IBERBONSAI.pt

::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
iberbonsai-chaenomeles-japonica-

 

 

bonsai chaenomeles japonica sargentii semi-cascata-iberbonsai-

Bonsai chaenomeles japonica

ou “chaenomeles speciosa”

 

Originário da Ásia é também conhecido por “marmeleiro japonês”, ou “macieira do Japão”.

 

É da família das rosáceas e existem centenas de variedades todas diferentes tanto pela forma, tamanho, cor e produção de frutos.

 

O bonsai chaenomeles japonica é muito resistente e com poucas exigências.

 

É um bonsai de fácil cultivo que produzimos e criamos nos nossos viveiros a partir de estaquia ou sementeira, consegue-se um bonsai com  algumas características específicas nos três/quatro primeiros anos.

 

Espectacular bonsai de exterior de folha caduca e de pequeno porte, espinhoso e muito ramificado, com floração em Janeiro/Fevereiro com cores indo do branco ao vermelho, passando pelo laranja, rosa, salmão.

Flores agrupadas por duas ou quatro sobre os ramos que darão mais tarde lugar a um fruto muito perfumado, amargo, verde e amarelo, comestível quando cozido e muito rico em vitamina C.

 

                  bonsai chaenomeles japonica sargentii 4 anos-iberbonsai-



 

A  floração aparece antes das folhas e  é por isso muito apreciado, pode florescer uma 2ª vez no outono.

 

 

 Poda-se a seguir a um broto de folha já no início da floração e convém reduzir a quantidade de botões de flores para não cansar a planta o que podia provocar a morte de alguns ramos.

De cultivo muito simples, mas com desenvolvimento vigoroso e sobretudo irregular que obriga a vigiar a poda para obtermos uma forma mais ou menos regular e definida.

Deve-se proceder a uma poda mais drástica logo a seguir à floração para conseguir manter a forma desejada. 

 

O bonsai chaenomeles japonica precisa de muito sol para propiciar uma abundante floração, mas no verão e como todos os outros bonsais de exterior, necessita de uma certa protecção com algum sombreamento, pelo menos durante as horas mais quentes do dia.

 

Aguenta bem o frio, mas a partir dos 5º negativos aconselha-se proteger o torrão do bonsai com turfa ou palha para proteger as raízes.

 

 

bonsai chaenomeles japonica nivalis 4 anos -iberbonsai-


 

Propagação por sementeira ou estaca, sendo o método da sementeira o mais indicado para conseguir um nebari mais bonito. 

Como já vimos no respectivo artigo, o nebari é fundamental na concepção do bonsai, mais que a parte aérea, porque é nele que focamos o nosso olhar na comparação com a natureza.

De estaquia, encontramos muitas variedades, a partir de um ramo ou galho mais grosso, conseguimos um bonsai mais corpulento mais depressa.

 

Transplante a cada dois ou três anos com akadama hard quality.

Relembramos que as principais qualidades da akadama encontram-se na drenagem e no arejamento (fatores primordiais para a criação de raízes finas), na capacidade de retenção da água e dos nutrientes.

O bonsai chaenomeles japonica não gosta de excesso de humidade que pode provocar o apodrecimento da raiz.

 

Regar de manhã (aconselhado para evitar doenças) ou no fim do dia e regar sempre com um regador de ralo fino ou com um chuveiro de jardim igualmente de ralo fino.

 

Durante o inverno é recomendado vigiar a humidade da terra do bonsai de exterior e regar se necessário.

 

Pode-se aramar durante todo o ano, mas é preferível fazê-lo no fim do inverno início da primavera e antes da floração, ficando  vigilantes para que o arame não danifique a casca do bonsai.

 

O bonsai chaenomeles japonica é muito estimado numa colecção visto a sua floração no início da primavera antes da aparição das folhas.

 

Curiosidade:

Com o fruto do chaenomeles japonica  costumava-se fazer uma essência perfumada chamada "Cananga Essence" porque se assemelhava à fragrância extraída do ylang-ylang (que leva o nome latino de Cananga Odorata).

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1