
carpinus coreano 33 anos iberbonsai nº 20956
o carpinus em bonsai
Magnifico bonsai de folha caduca, de crescimento muito lento.
O carpinus coreano é um dos preferidos em bonsai japonês.
O carpinus coreano é originário da Ásia e muitas vezes utilizado em bonsai no Japão devido à sua magnífica ramificação.
Característica principal :
Magníficas cores no outono quando as folhas ficam amarelas, laranja e vermelho.
Ramos muito finos e flexíveis curvando-se de forma sofisticada e requintada, pequenas folhas brilhantes e dentadas.
A ramificação do carpinus é particularmente elegante, fina e graciosa.
O carpinus betulus:
Muito difundido na Europa, pode crescer até 20 metros na natureza e viver de 100 a 150 anos. Crescimento muito lento, estrutura com muita ramificação flexível e com o tempo tem tendência a curvar para baixo.
Tronco cinzento e liso, folha verde muito clara quando nasce, ficando mais escura durante o período vegetativo e amarelo dourado no outono. A folha do carpinus tem cerca de 5 a 10 cm de comprimento e é muitas vezes confundida com a folha do fagus (faia).
Possui raízes superficiais, pouco profundas.
O carpinus betulus tem uma característica muito própria, consegue conservar as suas folhas secas, que ficam presas aos ramos, durante o inverno, até ao nascimento das novas folhas na primavera.
Multiplicação do bonsai carpinus betulus por sementeira:
Uma grama de sementes contem cerca de dez sementes e a taxa de sucesso é de mais ou menos 30%
Estratificação quente a 20/25ºC durante dois meses, mais estratificação fria a 3/5ºC durante noventa a cento e vinte dias e semear na primavera.
Outro sistema consiste no outono em semear directamente, num substrato apropriado, as sementes recolhidas e ainda frescas.
Multiplicação do bonsai carpinus coreano por sementeira :
A taxa de sucesso não ultrapassa os 10% em situação perfeita.
Estratificação quente a 18ºC durante sessenta dias, mais estratificação fria a 4ºC durante noventa dias mais sementeira directa na primavera.
A sementeira é a parte mais difícil na obtenção de um bonsai desde o início.
Relembramos a seguir alguma informação específica sobre a sementeira de bonsais:
A Estratificação consiste em guardar as sementes num meio específico, num local quente ou frio dependendo das espécies. A Estratificação a frio ajuda a semente a sair do período de “dormência” fragilizando o caroço, que fica mais quebradiço.
Na prática, a estratificação consiste em colocar as sementes numa mistura de areia com turfa fina (50/50), ligeiramente humidificada mais ou menos 12-15%.
É recomendável peneirar a mistura, tanto a areia como a turfa fina, antes de colocar as sementes, será assim mais fácil recuperar as sementes no fim da estratificação.
Uma vez as sementes de bonsais colocadas na mistura areia/turfa, juntar tudo num saco plástico, esvaziar o ar e selar hermeticamente.
Colocar o saco plástico num local a 3/5ºC para uma estratificação fria.
Realização da sementeira do bonsai: em primeiro lugar, preparar um substrato composto por 1/3 de areia fina (de preferência lavada) e 2/3 de substrato à base de folhas (tipo turfa mas muito fino).
Segundo, encher os recipientes ou vasos, pisar ligeiramente com um pau ou uma tábua e repartir as sementes no substrato.
Cobrir as sementes com o mesmo substrato e colocar os recipientes ou vasos a 20/24ºC (à luz) durante o dia e 14/15ºC durante a noite.
Podemos cobrir com um filme plástico transparente para manter a temperatura e higrometria.
Nunca cobrir uma semente com substrato com mais que uma vez a sua espessura.

Carpinus coreano floresta-iberbonsai-20953-
A Poda do bonsai carpinus.
Consiste numa poda regular de manutenção, o carpinus cicatriza facilmente e brota rapidamente após a poda.
Podar deixando duas folhas novas, no início da primavera e a seguir à floração.
A poda de estruturação deverá ser feita no fim do inverno com seiva parada. Cuidado para não podar demasiado na parte mais baixa, pode levar muito tempo a reestruturar e reequilibrar o projeto do seu bonsai. Às vezes é necessário cortar o ápice para reduzir o crescimento.
A poda de estruturação consiste em definir as bases gerais do tronco e dos ramos principais, elementos decisivos para transmitir a percepção que o autor quer dar ao seu bonsai: força, elegância, ligeireza, movimento… poda que também pode ser realizada ao mesmo tempo que o transplante e assim aproveitar para equilíbrar a parte aérea e a parte radicular.
A maioria das espécies de árvores transformadas em bonsai tem dominância apical, significa que o crescimento é favorecido nos brotos terminais, seja no ápice ou nas extremidades dos ramos, em detrimento dos outros ramos secundários mais baixos.
O objetivo principal da poda de estruturação, é a estética do bonsai, provocando uma nova rebentação mais compacta e sobretudo mais perto dos ramos primários de forma a equilibrar a entrada da luz e dar mais vitalidade aos ramos mais baixos e de segundo nível.
Estamos assim a melhor distribuir a energia no conjunto dos ramos a partir do início da árvore e não no fim, como acontece na natureza por razões de sobrevivência.
No bonsai temos a possibilidade de corrigir esse problema, reequilibrando as forças e a energia através da poda de estruturação.
A poda regular dos ramos do bonsai carpinus tem como finalidade o aumento do número de brotos e visto as raízes estarem limitadas num espaço reduzido no vaso, o bonsai deve repartir a energia em direcção a uma maior quantidade de folhas, que ficam assim cada vez mais pequenas.
É a lei da proporção, quanto mais folhas houver para alimentar, mais pequenas se tornam é um fenômeno natural, mas que podemos ajudar a provocar.
Aramação do bonsai carpinus :
Podemos aramar o bonsai carpinus no período da primavera até ao outono, sendo às vezes necessário proteger a casca com ráfia ou outro material.
O bonsai carpinus adapta-se a muitos estilos, (excepto tamanho pequeno como mame, sendo muito difícil reduzir o tamanho da folha):
Kabudachi: Estilo de bonsai multi-troncos. Todos os troncos crescem para fora de um único sistema de raízes, apresentando-se como uma única árvore.
Moyogi: Ereto informal. O tronco apresenta várias curvas que começam na base e diminuem até o seu ápice.
Yose-Ue: Estilo de bonsai que faz lembrar a Floresta. Pode ter 7, 9, 11 ou mais árvores, mas sempre com uma árvore que é o pilar daquele conjunto.
Shakan: Estilo de bonsai com inclinação do tronco de pelo menos 30º para um dos lados da árvore.
O bonsai carpinus merece sem dúvidas o seu lugar numa colecção de bonsais.
Graças às suas particularidades e sendo um bonsai de folha caduca, com a sua ramificação deslumbrante, super fina e delicada, a sua folhagem esplêndida no outono e inverno, a facilidade de conseguir um maravilhoso nebari visto o seu sistema radicular ser superficial.