriormente, o leptospermum scoparium é muito sensível à poda.

 

Rega frequente e copiosa no Verão, quando está muito calor e a humidade é baixa.

 

Aplicação de fertilizante como para outros bonsais, ou seja, fertilizante líquido uma vez por semana de Fevereiro até ao final de Junho e de 15 em 15 dias de Julho até ao final de Setembro.

Em Novembro, aplicar uma vez um fertilizante orgânico, uma pedra a cada cinco centímetro de vaso. Este fertilizante biogold também pode ser aplicado durante a época de crescimento uma vez por mês como fertilizante líquido, para isso basta dissolver duas a três pedras de biogold num litro de água e deixá-lo dissolver durante algumas semanas, depois regar com a mistura resultante directamente no vaso de bonsai.

 

Em resumo, o bonsai Leptospermum Scoparium é de difícil cultivo, mas é muito bonito numa colecção.

 

Curiosidade:

O mel de Manuka é produzido por abelhas que recolhem pólen da árvore de Leptospermum scoparium, um arbusto que cresce naturalmente na parte mais selvagem das ilhas da Nova Zelândia. Este mel é conhecido pelas suas propriedades benéficas para o corpo.

As suas propriedades são particularmente bem conhecidas no combate ás infecções e no reforço das defesas do organismo, tornando-o um excelente alimento para a manutenção do nosso bem-estar diário.

Este mel tem qualidades superiores e características anti-bacterianas únicas que são muito mais persistentes e estáveis do que o mel comum. Isto torna-o duplamente eficaz no combate a doenças tais como dores de garganta, febre dos fenos, fadiga, dores de estômago, infecções orais, etc...

 

Além de ser um super-alimento, o mel de Manuka é um excelente ingrediente em produtoss cosméticos tais como champôs, amaciadores, cremes para o rosto e corpo, desodorizantes, etc...

 

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2021

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1 UA-144250790-1