
A poda de estruturação do bonsai
Porque podar o bonsai?
Como já vimos, existem dois tipos de poda de bonsais:
A poda de manutenção, mais leve que a poda de estruturação que equivale em cortar os ramos novos, regra geral quando o bonsai tiver seis folhas novas, deixar apenas as duas primeiras. A principal característica da poda de manutenção é de manter o aspecto visual do bonsai, conforme foi definido pela poda de estruturação.
A poda de estruturação do bonsai permite manter a árvore compacta e definida
A poda de estruturação consiste em definir as bases gerais do tronco e dos ramos principais, elementos decisivos para transmitir a percepção que o autor quer dar ao seu bonsai: força, elegância, ligeireza, movimento… poda que também pode ser realizada ao mesmo tempo que o transplante e assim aproveitar para conseguir o equilíbrio entre a parte aérea e a parte radicular.
A maioria das espécies de árvores transformadas em bonsai tem dominância apical, significa que o crescimento é favorecido nos brotos terminais, seja no ápice ou nas extremidades dos ramos, em detrimento dos outros ramos secundários mais baixos.
O objetivo principal da poda de estruturação, é a estética do bonsai, provocando uma nova rebentação mais compacta e sobretudo mais perto dos ramos primários de forma a equilibrar a entrada da luz e dar mais vitalidade aos ramos mais baixos e de segundo nível.
Estamos assim a melhor distribuir a energia no conjunto dos ramos a partir do início da árvore e não no fim, como acontece na natureza por razões de sobrevivência.
Na natureza é a árvore mais alta e mais forte que sobrevive ao contrário da mais pequena e mais débil que acaba por morrer.
Ler artigo sobre as florestas por perceber melhor.
No bonsai temos possibilidade de remediar esse problema, reequilibrando as forças e a energia através da poda de estruturação.
A poda regular dos ramos tem como finalidade o aumento do número de brotos e visto as raízes estarem limitadas num espaço reduzido no vaso, o bonsai deve repartir a energia em direcção a uma maior quantidade de folhas, que ficam assim cada vez mais pequenas.
É a lei da proporção, quanto mais folhas houver para alimentar, mais pequenas se tornam, é um fenômeno natural, mas que podemos ajudar a provocar.

podadora côncava 210 mm iberbonsai
A poda de estruturação permite retirar os ramos que cresceram em demasia no bonsai e que estão “a mais”.
Cortamos os ramos pequenos e pequenas ramificações com uma tesoura fina ou grossa. Para podar os ramos maiores, utilizamos uma podadora côncava a fim de obter uma cicatrização o mais discreta possível.
A alicate ou podadora de ponta esférica proporciona um corte côncavo e limpo que acelera o processo de cicatrização do bonsai.
Qualquer ferramenta deve estar sempre limpa antes de cada utilização para não transmitir ou propagar doenças e lubrificada com um óleo fino ajuda a manter e a prolongar a vida da ferramenta.
Para os principiantes e não só, será sempre boa ideia fazer um desenho do projecto antes de começar a poda de estruturação, assim será mais fácil saber onde devemos podar.
Aplicar uma pasta cicatrizante nos cortes maiores, ajuda na cicatrização e impede a entrada de fungos.
Nota: seja na poda de formação ou de manutenção, devemos sempre cortar o ramo acima de um broto que vai crescer para o lado exterior da árvore e não para o interior (em direção ao tronco principal) para evitar o cruzamento dos ramos entre eles e que prejudicaria a estética do bonsai.
Qual a ferramenta para a poda de estruturação do bonsai?
Uma boa tesoura, um alicate ou podadora de ponta esférica, um alicate jin e eventualmente um alicate corta arame e um pouco de arame.
Não é a quantidade nem o preço da ferramenta que faz a diferença no bonsai, mas sim o bom trabalho e a manutenção regular que devemos ter em conta.
Leia também sobre "a poda e a pinçagem do bonsai pinus".
📆 actualizado em 21-05-2022