IBERBONSAI.pt

::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
iberbonsai-como-cuidar-de-um-bonsai-

serissa-phoetidia-iberbonsai-

 

Como cuidar de um bonsai

 

O bonsai é originário da China. 

Em Japonês quer dizer“árvore criada num prato”.

A arte do bonsai é a réplica duma árvore na natureza.

 "P´en Tsai" em chinês, são árvores retiradas da natureza e plantadas em vasos pintados à mão. É no século XIX que aparece na Europa, (exposição universal Paris 1878) (exposição em Londres em 1909).

O ser humano necessita de um ambiente Natural ao seu redor para viver em paz, coisa que hoje em dia, quase desapareceu do nosso quotidiano.

Cuidar de um bonsai é cuidar de uma planta viva. 

É um objecto fundamental no equilíbrio de cada um de nós e um bonsai leva harmonia à casa das pessoas.

Além disso, é um excelente hobby, o bonsai é uma obra de arte em permanente desenvolvimento cujo autor irá usar a sua imaginação.

O Bonsai traz natureza, felicidade e harmonia.

O espírito, a arte e como cuidar do bonsai.

O bonsai convida à contemplação, à tranquilidade, dá uma sensação de calma  como a simples observação de uma árvore, a escuta do vento nos ramos ou do sussurro da água num rio, a admiração do pôr-do-sol.

São métodos muito simples de relaxar a mente e restabelecer uma ligação com a Natureza.

O bonsai é a relação vital do ser humano com a Natureza. A arte do bonsai consiste em formar uma árvore para que se mantenha pequena, mas com todas as características para parecer uma árvore muito antiga. É a réplica fiel de uma árvore na natureza, mas com tamanho reduzido.

O processo pode perdurar várias gerações, visto o bonsai ser uma planta viva, sempre em crescimento, a sua respectiva formação nunca será considerada como terminada e definitiva.

Antes de mais é preciso saber identificar o bonsai que vamos tratar.

Existem bonsais de interior, bonsais de exterior e bonsais de dupla localização.

Uma vez determinado o tipo de bonsai , se é de interior ou de exterior, também será importante descobrir se é de folha caduca ou perene ou se é uma conífera no caso de um bonsai de exterior. O bonsai de interior por norma é sempre de folha perene porque, vivendo dentro de casa com uma temperatura mais ou menos regular e perto dos 18ºC, não sofre as diferenças de temperatura que se vive no exterior, principalmente no inverno e consequentemente não perde a folha.

 

Cuidados essenciais para o bonsai de interior.

O bonsai dito de interior é um bonsai que pode viver dentro de casa, mas com muita claridade, é chamado bonsai de interior porque não suporta temperaturas negativas, a temperatura mínima que pode suportar o bonsai de interior é de mais ou menos 10/12º C, abaixo disso pode ter consequências muito graves e provocar a morte do bonsai.

A temperatura ideal para o bonsai de interior situa-se entre os 14º e os 25ºC.

O bonsai de interior precisa de muita luz, (junto de uma janela), mas não gosta de sol directo, 1800 lux são necessários.

Virar o bonsai periodicamente para assegurar um crescimento regular da rama e afastá-lo dos pontos fortes de calor, evite os excessos de  temperatura e as correntes de ar.

A rega do bonsai de interior varia segundo a época do ano. Deixar secar a terra à superfície da taça antes da próxima rega.  Regar com um regador de ralo fino.

Ou para os menos experientes, introduzir a taça completamente na água durante alguns minutos. Vaporizar a folhagem no verão, nos dias mais quentes, aconselha-se a vaporização várias vezes ao dia.

A rega do bonsai e a vaporização devem ser feitas com água limpa:

(a água da rede pública deve repousar de um dia para o outro).  A humidade ambiental deve ser superior a 70%.

Como podar o bonsai de interior?

 

Podar quando os novos ramos tiverem 5 a 6 folhas novas deixando apenas 2 folhas.

A poda de formação efectua-se em Dezembro/Janeiro. Utilizar sempre ferramentas próprias.

O transplante do bonsai de interior realiza-se de Dezembro a Março e de 2 em 2 anos. Apenas quando o torrão ficar coberto de raízes.

Cortar 20 a 25% das raízes com uma tesoura especial, limpar as raízes com um ancinho e substituir a terra antiga por uma terra especial bonsai (Akadama).

 

Na iberbonsai temos uma selecção de bonsais de interior na categoria “bonsai tropical”, como por exemplo a Serissa Phoetida, a Carmona,  a Sageretia, o Ficus retusa, o Ligustrum sinensis e o Ulmus parvifolia.

Cuidados essenciais para o bonsai de exterior

O bonsai de exterior é um bonsai que deve viver ao ar livre, apanhar chuva, vento, frio e não pode em caso algum viver dentro de casa.

Qual a localização do bonsai de exterior ?

Numa varanda, terraço, pátio… Num ambiente com muita luz.

O bonsai de exterior pode apanhar o sol da manhã ou no fim da tarde,   mas nunca durante o dia, isto durante o verão . É necessário prever uma protecção de sombreamento contra o sol no verão pelo menos das 10/11 horas até às 17 horas.

No inverno, ter cuidado com as geadas. Abrigar o bonsai num local menos frio ou pelo menos proteger o torrão e as os ramos principais com uma camada de turfa ou palha.

A rega do bonsai de exterior efectua-se da mesma forma que as outras plantas do jardim.

Regar de manhã (aconselhado para evitar doenças) ou no fim do dia e regar sempre com um regador de ralo fino ou com um chuveiro de jardim igualmente de ralo fino.

Durante o verão poderá ser necessário regar duas vezes ao dia e no inverno é recomendado vigiar a humidade da terra do bonsai de exterior e regar se necessário.

Como podar o bonsai de exterior?

Como nos bonsais de interior, os novos rebentos serão cortados quando tiverem 5 a 6 folhas novas, deixando apenas 2 folhas.

 

A poda de formação do bonsai de exterior efectua-se em Dezembro/Janeiro. Utilizar sempre ferramenta adequada. 

Nos Pinus, quando as velas atingirem 6/8 cm de comprimento, deixar apenas uma vela (a melhor direccionada esteticamente).  A seguir cortar com os dedos metade da vela.

O transplante do bonsai é uma fase necessária e indispensável na vida do bonsai. Esta tarefa deve ser efectuada de Dezembro a fevereiro.

 

Deverá ser feita a cada 3 a 4 anos, o torrão deve ter uma camada de raízes a sua volta, se não tiver pode não ser o momento certo para o transplante e terá que esperar mais um ano.

 

O transplante do bonsai tem como finalidade a renovação do substrato que ficou mais fraco, o corte de raízes muito compridas para provocar a ramificação de raízes mais finas junto ao tronco e também dar mais espaço ao torrão.

Podemos aproveitar também para corrigir a posição do bonsai no vaso.

O vaso não deve ser muito grande, por norma acrescentamos somente mais 5 cm à medida do vaso antigo.

 

Cuidado com o substrato. A escolha certa do substrato é garantia da boa saúde do bonsai.

 

Um bom substrato deve reter a humidade necessária e deve garantir a circulação do ar.

 

Aconselhamos sempre a Akadama Hard Quality para a maioria dos bonsais, Kiryuzuna para os Pinus e Juniperus (pode-se misturar com 50 % de Akadama Hard Quality para árvores mais jovens), Kanuma para Azaleas, Rhododendrons, (também se pode misturar com 50% de Akadama Hard Quality para árvores mais jovens). Para os Aceres utiliza-se uma mistura de 70% de Akadama Hard Quality e 30% de Kanuma Select.

como cuidar de um bonsai de dupla localização

O bonsai chamado de dupla localização é um bonsai que pode viver no interior ou no exterior, mas atenção, ou uma coisa ou outra, o bonsai não pode estar uns dias  dentro e uns dias fora. De dupla localização temos o  Ulmus parvifolia, o ligustrum sinensis e a serissa phoetida. 

posts>

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1