IBERBONSAI.pt

:: desfolha do bonsai, Desfolha do bonsai, Desfolha do bonsai - É uma técnica corrente no cultivo do bonsai de folha caduca.
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
Todos
ARTIGOS SOBRE BONSAIS

desfolha do bonsai

9 Jun 2020 | ARTIGOS SOBRE BONSAIS

Desfolha do bonsai

 

A desfolha do bonsai


 

É uma técnica corrente no cultivo do bonsai de folha caduca.

A desfolha do bonsai pode efectuar-se a cada dois ou três anos.

Não todos os anos porque é uma prática  que provoca um desgaste muito importante no bonsai, reduzindo as reservas e consequentemente pode conduzir à morte do bonsai.

Qual o objectivo da desfolha?

O objectivo da desfolha do bonsai é  acelerar a ramificação e originar uma nova rebentação , como se fosse uma segunda primavera provocando o aparecimento de folhas mais pequenas. Permite igualmente o controlo do crescimento de certos ramos do bonsai quando por exemplo um ramo é mais forte comparado ao resto da árvore, a desfolha desse ramo vai ajudar a  reduzir o vigor, ou pelo contrário se necessitarmos dar mais força a um ramo enfraquecido, faremos a desfolha de todo o bonsai menos do dito ramo.


 

Esta técnica é geralmente aplicada no fim da primavera até ao início do verão, em bonsais de folha caduca e em bonsais sãos e de boa saúde. 

Não se pode desfolhar um bonsai debilitado, o choque provocado pela perda das folhas pode acabar por matar o bonsai já enfraquecido. Não é igualmente recomendado desfolhar um bonsai logo a seguir ao transplante, pois neste caso o bonsai necessita mais do que nunca das suas folhas para recuperar do envasamento.

Como já vimos, devemos esperar o início da primavera para praticar a desfolha e o bonsai deve estar de boa saúde e muito vigoroso, já com as folhas bem formadas e não ter sofrido um transplante à pouco tempo atrás.

A desfolha total do bonsai permite acelerar a ramificação e reduzir o tamanho das folhas. 

A desfolha do bonsai permite também fortalecer um ramo enfraquecido, neste caso convém desfolhar todo o bonsai menos o ramo mais fraco ou caso contrário enfraquecer um ramo muito vigoroso desfolhando unicamente esse ramo.

 

A desfolha permite à luz solar entrar no interior do bonsai, o que não acontece com as folhas, favorecendo assim o desenvolvimento de brotos e ramos secundários, evitando do mesmo modo a morte de galhos e ramos mais pequenos por falta de luz.

A desfolha favorece a nanificação da folha.

A desfolha do bonsai equivale a dois anos de cultivo no mesmo ano, como se fosse uma segunda primavera..

Como fazer a desfolha?

A técnica em si não tem nada de complicado. Consiste em cortar o pecíolo deixando mais ou menos meio centímetro a um centímetro preso ao ramo, nunca retirar por completo o pecíolo arrancando-o porque provocaria a respectiva supressão do futuro broto evitando assim o nascimento de um novo ramo..

Muito importante, o corte deve ser limpo e franco, não pode ser “mastigado”.

Uma vez desfolhados os ramos, importa cortar o broto terminal de cada um deles para dar mais força e mais potência aos brotos secundários, caso contrário a força irá sempre para cima e na extremidade do ramo.

Recomendamos a utilização de uma tesoura fina ou melhor ainda de um desfolhador e de uma tesoura fina de pinçagem para cortar os brotos terminais.

Depois da desfolha é necessário proteger o bonsai, resguardando-o do sol directo  durante o período mais quente do dia e das correntes de ar, reduzindo a rega já que sem as folhas não haverá evaporação nem transpiração e evitar qualquer aplicação de adubo até à nova brotação.

Qualquer tarefa que se pretende executar sobre o bonsai deve respeitar o momento certo, é assim que a Natureza nos ensina e é assim que devemos respeitar a Natureza e consequentemente o nosso Bonsai.

 O não respeito dessa regra fundamental pode provocar uma situação de stress ou até de morte do bonsai,  diminuindo o processo de crescimento em vez de melhorá-lo.

 

 

Qualquer intervenção no bonsai só terá resultados significativos se a planta estiver de boa saúde e com muito vigor.

Um bonsai fraco ou débil nunca poderá responder positivamente a qualquer intervenção, pelo contrário correrá o risco de piorar.

Antes de mais, temos que perceber o Ciclo natural do Bonsai durante o ano:

 

A Brotação e a Floração na primavera

A primavera é no dia 20 de Março no calendário. Para as plantas apenas quando o tempo começa a aquecer, quando os dias e as noites ficam mais amenas com os dias mais longos, aí a seiva começa a subir e a alimentar os brotos que vão abrindo.

 Nessa altura também se deve realizar as sementeiras, directamente de sementes conservadas  no frio, ou de sementes previamente estratificadas.

Leia mais sobre a sementeira de bonsai >>

 

O Crescimento e a Frutificação na primavera e no verão

21 de Junho é o dia de verão no calendário. Conforme a temperatura diurna e nocturna, as plantas irão desenvolver os seus ramos e produzir  frutos com mais ou menos rapidez e intensidade.

É à época de mais trabalho com as regas, podas de manutenção, fertilização e retirada das ervas daninhas. É altura certa para a desfolha dos bonsais de folha caduca.

O Repouso de curta duração no fim do verão

 A partir de meados de Agosto, na realidade quando começam os dias a ficarem mais curtos e também menos quentes, a vegetação vai reduzindo de intensidade, já estamos com seiva descendente, quer dizer que a seiva já não transporta os açúcares, inicialmente produzidos pela fotossíntese, já que as folhas estão a perder intensidade.

Aproveitamos o fim do verão para fazer estacas semi-lenhosas da maioria das espécies de bonsais perenes e coníferas.

Leia mais sobre estacas de bonsai >>

 

A Maturação e a preparação para o repouso vegetativo no outono

O Outono é no dia 22 de Setembro, mas é quando as folhas começam a cair e os dias a ficarem cada vez mais curtos e mais frios, que o nosso Bonsai estará a preparar-se para a dormência de Inverno, até a seiva parar.

Já se pode pensar em adubar com um adubo orgânico como por exemplo o biogold

 

A Dormência no inverno

O inverno é no dia 21 de Dezembro, mas pode ser mais cedo ou mais tarde para as nossas plantas: frio, dias mais curtos e queda total das folhas nas plantas caducas, a vegetação está completamente parada e a seiva estagnante.

Com a seiva parada, será a altura ideal para proceder à poda de estruturação, assim teremos a garantia de não enfraquecer o bonsai.

 

A desfolha do bonsai é fundamental nas árvores de folha caduca.

É necessário de vez em quando para provocar uma melhor ramificação e sobretudo para ajudar a reduzir o tamanho da folha, elemento primordial na apreciação do bonsai.

 

A arte do bonsai é muito mais que tratar da planta em si, envolve-nos num mundo mais espiritual, mais íntimo e sobretudo mais natural. O ser humano necessita de um ambiente natural ao seu redor para viver em paz, coisa que hoje em dia, desapareceu do nosso quotidiano.

O Bonsai é perfeito, traz Natureza, Paz, Felicidade e Harmonia.        

Partilhe a nossa paixão....

Produtos Relacionados com este Artigo

Mais Produtos deste Tipo

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1