IBERBONSAI.pt

::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA

ÁREA DE CLIENTE

963 907 899

DESCUBRA:

NOVIDADES

Conheça as nossas novidades

NEWSLETTER
iberbonsai-o-meu-bonsai-está-a-morrer-

 

O meu Bonsai está a morrer, o que fazer?

 

 

 

Regra geral o bonsai não morre por ele mesmo! Provavelmente houve descuide e/ou erros da sua parte. A seguir vamos analisar os pontos cruciais para conseguir com sucesso um bonsai cheio da saúde e de vida.

 

Para começar devemos tirar da cabeça que um bonsai é difícil de cuidar, antes de mais é uma planta.

Na maioria das vezes o bonsai está a morrer no primeiro mês de aquisição.

 

 

 

Identificação:

 

Numa primeira fase é bom saber qual o tipo de bonsai que adquirimos, se é de interior ou de exterior. As necessidades de um bonsai de interior são diferentes de um bonsai de exterior. Por isso terá de adaptar os cuidados específicos ao seu bonsai.

Existem muito pouco bonsai de interior como poderá ver na categoria "bonsai tropical", são principalmente : Ficus, Carmona,Sageretia, Serissa e Ulmus. Sendo os três últimos também bonsai de exterior nas zonas mais quentes.

 

 

1º erro: falta ou excesso de água

 

O vaso do bonsai é muito reduzido e consequentemente não possui grande reserva de água e nutrientes, se não regar o bonsai antes de a terra secar por completo, as raízes vão também secar e poderá constatar que as folhas estão a secar e a cair, o seu bonsai vai morrer!

Se as raízes não ficar completamente desidratadas poderá salvar o seu bonsai com uma rega abundante á seguir.

Em contrapartida o excesso de água também pode acontecer e é igualmente prejudicável ao seu bonsai que não pode ficar constantemente num substrato húmido. É por isso que aconselhamos sempre o uso da Akadama, substrato ideal para o envasamento do bonsai.

 

 

 

Quando devemos regar o bonsai?

 

Varia segundo a época do ano. Convém sempre deixar secar a terra à superfície da taça antes de regar. Importante também, regar com um regador de ralo fino.

Ou para os menos experientes é preferível introduzir a taça completamente na água durante alguns minutos.

 

 

Porquê regar o bonsai?

 

Relembramos que a água é essencial para qualquer tipo de vida.
As plantas que vivem em vaso dependem de nós para crescer. As raízes precisam de água e de ar e por isso é indispensável deixar secar o substrato entre cada rega.

 

A chave: frequência e qualidade. 

 

Quando regar?

 

O número de vezes que devemos regas dependerá do tipo de bonsai, da qualidade do substrato, da intensidade do sol que a planta recebe, etc.

Por norma só regamos quando a terra a superfície começar a secar, (nota-se pela cor mais pálida do substrato).

 

 

 

2º erro: localização

 

O bonsai de interior (e já vimos que não são muitos) deve ficar perto de uma janela com bastante claridade, de preferência do lado sul e terá que o rodar de 2 em 2 dias para apanhar a luz de todos os lados.

 

O bonsai de exterior necessita de uma exposição com muita claridade e abrigado dos ventos fortes, Convém ter uma protecção no verão com rede de sombra pelo menos das 11 horas até as 17 horas.

 

 

3º erro: a luz

 

A maioria dos bonsais de interior são plantas tropicais e precisam de muita luz, mas as nossas casas nem sempre têm luz suficiente, por isso temos que preferir sempre colocar o nosso bonsai perto de uma janela.

 

 

4º erro: não respeitar a natureza

 

A poda de formação e o transplante não se podem fazer a qualquer altura mas sim no final do ano até fim de Fevereiro para o bonsai de exterior e até fim de Março para o bonsai de interior.

 

Porquê podar o bonsai?

 

O bonsai é uma planta natural e bem que limitado num pequeno vaso sempre vai crescer e desenvolver-se, é um fenómeno natural. A mesma planta cultivada na terra cresce em altura e   pode atingir um volume exceptional. No espírito do bonsai, temos que manter a planta numa escala reduzida para imitar um exemplar na natureza.

A poda faz parte do processo de miniaturização da planta em conjunto com o reduzido espaço deixado no vaso.

 

 

 

Em princípio o transplante é realizao a cada 3 a 4 anos, o torrão deve ter uma camada de raízes a sua volta, se não tiver pode não ser o momento certo para o transplante e terá que esperar mais um ano.

 

O transplante do bonsai tem como finalidade a renovação do substrato que ficou mais fraco, o corte de raízes muito compridas para provocar a ramificação de raízes mais finas junto ao tronco e também dar mais espaço ao torrão.

 

ler mais sobre o transplante do bonsai >

 

 

 

Para concluir o nosso artigo sobre o bonsai está a morrer,

relembramos aqui que é vital regar o bonsai quando e como deve ser, é imprescindível proporcionar as condições ótimas relativamente a localização e a luz e por fim, nunca esquecer que o bonsai é antes de mais uma planta natural e por isso devemos respeitar o que a natureza nos ensino.

 

 

 

Cláusula 7ª (Propriedade)

1. Todo o conteúdo deste website são propriedade da Iberbonsai.

2. Estão por isso proibidos qualquer utilização, reprodução, menção total ou parcial dos seus conteúdos e constituem um crime quando efectuadas sem a autorização prévia da Iberbonsai. 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1