IBERBONSAI.pt

::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
iberbonsai-o-bonsai-é-um-passatempo-saudável-

 

                                 Torri 

Portão tradicional japonês ligado à tradição xintoísta que assinala a entrada ou proximidade de um santuário

O bonsai é um passatempo saudável.

 

Muito tempo em casa e não sabe como ocupar o tempo, o bonsai é um motivo perfeito.

De mãos dadas com a natureza, descubra como o bonsai é um passatempo interessante e muito saudável que ajuda a manter o espírito e a mente sã e uma vida equilibrada. 

 

 

O bonsai é Felicidade, o bonsai é a relação do ser humano com a Natureza. É uma obra de arte muito antiga, sagrada e propicia a meditação, é uma terapia que em muitos casos pode ajudar as pessoas a ultrapassar os seus problemas.

O bonsai é o passatempo saudável e perfeito.

O ser humano necessita de um ambiente Natural ao seu redor para viver em paz, coisa que hoje em dia, quase desapareceu do nosso quotidiano.

Uma planta viva é um objecto fundamental no equilíbrio de cada um de nós e tratar de um bonsai é trazer Harmonia ao nosso lar..

 Além disso, é um excelente hobby, o bonsai é uma obra de arte em permanente desenvolvimento cujo autor irá usar a sua imaginação.

 O Bonsai é o passatempo perfeito, traz natureza, felicidade e harmonia.

 O espírito e a arte do bonsai.

O bonsai convida à contemplação, à tranquilidade, dá uma sensação de calma  como a simples observação de uma árvore, a escuta do vento nos ramos ou do sussurro da água num rio, a admiração do pôr-do-sol.

São métodos muito simples de relaxar a mente e restabelecer uma ligação com a Natureza.

O bonsai é a relação vital do ser humano com a Natureza. A arte do bonsai consiste em formar uma árvore para que se mantenha pequena, mas com todas as características para parecer uma árvore muito antiga. É a réplica fiel de uma árvore na natureza, mas com tamanho reduzido.

O processo pode perdurar várias gerações, visto o bonsai ser uma planta viva, sempre em crescimento, a sua respectiva formação nunca será considerada como terminada e definitiva.

A formação do bonsai consegue-se principalmente com a poda, com ferramentas apropriadas e a aramação com arame de cobre ou de alumínio anodizado para dar a forma desejada.

A colocação do arame tem uma importância fundamental na estética  do bonsai.

É a operação que permite orientar e dirigir os ramos, processo determinante na estilização que pretendemos dar ao nosso bonsai, dando a harmonia e mais especificamente o estilo desejado.

 A aramação do bonsai consiste em enrolar um arame de alumínio anodizado ou de cobre (cozido) em volta do tronco ou de um ramo para modificar a sua direcção, tendo em vista a definição da forma pretendida.

A formação de um bonsai nunca está terminada, todos os anos devemos proceder a determinadas tarefas a fim de, em primeiro lugar, conseguir manter vivo o bonsai e segundo, obter o modelo e estilo pretendido.

Na iberbonsai temos plantas como as mudas para começar a prática desta arte a partir do início, pré-bonsai com particularidade própria para chegar a bonsai e bonsais cuja a estilização já está definida, bastando manter o formato com a poda, para continuar o processo ou então modificar com aramação para dar um toque mais pessoal ao bonsai.

Tratar de um bonsai é propiciar um passatempo saudável. O bonsai é um ser vivo e por isso a pessoa que trata dele terá que se preocupar diariamente com a saúde do “mais pequeno da casa”. Não ocupa muito tempo, mas requer alguma atenção regular em relação à rega.

tesoura fina 190 mm - iberbonsai

 

A cada estação do ano devem realizar- se alguns trabalhos específicos no bonsai.

Na primavera, quando o bonsai começa a brotar será o momento  ideal para a poda, tarefa imprescindível para manter o formato do bonsai. Acrescenta-se adubo líquido na água da rega.

No verão vigia-se a rega que deverá ser mais regular e colocar uma rede de sombra nos bonsais.

No outono, mudar para um adubo orgânico. Manter o bonsai limpo de folhas secas e ervas daninhas.

No fim do ano com a seiva parada, será a altura ideal para proceder à poda de estruturação, assim teremos a garantia de não enfraquecer o bonsai. 

A poda de estruturação do bonsai permite manter a árvore compacta e definida.

A poda de estruturação do bonsai consiste em definir as bases gerais do tronco e dos ramos principais, elementos decisivos para transmitir a percepção que o autor quer dar ao seu bonsai: força, elegância, ligeireza, movimento… poda que também pode ser realizada ao mesmo tempo que o transplante e assim aproveitar para conseguir o equilíbrio entre a parte aérea e a parte radicular.

O objetivo principal da poda de estruturação, é a estética do bonsai, provocando uma nova rebentação mais compacta e sobretudo mais perto dos ramos primários de forma a equilibrar a entrada da luz e dar mais vitalidade aos ramos mais baixos e de segundo nível.

 

Estamos assim a melhor distribuir a energia no conjunto dos ramos a partir do início da árvore e não no fim, como acontece na natureza por razões de sobrevivência.

Na natureza é a árvore mais alta e mais forte que sobrevive ao contrário da mais pequena e mais débil que acaba por morrer. Ler mais sobre as florestas por perceber melhor.

 

No bonsai temos a possibilidade de remediar  esse problema, reequilibrando as forças e a energia através da poda de estruturação.

 

A poda regular dos ramos tem como finalidade o aumento do número de brotos e visto as raízes estarem limitadas num espaço reduzido no vaso, o bonsai deve repartir a energia em direcção a uma maior quantidade de folhas, que ficam assim cada vez mais pequenas.

 

É a lei da proporção, quanto mais folhas houver para alimentar, mais pequenas se tornam  é um fenômeno natural, mas que podemos ajudar a provocar.

 

No fim do ano e com a seiva parada, também é altura dos transplantes para a maioria dos bonsais.

O transplante do bonsai tem como finalidade a renovação do substrato que ficou mais fraco, o corte de raízes muito compridas para provocar a ramificação de raízes mais finas junto ao tronco e também dar mais espaço ao torrão.

Podemos aproveitar também para corrigir a posição do bonsai no vaso.

Quando transplantar um bonsai nunca mudar para um vaso muito maior, por norma acrescentamos somente mais 5 cm à medida do vaso antigo.

 

O bonsai é o passatempo perfeito e natural.

A arte do bonsai é muito mais que tratar da planta em si, envolve-nos num mundo mais espiritual, mais íntimo e sobretudo mais natural.

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1