IBERBONSAI.pt

::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
iberbonsai-o-repouso-do-bonsai-

 

 

 

O repouso do bonsai.

 
 

Em certas regiões começa em meados de Agosto, na realidade é quando os dias começam a ficar mais curtos e também menos quentes, a vegetação vai reduzindo de intensidade, aí estamos com seiva descendente, a seiva já não transporta os açúcares inicialmente produzidos pela fotossíntese, já que as folhas estão a perder intensidade.

O repouso do bonsai não tem data marcada no calendário,

depende do ano, há anos mais quentes e anos  mais frios ou mais chuvosos, apenas a diminuição do tempo de claridade e a maior ou menor amplitude térmica podem fazer a diferença. Por isso  o repouso pode começar no fim de Agosto com um verão muito seco ou no fim de Setembro se for um ano com muito calor mas muito húmido.

 

Nota: aproveitamos o fim do verão para fazer estacas semi-lenhosas da maioria das espécies de bonsais perenes e coníferas, é a altura perfeita para aproveitar a madeira meia-madura.

Veja com conseguir um bonsai a partir de estaca.


 

Quando começar a queda das folhas nas árvores caducas, será  altura de fazer uma pausa na adubação e dar algum descanso ao nosso bonsai. A aplicação de adubo nesse período não é prejudicial ao bonsai, mas estamos a gastar dinheiro sem necessidade.

Assim que as folhas começam a mudar de cor, significa  que o bonsai já não necessita de muito alimento (adubo), já se está a preparar para a época de repouso.

Convém também reduzir o sombreamento nos bonsais de exterior, 15 a 20% de sombra chegam perfeitamente no outono / inverno. O excesso de sombra no inverno é prejudicial à vida do bonsai, a fraca intensidade luminosa pode provocar o aparecimento de fungos e respectivo apodrecimento das raízes.

 

Durante este período, aproveitamos para limpar os vasos, assim como a parte superficial do substrato retirando as ervas daninhas que cresceram no fim do verão.

Na árvore em si, podemos limpar, retirar alguns ramos secos e podar ramos que cresceram de forma desproporcionada. Convém limpar o tronco e respectivos ramos cobertos com musgo, o musgo em si não é prejudicial mas o bonsai fica com um aspecto mais envelhecido.

Aplicar um produto fitossanitário contra os insectos que aproveitam o inverno para se esconderem na casca das árvores ou por trás das folhas, principalmente a cochonilha, ou, pelo menos, vigiar para que não haja nenhum insecto  escondido e se for o caso, convém retirá-lo.

 

Em Novembro começar a aplicar um adubo orgânico (Biogold) que  começará a actuar trinta dias depois da aplicação e prolongará a sua actuação durante mais 60 dias.

O Biogold é um adubo orgânico em granulado com formato triangular, limpo, 100% natural e não tóxico, especialmente indicado para Bonsai. O adubo orgânico biogold original tem uma combinação equilibrada de nutrientes,  vitaminas e minerais que fornece tudo o que o seu bonsai necessita para um crescimento saudável e vigoroso.

Não haverá necessidade de aplicar outros fertilizantes ou vitaminas.

 


 

O repouso do bonsai é uma fase importante antes do inverno e da queda total das folhas, altura propícia para a poda de estruturação.

A poda de estruturação consiste em definir as bases gerais do tronco e dos ramos principais, elementos decisivos para transmitir a percepção que o autor quer dar ao seu bonsai: força, elegância, ligeireza, movimento… poda que também pode ser realizada ao mesmo tempo que o transplante e assim aproveitar para conseguir o equilíbrio entre a parte aérea e a parte radicular. 

Saiba mais acerca do transplante do bonsai >

Por norma em Portugal a poda de estruturação realiza-se de Dezembro até fim de Fevereiro, em regra geral aproveita-se o estado de seiva descendente ou estagnante (afim de não desperdiçar a seiva). O ideal é efetuar a poda uma ou duas semanas após a queda das folhas.

 

Nunca se deve podar uma árvore debilitada.

O repouso do bonsai é uma fase imprescindível e que devemos respeitar.

Importante também, é não esquecer de regar, o bonsai mesmo numa situação de repouso necessita de uma certa taxa de humidade para viver,  vigiar com regularidade se o torrão está suficientemente húmido, mas claro, sem excesso para não provocar o apodrecimento das raízes.

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1