
flor de Magnólia Stellata - iberbonsai
o bonsai magnólia stellata
Originária da América do Norte, é uma espécie de planta “flor de mel” que se encontra geralmente em regiões temperadas, caduca e com uma magnífica floração.
O nome do género é dedicado a Magnol, botânico francês do século VIII, que foi diretor do Jardim Botânico de Montpellier.
O bonsai magnólia stellata possui a mais pequena flor das magnólias.
No género “magnólia” encontramos mais de uma centena de espécies em forma de árvore ou arbusto, cujo flores atraem inúmeros insectos polinizadores
A magnólia é uma espécies muito antiga e foram encontrados espécimes fossilizados de quase 100 milhões de anos, são quase primitivo a olhar pela flor onde não é possível fazer a distinção entre pétalas e sépalas.
O bonsai magnólia stellata é a mais indicada das Magnólias para bonsais, pelas suas flores serem mais pequenas e as folhas relativamente fáceis de reduzir, no entanto não convém para bonsai de tamanho pequeno. Flor em forma de estrela, daí o nome “stellata”, que aparecem antes das folhas
Com um crescimento muito lento no que diz respeito ao desenvolvimento do tronco, a magnólia gosta de uma boa exposição solar. Deixar secar o substrato a superfície antes de uma nova rega, adubo equilibrado.
Poda drástica a seguir à queda das flores. Se podar muito tarde não haverá flores no ano seguinte.
Propagação por sementeira ou por estaca semi-lenhosa.
Algumas dicas para conseguir o bonsai magnólia stellata de sementeira. Contrariamente a muitas outras sementes é imperativo limpar as sementes de magnólia stellata com uma mistura com sabão e a seguir enxaguar abundantemente.
Estratificação fria de três a cinco graus centígrado. durante pelo menos cento e vinte dias.
A estratificação a frio ajuda a semente a sair do periodo de “dormencia” fragilizando o caroço, que fica mais quebradiço.
Na prática, a estratificação consista a colocar as sementes numa mistura de areia com turfa fina (metade-metade), ligeiramente humidificada, mais ou menos doze a quinze por cento.
Relembramos que é recomendável peneirar a mistura, tanto a areia como a turfa fina, antes de colocar as sementes, será assim mais fácil recuperar as sementes no fim da estratificação.
Uma vez as sementes colocadas na mistura areia-turfa, juntar tudo num saco plástico, esvaziar o ar e selar hermeticamente. Colocar o saco plástico juntamente com a mistura num local a quatro graus centígrado.
Vigiar com frequência a preparação para manter a humidade do substrato mais ou menos constante e assegurar que as sementes não comecem a germinar ou a apodrecer por excesso de humidade.
As sementes que germinaram podem ser retiradas e transplantadas, não podem ficar no substrato.
Sementeira na primavera respeitando algumas indicações que damos a seguir.
Primeiro, preparar um substrato composto por metade de areia fina, de preferência lavada, e metade de substrato a base de folhas (tipo turfa mas muito fina).
Segundo, encher os recipientes ou vasos, pisar ligeiramente com um pau ou uma tábua e repartir as sementes no substrato.
Cobrir as sementes com o mesmo substrato e colocar os recipientes ou vasos a vinte-vinte e quatro graus centígrado (à luz) durante o dia e quatorze a quinze graus centígrado durante a noite.
Podemos cobrir com um filme plástico transparente para manter a temperatura e hidrometria.
Nunca cobrir uma semente com substrato de mais de que uma vez a sua espessura.
Ler artigo sobre a sementeira do bonsai.
Transplante do bonsai magnolia stellata a cada 3 anos com Akadama Hard Quality.
É uma fase necessária e indispensável na vida do bonsai. Em Portugal, temos que aproveitar do natal até meados de fevereiro para proceder ao transplante do bonsai.
Em princípio esta operação deverá ser feita a cada três a quatro anos, o torrão deve ter uma camada de raízes a sua volta, se não tiver pode não ser o momento certo para o transplante e terá que esperar mais um ano.
O transplante do bonsai tem como finalidade a renovação do substrato que ficou mais fraco, o corte de raízes muito compridas para provocar a ramificação de raízes mais finas junto ao tronco e também dar mais espaço ao torrão.
Podemos aproveitar também para corrigir a posição do bonsai no vaso.
O bonsai magnólia stellata não sendo um bonsai indispensável numa colecção, merece toda a nossa atenção por causa da sua abundante e esplêndida floração.
o bonsai magnólia stellata aguenta até quinze graus negativos.
Mas sempre convém proteger o torrão e os vinte primeiros centímetros da planta com turfa ou palha a partir dos cinq-sete graus negativos.
Tem uma tendência natural a que as raízes sobressaiam do torrão, neste caso é difícil conseguir um nebari digno deste nome, mas em contrapartida podemos conseguir um exemplar com raízes expostas muito engraçado.
Siga os nossos artigos sobre bonsais e partilhe a nossa paixão.
📆 actualizado em 08-04-2022