
A aramação do bonsai
A colocação do arame tem uma importância fundamental na estética do bonsai.
É a operação que permite orientar e dirigir os ramos, processo determinante na estilização que pretendemos dar ao nosso bonsai, dando a harmonia e mais especificamente o estilo desejado.
A aramação do bonsai consiste em enrolar um arame
de alumínio anodizado ou de cobre (cozido) em volta do tronco ou de um ramo para modificar a sua direcção, tendo em vista a definição da forma pretendida.
O arame tem de ter um apoio para ser eficaz, deve-se começar a colocar o arame no torrão directamente e enrolar em volta do tronco ou dos primeiros ramos (mais baixos).
Para os ramos superiores começar a partir do tronco ou à volta de um ramo mais grosso, respeitando sempre um ângulo de 45º começando sempre pelo ramo mais grosso e seguindo até ao ramo mais fino.
Truque: o arame deve vir de cima para baixo para dobrar o ramo para cima e de baixo para cima para dobrar o ramo para baixo.

arame de alumínio anodizado de 1mm até 8 mm -iberbonsai-
Por norma utilizamos um arame com 30 % do diâmetro do ramo que queremos moldar, por exemplo um ramo com 10 mm de diâmetro = um arame com 3 mm de diâmetro. Basta
fazer um teste e ver se o arame segura o ramo ou se é o contrário, neste caso muda-se para um arame mais grosso.
O comprimento do arame corresponde +/- a duas ou três vezes o comprimento do ramo a moldar.
Numa primeira fase coloca-se o arame em todos os ramos que queremos direcionar e só depois começamos a moldar e a estilizar o bonsai conforme pretendido.
A aramação do bonsai exige muito cuidado no manuseamento
e na forma de moldar o ramo, pois algumas espécies são muito frágeis e podem quebrar com facilidade como é o caso da azálea.
É necessário estarmos atentos, sobretudo na época de crescimento, para prevenir ferimentos desnecessários na casca causados pelo arame.
Basta retirar o arame e voltar a colocar para evitar este tipo de situação.
Em regra geral deixa-se o arame no máximo quatro meses nas folhosas e de oito a doze meses nas coníferas.

Corta arame YAGI-200-iberbonsai-
Para retirar o arame sem ferir a casca do bonsai é aconselhável utilizar uma ferramenta adequada.O corta- arame, permite cortar o arame em secções muito pequenas sem marcar o ramo do bonsai.
Tentar recuperar o arame sem o cortar não é muito aconselhável, primeiro porque pode danificar o ramo e segundo o arame recuperado não será fácil de reutilizar.
Com alguma paciência e prática se conseguirá colocar o arame na perfeição, no entanto é uma tarefa imprescindível para uma boa estruturação do bonsai.
Além da aramação do bonsai com arame de alumínio
existe também um outro sistema para moldar o bonsai com arame, consiste em esticar um arame a partir do ramo que pretendemos orientar até ao torrão, o objectivo é simular uma forma de tensor para obrigar o ramo a permanecer na direcção desejada.
Mas cuidado, esta operação deve ser feita com minúcia, não se pode executar a tensão de uma só vez, mas sim progressivamente, por exemplo uma vez por semana aplicar mais força na tensão.