Como aramar o bonsai
A estilização ou formação do bonsai consegue-se principalmente com a poda e com aramação.
A aramação do bonsai consiste em enrolar um arame de alumínio em volta do tronco ou de um ramo para modificar a sua direcção, tendo em vista a definição da forma pretendida.
Convém aplicar o arame sem apertar demasiado para não marcar a casca do ramo, por norma deixamos um espaço livre entre o arame e a casca.
Com o tempo é importante vigiar o impacto do arame e removê-lo antes deste ficar cravado na casca da árvore.
Para colocação de arame mais grosso é recomendado envolver o ramo com rafia antes de colocar o arame a fim de não danificar o ramo ao curvá-lo.
O arame tem de ter um apoio para ser eficaz, deve-se começar a colocar o arame no torrão e enrolar a volta do tronco ou nos primeiros ramos mais baixos.
Para os ramos superiores começar a partir do tronco ou a volta de um ramo mais grosso, respeitando sempre um ângulo de 45º, começando sempre pelo ramo mais grosso e seguindo até o ramo mais fino.
Dica:
O arame deve vir de cima para baixo para dobrar o ramo para cima e de baixo para cima para dobrar o ramo para baixo.
Nunca devemos cruzar os arames para evitar a estrangulação do ramo do bonsai e nunca devemos efectuar o transplante de um bonsai que foi severamente aramado.
Para retirar o arame sem ferir a casca do bonsai é aconselhável utilizar uma ferramenta adequada. O corta-arame permite cortar o arame em secções muito pequenas sem marcar o ramo.
Leia mais sobre "como aramar o bonsai">