IBERBONSAI.pt

::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA

ÁREA DE CLIENTE

963 907 899

DESCUBRA:

NOVIDADES

Conheça as nossas novidades

NEWSLETTER
iberbonsai-poda-do-bonsai-

 

A poda do bonsai, porquê, como e quando?

 

A poda do bonsai é uma intervenção imprescindível.

 

Porquê podar o bonsai?

 

O bonsai é uma planta natural e mesmo que esteja limitado num pequeno vaso irá sempre crescer e desenvolver-se, é um fenómeno natural. A mesma planta cultivada na terra irá crescer em altura e poderá atingir um porte exceptional. 

No espírito do bonsai, temos que manter a planta numa escala reduzida para imitar um exemplar na natureza.

A poda faz parte do processo de miniaturização da planta em conjunto com o reduzido espaço deixado no vaso.

 

Atenção: não convém fazer a poda de manutenção dos pinus e juniperus com tesoura ou qualquer outra ferramenta, pode deixar marcas indesejáveis, é preferível efectuar a “pinçagem em verde” com os dedos, consiste em cortar os brotos com as unhas. 

 

Só no inverno na poda de estruturação utilizamos ferramenta como tesoura ou alicate.

 

 

 

iberbonsai - poda de manutenção do bonsai

 

 

 

Como podar o bonsai?

 

Existem dois tipos de poda:

 

A poda de estruturação que consiste em definir as bases gerais do tronco e dos ramos principais, elementos decisivos para transmitir a percepção que o autor quer dar ao seu bonsai: força, elegância, ligeireza, movimento… poda que também pode ser realizada ao mesmo tempo que o transplante e assim aproveitar para conseguir o equilíbrio entre a parte aérea e a parte radicular.  

 

A poda de manutenção, mais leve que a poda de estruturação que equivale em cortar os ramos novos, regra geral quando o bonsai tiver seis folhas novas deixar apenas as duas primeiras. A principal característica da poda de manutenção é de manter o aspecto visual do bonsai, conforme foi definido pela poda de estruturação.


 

 

Quando podar o bonsai?

 

Em Portugal a poda de estruturação realiza-se de Dezembro até fim de Fevereiro, em regra geral aproveita-se o estado de seiva descendente ou estagnante (afim de não desperdiçar a seiva).

 

Nunca se deve podar uma árvore debilitada.

 

O ideal é efetuar a poda uma ou duas semanas após a queda das folhas.

 

A poda de manutenção pode ser praticada a qualquer momento do ano, consoante a espécie e as respectivas condições ambientais (interior ou exterior).

 

Aplicar sempre uma pasta cicatrizante nos cortes maiores, ajuda a cicatrização e impede a entrada de fungos.

 

 

 

 

 

Tesoura Grossa 190 mm Japão - iberbonsai

 

 

Nota: seja na poda de formação ou de manutenção, devemos sempre cortar o ramo acima de um broto que vai crescer do lado exterior da árvore e não do lado interior (em direção ao tronco principal) para evitar o cruzamento dos ramos entre eles e que prejudicaria a estética do bonsai.

 

A poda das raízes é também importante na fase do transplante, é graças ao corte e à respectiva redução das raízes principais que podemos conseguir o aumento do volume das raízes secundárias, mais finas. De facto o bonsai, contrariamente a uma árvore na natureza, não necessita de raízes grossas para ficar “preso” ao solo, mas sim de uma multitude de raízes secundárias para ajudar no desenvolvimento de uma ramificação mais intensa e mais fina. 

O facto de limitar o desenvolvimento de raízes principais também ajuda a favorecer o alargamento do nebari, (expressão japonesa que significa raízes rasantes).

Na natureza um dos aspetos mais bonitos de uma árvore são as raízes que transmitem a força desenvolvida para segurar a árvore ao solo. 

Chama-se nebari a base do tronco juntamente com as raízes superficiais.

 


 

 

Para realizar um bom trabalho devemos utilizar a ferramenta apropriada :

 

- tesoura fina de poda, para aceder dentro da copa do bonsai, ou

- grossa para cortar ramos maiores ou cortar raízes na fase de envasamento.

- Alicate de corte côncavo para retirar gomos junto ao tronco para não crescer mais, Alicate côncavo recto para disfarçar o corte nos ramos. Tesoura-Pinça ou desfolhador para retirar as folhas nos bonsais como Aceres, Liquidambar…

 

Qualquer ferramenta deve estar sempre limpa para não transmitir ou propagar doenças, utilizar um óleo fino para lubrificar  ajuda a manter e a prolongar a vida da ferramenta.

 

 

Em conclusão, a poda do bonsai faz parte do trabalho contínuo 

e indispensável para uma boa sanidade da planta , é por isso um passatempo extraordinário, relaxante e estimulante que nunca tem fim é muito gratificante ver o bonsai crescer e desenvolver-se, de acordo com o talento de cada um.

 

A poda do bonsai é sinônimo de "ARTE".

 

ler mais sobre a "poda de estruturação"

 

veja também o nosso artigo sobre a "fertilização do bonsai"

 

 

Cláusula 7ª (Propriedade)

1. Todo o conteúdo deste website são propriedade da Iberbonsai.

2. Estão por isso proibidos qualquer utilização, reprodução, menção total ou parcial dos seus conteúdos e constituem um crime quando efectuadas sem a autorização prévia da Iberbonsai. 

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1