Como fazer um bonsai
O bonsai é um passatempo conhecido por fazer bem a mente, é antes de mais um momento que é descrito como Zen.
Relaxante e motivador porque nunca termina, é um hobby extremamente excitante que nos aproxima da natureza.
No entanto, para obter um bonsai digno desse nome, é necessário respeitar certas regras específicas a este tema.
Como fazer um bonsai facilmente
Podemos obter um bonsai a partir de sementes, estacas, alporquia ou mesmo pré-bonsai para poupar tempo. Há também o yamadori, ainda mais rápido e sobretudo muito mais barato e utilizado principalmente por muitos comerciantes para ganhar dinheiro facilmente.
O que é um bonsai?
Não é apenas uma planta num vaso como se quer inicialmente fazer crer, é muito mais do que isso, porque para criar um bonsai, devemos utilizar técnicas aprovadas como o transplante, a poda, a aramação, métodos de cultura que permitem estilizar uma árvore e formá-la em bonsai.
Força, elegância, leveza e movimento são os quatro pilares da construção de um bonsai.
1- A força :
É representada pelo nebari, que é a base do tronco e o conjunto de raízes na superfície do solo.
Este é a primeira parte que se vê quando se olha para um bonsai e é necessário tempo e trabalho árduo para o aperfeiçoar. É o resultado de sucessivos transplantes que, depois de cortar a raiz axial desde do início, força as raízes secundárias mais finas para uma forma de estrela. Este processo causa um movimento que faz com que o colarinho ou a base do tronco cresça mais, uma vez que a raiz principal não pode crescer para baixo.
Como vimos em artigos anteriores, o bonsai não precisa de uma raiz axial para se manter direito e fixo ao solo, num vaso este problema não surge, pelo que provocamos a criação de raízes secundárias muito mais finas cujo objectivo é alimentar o bonsai, são elas que irão fornecer todos os nutrientes que irão extrair do solo.
A importância de os dispor em forma de estrela é puramente estética, quando admiramos um bonsai, a disposição das suas raízes retiradas do chão é um reflexo do poder da natureza. Isto é o que nos chama a atenção em primeiro lugar e é o principal objectivo que devemos alcançar ao criar uma árvore de bonsai.
2- A elegância:
A elegância é obtida através da poda.
Seja qual for a árvore em que estamos a trabalhar, devemos ter em mente o resultado final, mesmo que perdure durante anos, a elegância é uma prioridade, a seguir à força, que como acabamos de ver é representada pelo nebari.
Ler artigo sobre o nebari do bonsai e as raízes rasantes.
Como é conseguida a elegância?
Primeiro pela poda de formação, depois pela poda de manutenção.
A primeira permite-nos formar o bonsai no estilo que escolhemos, Hokidashi, Moyogii ou kengai, não importa, o mais importante é definir um estilo e mantê-lo durante todo o processo de formação do bonsai. Está fora de questão mudar o estilo durante o processo, seria uma verdadeira perda de tempo e acima de tudo prejudicaria consideravelmente o bonsai.
A segunda é essencial para manter a forma que foi escolhida e definida, para que o bonsai se desfaça como tal. É por isso que recomendamos sempre a poda do bonsai, especialmente durante a época de crescimento, para o manter no espírito do projecto inicial.
Em ambos os casos é primordial podar os ramos sempre acima de um rebento cujo desenvolvimento futuro será para o exterior do tronco principal e náo para o interior para evitar o cruzamento dos ramos e ter de os remover mais tarde.
3- Leveza e movimento:
Para além da poda, que nos permite refinar a elegância, temos à nossa disposição a aramação com arame de alumínio anodizado para ajudar a pronunciar o movimento e transmitir leveza a toda a estrutura do bonsai. A aramação é útil para ramos que não somos capazes de dirigir sozinhos através da poda e, sobretudo, permite-nos obter imediatamente a forma desejada. Quando aplicamos o arame a todos os ramos do bonsai, é fácil moldar os galhos como desejamos, tendo a possibilidade de experimentar várias situações possíveis para finalmente escolher a melhor.
Lembre-se que o arame de alumínio deve ser aplicado num ângulo de quarenta e cinco graus, tanto por razões estéticas como para permitir que o ramo seja moldado sem o risco de o quebrar e de o manter na posição escohida.
O topo do bonsai ou ápice:
O topo de bonsai é um critério importante no desenho da árvore.
O conjunto deve apresentar uma árvore harmoniosa e equilibrada, com uma boa estrutura radicular, que representa a força e o poder do bonsai. Depois a estrutura deve ser bem concebida, seguindo uma silhueta cónica desde a raiz até ao topo da árvore, com ramos regulares e bem trabalhados.
O conjunto deve apresentar uma estrutura harmoniosa que vai desde do nebari até ao ápice, isto é o que chamamos conicidade.
Cada detalhe conta en todo o desenho do bonsai, as raízes rasantes, o nebari, o tronco, os ramos principais e secundários e finalmente o ápice.
Para fazer do seu bonsai um sucesso, na iberbonsai temos toda uma gama de material, tais como:
- As mudas de sementeira e de estacas, pré-bonsai;
- A cerâmica, desde a mais rústica para iniciar e cultivar o seu projecto ao vaso com moldagem, cozedura e grés com um acabamento muito mais refinado.
Ler artigo sobre a escolha do vaso para bonsai.
- Os substratos: o substrato é também muito importante para fazer do seu bonsai um sucesso, um substrato de boa qualidade irá favorecer o crescimento e evitar erros na rega e na fertilização.
Ler o artigo sobre o substrato do bonsai.
- Fertilizantes, nutrientes essenciais para o crescimento do bonsai. Temos adubos líquidos, que são mais rápidos a fazer efeito durante o período de crescimento, especialmente para jovens bonsais que precisam de crescer à vontade para se desenvolverem. Adubo orgânico como o biogold, que é altamente recomendado pelo menos uma vez por mês na forma líquida durante toda a estação de crescimento e durante todo o ano para bonsais mais velhos que apenas necessitam de fertilizante de manutenção. Respeitar sempre um Mês ou dois no Outono sem nenhum adubo.
Biogold é um fertilizante natural japonês, não queima as raízes e é eficaz durante várias semanas.
Ler o artigo sobre a fertilização do bonsai.
- Ferramentas como tesouras grossas e finas, alicates rectos e côncavos, corta-arame, ancinhos;
- Arame de alumínio anodizado de um até oito milímetros para moldar os ramos;
Ler o artigo sobre a ferramenta para bonsai.
- Acessórios tais como grelhas para vasos, regadores, figuras decorativas para acompanhar o bonsai.
Como fazer um bonsai agora
Agora cabe-lhe a si criar o seu próprio bonsai. Respeitando as poucas regras básicas que acabamos de descrever e com tempo e paciência, é possível obter um bonsai digno desse nome e sobretudo personalizado.
De facto, não se trata de ser mestre do bonsai, a ideia é essencialmente uma criação pessoal, criar um bonsai é como pintar uma tela, um quadro, com a diferença de que é um projecto em permanente evolução, o bonsai é uma obra de arte inacabada, é uma planta natural que, consequentemente cresce todos os anos ao longo das estações, que é o que a diferencia de uma pintura.
Mas o espírito é o mesmo, é uma obra individual e como tal merece o respeito daqueles que a admiram. mesmo com defeitos aos olhos dos especialistas, não devemos esquecer que a criação é pessoal e em caso algum deve ser criticada.