IBERBONSAI.pt

::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA

ÁREA DE CLIENTE

963 907 899

DESCUBRA:

NOVIDADES

Conheça as nossas novidades

NEWSLETTER
iberbonsai-pragas-do-bonsai-

 

as pragas do bonsai

 

 

Se o bonsai está doente ou debilitado, muitas vezes a causa principal provém de um desequilíbrio fisiológico.

 

O que é o desequilíbrio fisiológico?

 

É a consequência de uma má manutenção do bonsai como por exemplo, uma exposição com luz insuficiente, a rega em excesso ou a falta dela, a falta de nutrientes, o substrato inadequado...

 

 

Regra de ouro para evitar as pragas do bonsai:

 

Para evitar e minimizar ao máximo as pragas e doenças, o bonsai deve ter as melhores condições ambientais possíveis, um tratamento regular, tudo ao longo do ano, só assim poderá intervir rapidamente para corrigir o elemento que está a falhar.

 

As anomalias que provocam as doenças no bonsai quase sempre são relacionadas com uma ou mais falhas :

 

Por excesso ou insuficiência de água ou humidade:

 

- com pouca água verificamos a queda das flores, as folhas ficam amarelas e com os bordos secos e castanhos, as folhas estão moles e o crescimento é nulo.

 

- com muita água as flores encontram-se meladas, as folhas amarelas com pontas castanhas, moles e podres de cor muito escura. O substrato está melado.               

 

A rega é fundamental no sucesso do bonsai, nem pouco nem muito, mas o suficiente e sobretudo quando é necessário.

 

 

Por excesso ou insuficiência de nutrientes:

 

- com muito adubo, nos dias seguintes caem as folhas que ficam de cor castanhas como queimadas, as folhas que resistem tornam-se muito grandes.

 

- com pouco adubo nota-se manchas de cor brancas ou amarelas, de forma irregular nas folhas, as nervuras da folha são de um verde pronunciado e o restante amarelo pálido.

                      

O adubo é indispensável, é a "comida" que o nosso bonsai está precisando e mais uma vez nem pouco nem muito, mas com a dosagem recomendada na embalagem consegue-se uma boa alimentação, o segredo está no equilíbrio e não exagerar nas vitaminas e outros produtos que podem desequilibrar a fórmula do adubo.

 

 

Por deficiência ou excesso de luz

- com pouca Luz a floração é escassa ou nula, as folhas inferiores ficam amarelas, constata-se uma grande separação entre as folhas que ficam pálidas e moles.

- com muita luz as folhas murcham e apresentam-se retorcidas com manchas secas de cor castanhas..

 

 

 

Por temperatura inadequada

 

- com muito frio a floração é nula, as folhas encontram-se pálidas, retorcidas e castanhas.

 

- com muito calor nota-se a queda prematura das flores e as folhas ficam murchas de cor verde claro.


 

 

As pragas mais comuns em bonsai são o pulgão e a cochonilha.

 

 

 

 

 

O Pulgão sobre bonsai  é a praga mais comum, preto ou verde, os ovos hibernam debaixo da casca e é principalmente na Primavera que se pode descobrir os insectos nos brotos novos do bonsai.

 

Fácil de detectar com uma simples observação, podemos ver colônias de pulgões a volta dos brotes alimentando-se da seiva.

 

Por norma tem sempre um pó preto onde os pulgões andam, é um fungo que apareça em consequência dos sucos que os pulgões produzem.

 

O Pulgão elimina-se com insecticida sistémico e de contacto. Como qualquer tratamento convém primeiro umidificar a folhagem antes de aplicar o produto e sempre repetir a aplicação 14/15 dias depois.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a Cochonilha sobre bonsai

 

É um insecto envolto em algodão branco que se esconde nas partes mais difíceis. Assim que detectar a presença destes insetos isolar de imediato o bonsai.

 

Limpar com uma escova de pêlos macios todas as partes infestadas e aplicar um inseticida anti-cochonilha. Repetir a aplicação  7/10 dias depois até à eliminação total dos insectos.

Respeitar sempre a distância de pulverização indicada no produto para evitar queimaduras nas folhas do bonsai. Utilize sempre embalagens sem gás.

 

Se vigiar todos os dias o seu bonsai com muito atenção, poderá desde do primeiro dia retirar de imediato o(s) broto(s) com presença de piolhos ou cochonilha, assim evitará a proliferação e não será necessário a aplicação de qualquer produto fitofarmacêutico.

 

 

 

 

 

 

Recomendações para evitar as pragas no bonsai:

 

Manter sempre a alimentação do bonsai o mais equilibrado possível. Os adubos especiais para bonsai contém  os nutriente e micro-nutrientes suficientes para um bom equilíbrio.

Por esta razão, tenha muito cuidado antes de aplicar qualquer suplemento, porque corre o risco de desequilibrar a fórmula do adubo.

 

Só assim se podem evitar doenças e pragas no bonsai.

Evite ao máximo a aplicação de produtos de tratamento (produto fitofarmacêutico) para não poluir  o meio ambiente.

 

Ajudar o planeta compete a cada um de nós.

 

ler também:

"o meu bonsai está a morrer >

"a rega do bonsai" >

 

 

 

Cláusula 7ª (Propriedade)

1. Todo o conteúdo deste website são propriedade da Iberbonsai.

2. Estão por isso proibidos qualquer utilização, reprodução, menção total ou parcial dos seus conteúdos e constituem um crime quando efectuadas sem a autorização prévia da Iberbonsai. 

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1