IBERBONSAI.pt

::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
iberbonsai-o-nebari-e-as-raizes-do-bonsai-


 

O nebari e as raízes do bonsai.

 

Nebari, é a expressão japonesa que significa raízes rasantes.

 

 

Na natureza um dos aspetos mais bonitos de uma árvore são as raízes que transmitem a força desenvolvida para segurar a árvore ao solo.

 

 

Chama-se nebari a base do tronco juntamente com as raízes superficiais do bonsai.

 

A essência da cultura do bonsai fundamenta-se no alcance da perfeição do nebari, ou seja o sistema radicular apurado que vai permitir proporcionar um melhor desenvolvimento da estrutura aérea.  



 

O nebari consegue-se com tempo e paciência, o melhor resultado obtém-se a partir de sementeira e cultivando o bonsai sempre em vaso e quanto mais raso melhor, evitando assim que as raízes procurem descer no solo.

 

 

Para obter um bom nebari temos que realizar transplantes frequentes, cortar a raiz principal (axial), dirigir e ordenar de forma equilibrada as raízes secundárias (lenhosas), são essas que vão segurar o bonsai ao solo e as mais finas, não lenhosas, cuja missão é a absorção e o transporte dos elementos nutritivos.

 

As raízes lenhosas são a estrutura radicular e o alicerce do bonsai, crescem todos os anos em comprimento e diâmetro, conduzem a seiva, são o suporte das raízes finas, também acumulam reservas mas não têm micorrizas.

 

As raízes finas existem em grande quantidade, são muito frágeis e vivem pouco tempo, por norma só crescem em comprimento mas não em diâmetro, excepto quando se transformam em raízes lenhosas,são através delas que o bonsai consegue absorver a água e os nutrientes necessários e fundamentais. As raízes finas têm micorrizas.

 

As micorrizas são associações simbióticas desenvolvidas pela raízes com alguns fungos do solo, favorecendo a absorção dos elementos nutritivos. São mais visíveis no sistema radicular dos pinus.

 

 

A ideia principal é originar o desenvolvimento de raízes cada vez mais junto do tronco principal, com o objetivo de colocá-las em forma de estrela e impedir que elas se cruzem.

 

Constatamos que a reacção do bonsai aos cortes é a produção de raízes secundárias, mais finas, sobretudo junto ao tronco.

 

Podemos cortar, moldar e direcionar as raízes mais grossas e secundárias para tentar obter um resultado satisfatório no tempo com a melhor conicidade possível da base do tronco.

 

 A poda das raízes é importante na fase do transplante, é graças ao corte e à respectiva redução das raízes principais que podemos conseguir o aumento do volume das raízes secundárias, mais finas.

 

 

De facto o bonsai, contrariamente a uma árvore na natureza, não necessita de raízes grossas (axiais) para ficar “preso” ao solo, mas sim de uma multitude de raízes secundárias (tabulares) para ajudar no desenvolvimento de uma ramificação mais intensa e mais fina. 

 

O facto de limitarmos o desenvolvimento de raízes principais também ajuda a favorecer o alargamento do nebari.


 

Qual o papel das raízes na planta?

 

O papel principal das raízes é de segurar a planta ao solo e absorver as substâncias nutritivas necessárias ao metabolismo da planta, tais como a água e os sais minerais indispensáveis para o crescimento. 

 

No caso do bonsai o papel de fixar a planta é secundário, já que  se encontra num vaso e protegido em permanência, portanto podemos tratar das raízes única e exclusivamente com objetivo estético, já que existem em quantidade suficiente para garantir a alimentação do bonsai.

 

acer buergerianum-iberbonsai-


 

Só com tempo e dedicação se consegue um nebari com raízes superficiais espectaculares.

 

 

 

O nebari é fundamental na concepção do bonsai, mais que a parte aérea, porque é nele que focamos o nosso olhar na comparação com a natureza.

 

 

Quanto mais bonito o nebari, mais velho irá parecer o bonsai.

 

Posts >

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1