Como conseguir um bonsai a partir de estaca.
Existem vários métodos de multiplicação que podemos pôr em prática para conseguir um bonsai como por exemplo: sementeira, estaquia, enxertia, alporquia, in vitro ...
O que é uma estaca de bonsai
A multiplicação por estaca consiste em aproveitar uma parte de um vegetal seja tronco, broto, folha, raiz, cujo principal objectivo é a obtenção de raízes para dar início a uma nova planta. A estaca vai produzir as suas próprias raízes.
Uma estaca é um fragmento que foi cortado de uma planta e que se desenvolve conservando os seus próprios caracteres. Uma planta pode, portanto, ser fragmentada ou dividida e produzir novos indivíduos absolutamente semelhantes a ela. A propagação por estaca ou vegetativa, preserva integralmente os caracteres das variedades ou seja caracteres do pé-mãe. Ao contrário, a reprodução por sementeira que, obviamente, mantém as características específicas, ou seja como espécies, mas não mantêm os caracteres da variedade a menos que sejam corrigidos; isto é, se eles pertencerem a linhas puras obtidos pelo método de cultura selectiva durante muito tempo.
Ler artigo original sobre a estaquia do bonsai