IBERBONSAI.pt ::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
Bonsai Eugenia Myrtifolia

                        Bonsai eugenia myrtifolia 5 anos-iberbonsai-

 

 

Bonsai Eugenia Myrtifolia - Syzygium Paniculatum

 

Originário das florestas húmidas da Austrália e ambiente ameno, a Eugenia é uma planta de folha perene, brilhante, simples e alongada de cor verde-escuro na parte superior e verde mais claro na parte inferior, popularmente conhecido como cereja magenta por causa da cor do seu fruto.

As folhas jovens são particularmente notáveis devido a sua cor acobreada, entre o vermelho e laranja, podendo adquirir diferentes tonalidades ao longo do ano.

Flores brancas e franjadas crescendo em pequenos cachos que vão dar origem a um pequeno fruto arroxeado com cerca de 2 cm, decorativo e comestível com sabor parecido ao de algumas maçãs.

 

Bonsai muito ramificado e compacto, de madeira dura, com ampliação do tronco muito lenta, mas com crescimento muito rápido dos ramos novos no período de desenvolvimento.

 

O bonsai Eugenia Myrtifolia é um bonsai de exterior de fácil cultivo. É recomendado para iniciante.

 

Pertence a familia Myrthus, que provém do grego Mythos, antiga espécie cultivada e mencionada na bíblia.

 

Não confundir com Eugenia Uniflora (Pitangueira), de tronco liso de cor beje-acinzentado e com frutos maiores parecidos com pequenas abóboras. Produz muito mais fruto que Eugenia Myrtifolia e sobretudo mais saboroso.

 

Exposição: necessita de muita claridade podendo apanhar sol directo no verão nas primeiras e últimas horas do dia. Convém proteger com uma rede de sombra nas horas mais quentes. Cuidado com o frio e o gelo, proteger ou resguardar a partir de 2-3º C negativo.

 

Rega: como todos os bonsais é conveniente deixar secar a terra á superfície do torrão antes de voltar a regar, mas cuidado o bonsai Eugenia Myrtifolia necessita de muita água e no verão pode ser necessário regar duas vezes ao dia.

Rega moderada no inverno e evitar deixar as raízes constantemente húmidas para não favorecer o apodrecimento.

A rega do bonsai é o passo principal para o sucesso... leia mais no nosso artigo original - como regar o bonsai

 

Poda: no início da primavera e durante todo o período de crescimento. Pinçagem com os dedos ou com uma tesoura fina para manter a formação da copa, evitando cortar os brotos onde nascerão as flores. Poda de estruturação no inverno.

A poda de estruturação permite manter a árvore compacta e definida ... ver artigo original sobre a poda de estruturação.

A Eugenia suporta bem as podas drásticas.

 

Aramação: a aramação do bonsai Eugenia Myrtifolia é possível quase todo o ano excepto durante a fase de repouso vegetativo e de dormência.

Deve-se aramar com muito cuidado por causa da fragilidade dos ramos, muito quebradiços.

Como em todas as espécies de bonsais é importante vigiar permanentemente o arame para não ferir a casca.

 

Transplante: efectura o transplante a cada 3 anos no início da primavera, o torrão deve ter uma camada de raízes á sua volta, caso contrário aguardar mais um ano para efectuar a operação.

Privilegiar um substrato a base de Akadama Hard Quality misturado com pedra vulcânica ou Pomice. O substrato deve ser o mais drenante possível.

Leia o nosso artigo original sobre o substrato para bonsai.

 

Escoher um vaso com pouca altura, as raízes da Eugenia são facilmente controláveis.

Descubra como escolher o vaso certo para o bonsai.

 

Fertilização: de Fevereiro até fim de Setembro com um adubo líquido especial bonsai e uma vez em Novembro com um adubo orgânico como o Biogold.

É aconselhável aplicar o Biogold líquido uma vez por mês de Março até fim de Julho.

 

Multiplicação do bonsai Eugenia Myrtifolia por sementeira ou estaca.

Relembramos que a sementeira é sempre o método mais indicado para obter um nebari mais bonito.

 

Estilos mais utilizados: Chokkan com tronco bem definido que vai afunilando até ao topo da árvore e Hokidashi, os galhos seguem em todas as direções formando e abrindo-se como um leque.

 

Curiosidade: o cravo-da-Índia com o seu forte poder aromático e muito utilizado em cozinha é também um Syzygium: Syzygium Aromaticum.

 

Como já referimos o bonsai Eugenia Myrtifolia assim como Eugenia Uniflora são de fácil cultivo e particularmente indicados para iniciantes.

 

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2021

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1 UA-144250790-1