
O repouso do bonsai.
Em certas regiões começa em meados de Agosto, na realidade é quando os dias começam a ficar mais curtos e também menos quentes, a vegetação vai reduzindo de intensidade, aí estamos com seiva descendente, a seiva já não transporta os açúcares inicialmente produzidos pela fotossíntese, já que as folhas estão a perder intensidade.
O repouso do bonsai não tem data marcada no calendário,
depende do ano, há anos mais quentes e anos mais frios ou mais chuvosos, apenas a diminuição do tempo de claridade e a maior ou menor amplitude térmica podem fazer a diferença. Por isso o repouso pode começar no fim de Agosto com um verão muito seco ou no fim de Setembro se for um ano com muito calor mas muito húmido.
Nota: aproveitamos o fim do verão para fazer estacas semi-lenhosas da maioria das espécies de bonsais perenes e coníferas, é a altura perfeita para aproveitar a madeira meia-madura.
Veja com conseguir um bonsai a partir de estacas.
Quando começar a queda das folhas nas árvores caducas, será altura de fazer uma pausa na adubação e dar algum descanso ao nosso bonsai. A aplicação de adubo nesse período não é prejudicial ao bonsai, mas estamos a gastar dinheiro sem necessidade.
Assim que as folhas começam a mudar de cor, significa que o bonsai já não necessita de muito alimento (adubo), já se está a preparar para a época de repouso.
Convém também reduzir o sombreamento nos bonsais de exterior, 15 a 20% de sombra chegam perfeitamente no outono/inverno. O excesso de sombra no inverno é prejudicial à vida do bonsai, a fraca intensidade luminosa pode provocar o aparecimento de fungos e respectivo apodrecimento das raízes.
Durante este período, aproveitamos para limpar os vasos, assim como a parte superficial do substrato retirando as ervas daninhas que cresceram no fim do verão.
Na árvore em si, podemos limpar, retirar alguns ramos secos e podar ramos que cresceram de forma desproporcionada. Convém limpar o tronco e respectivos ramos cobertos com musgo, o musgo em si não é prejudicial mas o bonsai fica com um aspecto mais envelhecido.
Aplicar um produto fitossanitário contra os insectos que aproveitam o inverno para se esconderem na casca das árvores ou por trás das folhas, principalmente a cochonilha, ou, pelo menos, vigiar para que não haja nenhum insecto escondido e se for o caso, convém retirá-lo.
Em Novembro começar a aplicar um adubo orgânico (Biogold) que começará a actuar trinta dias depois da aplicação e prolongará a sua actuação durante mais 60 dias.
O Biogold é um adubo orgânico em granulado com formato triangular, limpo, 100% natural e não tóxico, especialmente indicado para Bonsai. O adubo orgânico biogold original tem uma combinação equilibrada de nutrientes, vitaminas e minerais que fornece tudo o que o seu bonsai necessita para um crescimento saudável e vigoroso.
Não haverá necessidade de aplicar outros fertilizantes ou vitaminas.
O repouso do bonsai é uma fase importante antes do inverno e da queda total das folhas, altura propícia para a poda de estruturação.
A poda de estruturação consiste em definir as bases gerais do tronco e dos ramos principais, elementos decisivos para transmitir a percepção que o autor quer dar ao seu bonsai: força, elegância, ligeireza, movimento… poda que também pode ser realizada ao mesmo tempo que o transplante e assim aproveitar para conseguir o equilíbrio entre a parte aérea e a parte radicular.
Saiba mais acerca do transplante do bonsai >
Por norma em Portugal a poda de estruturação realiza-se de Dezembro até fim de Fevereiro, em regra geral aproveita-se o estado de seiva descendente ou estagnante (afim de não desperdiçar a seiva). O ideal é efetuar a poda uma ou duas semanas após a queda das folhas.
Nunca se deve podar uma árvore debilitada.
O repouso do bonsai é uma fase imprescindível e que devemos respeitar.
Importante também, é não esquecer de regar, o bonsai mesmo numa situação de repouso necessita de uma certa taxa de humidade para viver, vigiar com regularidade se o torrão está suficientemente húmido, mas claro, sem excesso para não provocar o apodrecimento das raízes.
O bonsai é perfeito traz Natureza, Paz, Felicidade e Harmonia.