IBERBONSAI.pt ::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
o bonsai durante as Férias

O bonsai durante as Férias

No verão quantos bonsais morrem por falta de cuidados adequados.

É claro que as férias são necessárias, todos nós precisamos delas especialmente nos tempos que correm.

 

Mas e o nosso Bonsai ? O que lhe vai acontecer ? Levá-lo connosco é por vezes uma solução, mas relativamente rara.

O que fazer com o nosso bonsai durante as férias ?

 

Na maioria dos casos, o recurso mais simples e fácil é recorrer a um familiar ou amigo. Depois de termos dado todas as instruções e na maioria dos casos mais do que o necessário, partimos tranquilos.

 

O problema surge quando voltamos das férias.

 

O interrogatório começa, para saber quantas vezes o bonsai foi regado, em que dia e por quem, etc...

 

Claro que a pessoa responsável por cuidar do bonsai fez provavelmente o seu melhor, mas infelizmente regar um bonsai não é o mesmo que regar uma planta em vaso ou as plantas do jardim.

 

Isto porque o bonsai está num vaso relativamente pequeno, o que requer uma atenção mais regular e intensa por parte da pessoa que o cuida.

 

A maioria das plantas domésticas encontram-se em vasos bastante grandes contendo vários litros de terra, enquanto que o vaso do bonsai pode conter apenas meio litro de substrato, o que faz toda a diferença em termos de frequência de rega.

 

No verão, o bonsai deve ser regado pelo menos uma vez por dia quando estiver calor e com as condições adequadas isto é, com exposição e luz suficiente.

 

O que acontece quando deixamos o nosso apartamento ou a nossa casa durante várias semanas ?

Fechamos as cortinas e os estores, mas este é o primeiro erro.

 

Luz:

 

Sem luz durante vários dias ou mesmo semanas, o bonsai começara a perder as folhas e a murchar, mesmo que seja devidamente regado.

 

É portanto importante deixar entrar tanta luz quanto possível, sem estores ou cortinas, tendo o cuidado de não deixar o bonsai exposto à luz solar directa atrás do vidro para evitar queimaduras solares.

 

Rodar o bonsai com ferquência para garantir um crescimento uniforme.

 

Rega:

 

Uma vez que o bonsai está num vaso relativamente pequeno, é necessário regá-lo regularmente, ou seja, diariamente no verão.

 

Embora não seja a forma mais adequada de regar o bonsai, a pessoa responsável pela rega durante as férias deverá imergir o bonsai com o vaso num recipiente com água durante alguns minutos até que não haja mais bolhas de ar.

 

Só voltar a regar quando o solo a superfície do vaso começar a secar.

 

Muitas pessoas pensam que pulverizar as folhas do bonsai é suficiente, mas isto é francamente insuficiente, especialmente no verão, porque quanto mais calor estiver, mais a planta irá transpirar, ou seja, maior é a taxa de evaporação e portanto maior será a necessidade de água.

 

Outras pessoas deixam o bonsai num recipiente com água durante todas as férias.

 

Esta solução é fatal porque as raízes do bonsai não podem permanecer durante dias consecutivos num ambiente encharcado, fazendo com que as raízes apodreçam nas semanas seguintes.

 

Outra solução encontrada é a rega automática, sai tranquilo porque tudo está programado ao pormenor, mas um corte de energia ou uma avaria no sistema de rega pode estragar todos os seus planos.

Muitos proprietários de bonsais, infelizmente já passaram por esta experiência. Esta é uma boa solução apenas com a vigilância de terceiros.

Ler artigo sobre a rega do bonsai.

 

Fertilização:

 

Durante o periodo de férias o bonsai pode prescindir de fertilizante, é até recomendado evitar a aplicação de fertilizante por pessoas que não estão habituadas a lidar com bonsai.

Nas férias, a falta de fertilizante não será um problema, assim que voltar, pode recomeçar de novo o plano de fertilização.

 

Poda:

 

Tal como a fertilização, a falta de poda também não é importante durante as férias, mesmo que os novos rebentos se tornem muito grandes, isto não tem qualquer efeito negativo sobre a saúde da árvore, apenas sobre o aspecto estético.

No entanto, quanto mais novos rebentos o bonsai criar, maior será a necessidade de água.

 

Para simplificar será preferível deixar o bonsai na casa de um amigo ou membro da família do que ter o amigo ou membro da família a ir a nossa casa. Asssim a pessoa que vai cuidar estará por perto e terá mais tempo para cuidar do nosso bonsai, especialmente porque será mais fácil encontrar um lugar com boa exposição solar ao contrário da nossa casa que estará com as cortinas e estores fechados.

 

Há também outra solução, que consiste em deixar o bonsai num centro especializado, como um hotel para bonsai, claro que terá custos, mas será uma garantia.

 

Caso tenha vários bonsais em casa ou no exterior, agrupá-los sempre, assim facilitará a tarefa à pessoa que irá cuidar deles e sobretudo evitará esquecer-se de algum.

 

O sucesso do bonsai durante as férias:

Se seguir estas dicas evitará muitos problemas e encontrará o seu bonsai em perfeitas condições de saúde. Claro que terá provavelmente que efectuar a poda e a fertilização quando voltar, mas encontrar o bonsai vivo será sempre um motivo de satisfação.

 

Nota:

Alguns bonsais, como os Ulmus Parvifolia e os Ligustrum Sinensis por exemplo, podem sobreviver a uma seca, podem perder as folhas e brotarem logo que tenham água suficiente, mas esta situação deverá ser evitada ou não se repetir com muita frequência.

 

 

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2021

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1 UA-144250790-1