IBERBONSAI.pt ::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
iberbonsai-magnolia-stellata-

 

 

 o bonsai magnolia stellata

 

Originária da América do Norte, é uma espécie de planta “flor de mel” que se encontra geralmente em regiões temperadas, caduca e com uma magnífica floração.

O nome do género é dedicado a Magnol, botânico francês do século VIII, que foi diretor do Jardim Botânico de Montpellier.

O bonsai magnolia stellata possui a mais pequena flor das magnólias.

No gênero “magnolia” encontramos mais de uma centena de espécies em forma de árvore ou arbusto, cujo flores atraem inúmeros insectos polinizadores 

A magnólia é uma espécies muito antiga e foram encontrados espécimes fossilizados de quase 100 milhões de anos, são quase primitivo a olhar pela flor onde não é possível fazer a distinção entre petalas e sepalas.

 

O bonsai magnolia stellata é a mais indicada das Magnólias para bonsais, pelas suas flores serem  mais pequenas e as folhas relativamente fáceis de reduzir, no entanto não convém para bonsai de tamanho pequeno. Flor em forma de estrela, daí o nome “stellata”, que aparecem antes das folhas

 

Com um crescimento muito lento no que diz respeito ao desenvolvimento do tronco, a magnólia gosta de uma boa exposição  solar. Deixar secar o substrato a superfície antes de uma nova rega, adubo equilibrado. 

Poda drástica a seguir à queda das flores. Se podar muito tarde não haverá flores no ano seguinte.

 

Propagação por sementeira ou por estaca semi-lenhosa.

Algumas dicas para conseguir o bonsai magnolia stellata de sementeira. Contrariamente a muitas outras sementes é imperativo limpar as sementes de magnolia stellata com uma mistura com sabão e a seguir enxaguar abundantemente.

Estratificação fria a 3º/5ºC durante pelo menos 120 dias.

A estratificação a frio ajuda a semente a sair do periodo de “dormencia” fragilizando o caroço, que fica mais quebradiço.

Na prática, a estratificação consista a colocar as sementes numa mistura de areia com turfa fina (50/50), ligeiramente humidificada, mais ou menos 12 a 15%.

Relembramos que é recomendável peneirar a mistura, tanto a areia como a turfa fina, antes de colocar as sementes, será assim mais fácil recuperar as sementes no fim da estratificação.

Uma vez as sementes colocadas na mistura areia/turfa, juntar tudo num saco plástico, esvaziar o ar e selar hermeticamente. Colocar o saco plástico juntamente com a mistura num local a 4ºC.

Vigiar com frequência a preparação para manter a humidade do substrato mais ou menos constante e assegurar que as sementes não comecem a germinar ou a apodrecer por excesso de humidade.

As sementes que germinaram podem ser retiradas e transplantadas, não podem ficar no substrato.

Sementeira na primavera respeitando algumas indicações que damos a seguir.

Primeiro, preparar um substrato composto por ⅓ de areia fina, de preferência lavada, e ⅔ de substrato a base de folhas (tipo turfa mas muito fina).

Segundo, encher os recipientes ou vasos, pisar ligeiramente com um pau ou uma tábua e repartir as sementes no substrato.

 Cobrir as sementes com o mesmo substrato e colocar os recipientes ou vasos a 20/24ºC (à luz) durante o dia e 14/15ºC durante a noite.

 Podemos cobrir com um filme plástico transparente para manter a temperatura e hidrometria.

 Nunca cobrir uma semente com substrato de mais de que uma vez a sua espessura.

Ler mais sobre a sementeira de bonsais

Transplante do bonsai magnolia stellata a cada 3 anos com Akadama Hard Quality.

É uma fase necessária e indispensável na vida do bonsai. Em Portugal, temos que aproveitar do natal até meados de fevereiro para proceder ao transplante do bonsai.

 

Em princípio esta operação deverá ser feita a cada 3 a 4 anos, o torrão deve ter uma camada de raízes a sua volta, se não tiver pode não ser o momento certo para o transplante e terá que esperar mais um ano.

O transplante dos bonsais tem como finalidade a renovação do substrato que ficou mais fraco, o corte de raízes muito compridas para provocar a ramificação de raízes mais finas junto ao tronco e também dar mais espaço ao torrão. 

Podemos aproveitar também para corrigir a posição do bonsai no vaso.

 

O bonsai  magnolia stellata não sendo um bonsai indispensável numa colecção, merece toda a nossa atenção por causa da sua abundante e esplêndida floração.

 

o bonsai magnolia stellata aguenta até 15º negativo, 

mas sempre convém proteger o torrão e os 20 primeiros centímetros da planta com turfa ou palha a partir dos 5/7º negativo.

Tem uma tendência natural a que as raízes sobressaiam do torrão, neste caso é difícil conseguir um nebari digno deste nome, mas em contrapartida podemos conseguir um exemplar com raízes expostas muito engraçado.

 

Siga os nossos artigos sobre bonsais e partilhe a nossa paixão .

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1