IBERBONSAI.pt

:: rega do bonsai, a rega do bonsai, A água é essencial para qualquer tipo de vida, mas no caso do bonsai, cuidado com a falta ou o excesso de água. A rega do bonsai é o passo principal para o sucesso.
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
Todos
ARTIGOS SOBRE BONSAIS

rega do bonsai

20 Jul 2020 | ARTIGOS SOBRE BONSAIS

a rega do bonsai

 

regador 3 litros iberbonsai

A rega do bonsai

 

Porquê regar o bonsai?

 

 

A água é essencial para qualquer tipo de vida, mas no caso do bonsai, cuidado com a falta ou o excesso de água

 

 

A rega do bonsai é o passo principal para o sucesso

 

Como o vaso do bonsai é muito reduzido logo não possui grande reserva de água e nutrientes, se não regar o bonsai antes de a terra secar por completo, as raízes vão também enfraquecer e poderá constatar que as folhas ficam murchas e a caiem, o bonsai pode acabar por morrer!

Se as raízes não ficarem completamente desidratadas ainda poderá salvar o bonsai com uma rega abundante de seguida.

 

Em contrapartida o excesso de água também pode acontecer e é igualmente prejudicável ao  bonsai que não poderá ficar constantemente num substrato húmido.

 

É por isso que aconselhamos sempre o uso da Akadama, substrato ideal para o envasamento do bonsai e com a particularidade de ser mais fácil distinguir quando está seco (mais claro) ou humido (mais escuro), facilitando assim a tarefa de quem tem a responsabilidade da rega.

O substrato deve ser adaptado a cada espécie e idade da árvore, não se pode utilizar a mesma mistura nem a mesma granulometria para um Pinus ou para uma Azálea .

Para garantir uma boa drenagem o substrato deve ser composto de grãos de tamanhos diferentes, de +/- 2 mm a 10/15 mm, porque é no espaço criado entre os grãos que vai circular o ar e a água.

Cada grão de substrato absorve e retém a água com os respectivos elementos nutritivos, assim quanto maiores os espaços (grão grosso) maior a quantidade de ar e água que pode circular.

Num substrato com grãos muito finos corre-se o risco do apodrecimento das raízes por asfixia, devido a estagnação da água.

Um bom substrato é aquele que absorve a água por capilaridade (como uma pedra de açúcar) e que consegue retê-la sem por isso ficar encharcado, libertando o excesso que poderia provocar a asfixia das raízes.

Ao regar, o bom substrato deve apenas reter a quantidade de água que o grão pode absorver, deixando evacuar o resto pelos furos do vaso.

Também não pode perder qualidade ao fim de poucos meses, ficando empapado ou reduzido a pó. Deve estar são e limpo, não conter nenhum resíduo nem micróbios ou bactérias.

 

Um bom substrato não deve ser nutritivo, quer isso dizer que não pode conter nutrientes, assim será mais fácil controlar a fertilização.

É por isso que aconselhamos sempre a utilização de akadama hard quality, é o substrato ideal para  bonsais.

Com PH neutro de 6,5 a 6,9. É insubstituível.

É uma argila japonesa de origem vulcânica, composta por grãos reconstituídos e sem nutrientes. Primeiro a argila é esmagada, cozida e após tratamento e secagem, tem uma estrutura homogênea.

Particularidade: a Akadama quando sêca é de cor clara e quando húmida é de cor escura, facilitando assim a tarefa da rega.

 

As vantagens da Akadama são evidentes: drenagem perfeita, conserva a humidade, deixa circular o ar e a água, retém os nutrientes que, como já vimos, são elementos fundamentais para o crescimento do Bonsai.

  

A chave: frequência e qualidade.

 

Leia mais>

 

Produtos Relacionados com este Artigo


Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1