IBERBONSAI.pt ::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
o bonsai e o planeta

O bonsai e o planeta.


 

Aquecimento global, crise sanitária, poluição, prenúncio sobre a biodiversidade … tantos e tantos problemas de que sofre o nosso planeta e a nossa geração. Ainda vamos a tempo de reverter a situação e salvar o que temos de mais sagrado no mundo a fim de deixarmos às gerações futuras o direito ao encanto das belezas e maravilhas  da natureza.

 

Ajudar o planeta para nos ajudar a nós.

 

O bonsai e o planeta como parte da solução...

 

Mesmo vivendo em apartamento cada um de nós tem a possibilidade de contribuir para um futuro sustentável cultivando e tratando de um ou mais bonsais, é benéfico para o planeta e também é bom para o equilíbrio e o espírito de quem trata dele.


 

As plantas ornamentais, incluido os bonsais, são muito apreciadas pelo seu lado estético, mas não devemos pôr de parte os inúmeros benefícios que trazem ao planeta e ao ser humano. 

As plantas onde se incluem o bonsai são especialistas na captação de CO2 - gás carbônico ou dióxido de carbono, composto químico gasoso é um dos gazes que pode desequilibrar o efeito de estufa.

 

O efeito de estufa é um processo importante para a existência da vida na terra da forma que a conhecemos. Sem ele, a temperatura média do planeta seria em torno de 15 a 18°C negativos e seria impossível para o homem viver no planeta, impossibilitando a produção de alimentos em quantidade suficiente.

 

O aquecimento global é o processo de mudança da temperatura média da atmosfera e dos oceanos a nível global. A acumulação de altas concentrações de gases de efeito de estufa na atmosfera bloqueia o calor emitido pelo sol e o prende na superfície terrestre, aumentando a temperatura média da Terra.

 

O CO2 ou dióxido de carbono é o gás de efeito de estufa mais abundante. Ele é emitido de forma significativa por meio de atividades humanas que envolvem a queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) e a desflorestação. Calcula-se que desde a revolução industrial, a quantidade de CO2 presente na atmosfera aumentou trinta e cinco por cento, considera-se que seja responsável por mais de 50% das emissões mundiais de gases de efeito de estufa.

 

A alta concentração de dióxido de carbono leva à poluição do ar, chuva ácida, possível desequilíbrio do efeito estufa (com consequente elevação da temperatura da terra), que traz consigo o derretimento de calotas de gelo e a elevação dos níveis dos oceanos, provocando uma enorme degradação ambiental de ecossistemas e paisagens.

 

As consequências negativas do aquecimento global já estão ocorrendo de forma cada vez mais intensas. Extinção de espécies animais e vegetais, alteração na frequência e intensidade de chuvas, elevação do nível do mar e intensificação de fenômenos meteorológicos como tempestades severas, inundações, tornados, ondas de calor, secas prolongadas são os principais fenômenos prejudiciais apontados como consequência do aquecimento global.

 

O que podemos fazer para ajudar a reduzir o aquecimento global:

 

Consciencialização e mudanças de atitude são muito importantes para tentar resolver o problema do aquecimento global e das mudanças climáticas. Para contribuir com a diminuição de emissão de gases do efeito de estufa, é bom para começar,  saber onde estão esses gases.

O dióxido de carbono, um dos principais gases do efeito estufa, é encontrado principalmente na queima de combustíveis fósseis como a gasolina, diesel e carvão. Para evitar esse tipo de poluição, a redução do uso deliberado do automóvel é um bom caminho!

Podemos mudar os nossos hábitos e começar por andar a pé, de bicicleta ou de transporte público. Na iberbonsai é possível chegar às nossas instalações de comboio por exemplo, do apeadeiro de Maceda, basta caminhar mais ou menos cinco minutos em direcção à base aérea de Maceda para chegar ao nosso viveiro de bonsais.

Sair no Apeadeiro de Carvalheira- Maceda   (ver horários)

Em segundo lugar as plantas libertam oxigénio, elemento essencial à vida na terra. Mais ainda, graças à sombra projetada e à evapotranspiração que contribuem vigorosamente na luta contra a concentração de calor no meio urbano. 

As plantas têm mais um benefício a seu favor permitindo a permeabilidade do solo na sua superfície, assim a água penetra no solo até as capas freáticas evitando o escoamento na rede de águas pluviais. A utilização de plantas protege o solo contra o fenômeno de erosão, melhorando a qualidade das águas superficiais. Quanto mais diversificadas são as espécies utilizadas, mais aumenta a biodiversidade facilitando abrigos naturais para a fauna, sobretudo para os polinizadores, indispensáveis para manter a nossa produção de alimentos.

Em resumo, o vegetal cujo o bonsai faz parte, é provavelmente uma das ferramentas mais importantes para combater as alterações climáticas e está ao alcance de cada um de nós nas nossas habitações. Primeiro porque age na origem do problema sequestrando o dióxido de carbono e segundo age sobre as consequências como o aumento das temperaturas, crescimento da intensidade das precipitações, a subida do nível do mar e a  intensidade dos incêndios...

 

O bonsai, mesmo sendo pequeno tem as mesmas características que uma planta de tamanho  normal, quer isso dizer que graças ao sol e à clorofila, a partir da água e do dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, o bonsai sintetiza os açúcares e fabrica a glucose. Durante o processo que se chama fotossíntese, o bonsai vai rejeitar o oxigênio, gás sem o qual não podemos respirar nem viver.

 

Ter um ou mais bonsais em casa é ajudar o planeta a respirar melhor, é um pequeno passo, mas que contribui no combate às alterações climáticas.


 

Além de ajudar o planeta o bonsai é um excelente passatempo.

 

De mãos dadas com a natureza, descubra como o bonsai é um passatempo interessante e muito saudável que ajuda a manter o espírito e a mente sã e uma vida equilibrada. 

 

 O bonsai é felicidade, o bonsai é a relação do ser humano com a natureza. É uma obra de arte milenar, sagrada e propicia a meditação, é uma terapia que em muitos casos pode ajudar as pessoas a ultrapassar os seus problemas.

O bonsai é o passatempo saudável e perfeito.

O ser humano necessita de um ambiente Natural ao seu redor para viver em paz, coisa que hoje em dia, quase desapareceu do nosso quotidiano.

Uma planta viva é um objecto fundamental no equilíbrio de cada um de nós e tratar de um bonsai é trazer harmonia ao nosso lar.

Além disso, é um excelente hobby, o bonsai é uma obra de arte em permanente desenvolvimento cujo autor irá usar a sua imaginação.

 O Bonsai é o passatempo perfeito, traz natureza, felicidade e harmonia.

O bonsai é a relação vital do ser humano com a Natureza. A arte do bonsai consiste em formar uma árvore para que se mantenha pequena, mas com todas as características para parecer uma árvore muito antiga. É a réplica fiel de uma árvore na natureza, mas com tamanho reduzido.

O processo pode perdurar várias gerações, visto o bonsai ser uma planta viva, sempre em crescimento, a sua respectiva formação nunca será considerada como terminada e definitiva.

A arte do bonsai é a réplica duma árvore na natureza.

 "P´en Tsai" em chinês, são árvores retiradas da natureza e plantadas em vasos pintados à mão. É no século XIX que aparece na Europa, (exposição universal Paris 1878) (exposição em Londres em 1909).

Consegue-se com a poda das raízes e dos ramos e a ligadura dos ramos com arame de alumínio anodizado ou de cobre.

Podemos semear sementes de árvores ou plantas e criá-los em vasos pequenos.

Também é possível conseguir um bonsai a partir de estacas, enxertos e plantas de Viveiro.

O espírito e a arte do bonsai; o bonsai convida à contemplação, à tranquilidade de espírito.

É uma sensação de calma que se consegue com a simples observação de uma árvore, a escuta do vento nos ramos ou do sussurro da água num rio, a admiração do pôr-do-sol.

São métodos muito simples de relaxamento e restabelecer uma ligação com a Natureza.

Do espírito à arte, da vida real ao mundo espiritual, para entrar no mundo do Bonsai temos primeiro que entrar pelo Torii.

O Torii é a porta considerada como fronteira entre o nosso mundo real e o mundo espiritual. É fabricado de maneira tradicional em madeira de lei como Cedrus, Momijii, Pinus Nigra. Formado por duas colunas que sustenta o céu e por vigas transversais que representam a terra.

Existem dois tipos de Torii, uns curvos chamados Myôjin e outros direitos chamados Shinmey torii.

Qual o simbolismo do Torii?

 

Geralmente instalado na entrada dos santuários e mais especificamente na entrada de locais de culto. Este tipo de “porta” é o local que permite aceder ao mundo espiritual e de voltar para o nosso mundo real. O mundo sagrado é protegido por uma força divina e o Torii permite atravessar esse campo.

Diz a Lenda que: ao entrar por um Torii (mundo espiritual), a pessoa tem que ter a certeza de voltar para o mesmo, no sentido contrário (mundo real). Sem essa certeza é recomendado contornar o Torii, como fazem alguns japoneses.

O bonsai e o planeta.

A arte do bonsai é muito mais que tratar da planta em si, envolve-nos num mundo mais espiritual, mais íntimo e sobretudo mais natural. O ser humano necessita de um ambiente natural ao seu redor para viver em paz, coisa que hoje em dia, desapareceu do nosso universo quotidiano.

Partilhe a nossa paixão e ajude a reverter  o problema do aquecimento global.

 

posts>


O bonsai é perfeito traz Natureza, Paz, Felicidade e Harmonia.

 

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2021

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1