IBERBONSAI.pt

::
Contactos
Qtd:
0
Total:
€ 0,00
0
Carrinho de Compras

 

 

 

Home

PESQUISA AVANÇADA
bonsai-iberbonsai-carmona-

                     bonsai-iberbonsai-carmona-14-anos-

Carmona em bonsai

 

O bonsai carmona é originário da China, muitas vezes chamado de chá de Fukien ou chá das Filipinas. É um bonsai de interior, e por isso não aguenta temperatura baixas, regra geral não suporta temperaturas abaixo dos 10ºC.

O bonsai carmona é particularmente apreciado pelas suas bonitas folhas brilhantes assim como as suas pequenas flores brancas que dão frutos a seguir, tipo pequenas bagas de cor 

laranja.

Não é um bonsai de cultivo  e manutenção fácil, é muito sensível às diferenças de temperatura,  excesso de humidade e correntes de ar, por isso não é aconselhável como primeiro bonsai.

 

O bonsai carmona precisa de muita luz, (junto de uma janela), mas não gosta de sol directo, 

O bonsai Carmona  deve ser virado periodicamente para assegurar um crescimento regular da rama.

Afastá-lo dos pontos fortes de calor, evitar os excessos de  temperatura e as correntes de ar. A temperatura ideal para o bonsai Carmona situa-se entre os 14º e os 25ºC.

Rega do bonsai Carmona

Varia segundo a época do ano. Deixar secar a terra à superfície da taça antes da próxima rega.  Regar com um regador de ralo fino.

Ou para os menos experientes, introduzir a taça completamente na água durante alguns minutos.

Vaporizar a folhagem no verão, nos dias mais quentes aconselha-se a vaporização várias vezes ao dia.

A rega do bonsai e a vaporização devem ser feitas com água limpa:

(a água da rede pública deve repousar de um dia para o outro).  A humidade ambiental deve ser superior a 70%.

 

Fertilização do bonsai Carmona

Aplicar um adubo especial para bonsai em pequenas quantidades, uma tampa por litro de água uma vez por semana até Junho e de 15 em 15 dias no verão e um adubo orgânico no Outono  / inverno.

Aplicar as vitaminas (raimbow) também de 15 em 15 dias. Não é um substituto do adubo mas sim  um complemento indispensável para uma vida saudável do bonsai.  

Aplicar igualmente de maneira preventiva um produto fitossanitário a fim de deixar o bonsai livre de insetos e doenças.

ler mais sobre a fertilização do bonsai

 

Poda do bonsai Carmona

Podar quando os novos ramos tiverem 5 a 6 folhas novas deixando apenas 2 folhas.

Porquê podar o bonsai?

O bonsai é uma planta natural e mesmo que esteja limitado num pequeno vaso irá sempre crescer e desenvolver-se, é um fenómeno natural. A mesma planta cultivada na terra irá crescer em altura e poderá atingir um porte exceptional. 

No mundo do bonsai, temos que manter a planta numa escala reduzida para imitar um exemplar na natureza.

A poda faz parte do processo de miniaturização da planta em conjunto com o reduzido espaço deixado no vaso.

A poda de manutenção, mais leve que a poda de estruturação que equivale a cortar os ramos novos, regra geral quando o bonsai tiver seis folhas novas deixar apenas as duas primeiras. A principal característica da poda de manutenção é de manter o aspecto visual do bonsai, conforme foi definido pela poda de estruturação.

 

A poda de estruturação que consiste em definir as bases gerais do tronco e dos ramos principais, elementos decisivos para transmitir a percepção que o autor quer dar ao seu bonsai: força, elegância, ligeireza, movimento… poda que também pode ser realizada ao mesmo tempo que o transplante e assim aproveitar para conseguir o equilíbrio entre a parte aérea e a parte radicular.  

 

 

Em Portugal a poda de estruturação realiza-se de Dezembro a finais de Fevereiro, aproveitando o estado de dormência ou de seiva descendente ou estagnante (afim de não desperdiçar a seiva).

Nunca devemos podar uma árvore debilitada.

 

Transplante do bonsai Carmona

Em princípio esta operação deverá ser efectuada a cada 3 a 4 anos, o torrão deve ter uma camada de raízes à sua volta, se não tiver pode não ser o momento certo para o transplante e esperar mais um ano.

Cortar 20 a 25% das raízes com uma tesoura especial, limpar as raízes com um ancinho e substituir a terra antiga por uma terra especial bonsai (Akadama).

O transplante do bonsai tem como finalidade a renovação do substrato que ficou mais fraco, o corte de raízes muito compridas para provocar a ramificação de raízes mais finas junto ao tronco e também dar mais espaço ao torrão.

Podemos aproveitar também para corrigir a posição do bonsai no vaso.

Quando transplantamos nunca mudamos para um vaso muito maior, por norma acrescentamos somente mais 5 cm à medida do vaso antigo.

Cuidado com o substrato. A escolha certa do substrato é a garantia para um bonsai saudável.

Um bom substrato deve reter a humidade necessária e deve garantir a circulação do ar.

Aconselhamos sempre a Akadama Hard Quality para a maioria dos bonsais.

As principais qualidades encontram-se na drenagem e no arejamento (factores primordiais para a criação de raízes finas), na capacidade de retenção da água e dos nutrientes.

Um bom substrato não deve ser nutritivo, quer isso dizer que não pode conter nutrientes, assim será mais fácil controlar a fertilização.

Aconselhamos sempre a utilização de Akadama, é o substrato ideal para o bonsai. Com PH neutro de 6,5 a 6,9. É insubstituível.

É uma argila japonesa de origem vulcânica, composta por grãos reconstituídos e sem nutrientes.

Drenagem perfeita, conserva a humidade, deixa circular o ar e a água, retém os nutrientes que, como já vimos, são elementos fundamentais para o crescimento do Bonsai.






 

Pragas e doenças do bonsai Carmona

Regra geral se o bonsai tiver boas condições  Luz,Agua e Nutrientes não precisa de cuidados adicionais.  

Aplicar um insecticida quinzenalmente de modo preventivo.

Caso exista infestação aplicar um insecticida especial para bonsai e repetir 7 a 10 dias depois para eliminar qualquer insecto que ainda possa existir.

Se existirem outras plantas em casa certificar-se que estas estão livres de pragas para não contaminar o bonsai.

 

Cochonilha

 

 

Insecto envolto em algodão branco que se esconde nas partes mais difíceis. Assim que detectar a presença destes insectos isolar de imediato o bonsai.

Limpar com uma escova de pêlos macios todas as partes infestadas e aplicar um insecticida anti-cochonilha. Repetir a aplicação  7/10 dias depois até à eliminação total dos insectos.

 

Respeitar sempre a distância de pulverização indicada no produto para evitar queimaduras nas folhas do bonsai. Utilize sempre embalagens sem gás.

Quais os cuidados a ter com as doenças do bonsai Carmona? 

Manter sempre a alimentação do bonsai o mais equilibrado possível. Os adubos especiais para bonsai contém  os nutrientes  e micro-nutrientes suficientes para um bom equilíbrio.

Por esta razão, tenha muito cuidado antes de aplicar qualquer suplemento, porque corre o risco de desequilibrar a fórmula do adubo. Só assim se pode evitar doenças .

 

Evitar ao máximo a aplicação de produtos de tratamento (produtos fitofarmacêuticos) para não poluir  o meio ambiente.




 

Multiplicação por sementeira:

A sementeira é a melhor maneira de obter um Nebari perfeito, contrariamente ao método de estacas e alporquia.

Primeiro, preparar um substrato composto por 1/3 de areia fina (de preferência lavada) e 2/3 de substrato a base de folhas (tipo turfa mas muito fino).

Segundo, encher os recipientes ou vasos, pisar ligeiramente com um pau ou uma tábua e repartir as sementes no substrato.

Cobrir as sementes com o mesmo substrato e colocar os recipientes ou vasos a 20/24ºC (à luz) durante o dia e 14/15ºC durante a noite. 

Podemos cobrir com um filme plástico transparente para manter a temperatura e higrometria.

Nunca cobrir uma semente com substrato com mais que uma vez a sua espessura.





 

Estilos mais frequentes utilizados com o bonsai Carmona:

 

Hokidashi: estilo de bonsai em forma de vassoura. Os galhos seguem em todas as direções formando e  abrindo-se como um leque.

Moyogi: ereto informal. O tronco apresenta várias curvas que começam na base e diminuem até o seu ápice.

 

posts>

 

Termos e Condições
A iberbonsai
Dicas e Conselhos
Catálogo
Siga-nos

Todos os valores incluem IVA à taxa em vigor

Copyright © IBERBONSAI.pt 2020

Desenvolvido por Optimeios

UA-144250790-1