
bonsai-iberbonsai-carmona-14-anos-
Carmona em bonsai
O bonsai carmona é originário da China, muitas vezes chamado de chá de Fukien ou chá das Filipinas. É um bonsai de interior, e por isso não aguenta temperatura baixas, regra geral não suporta temperaturas abaixo dos 10ºC.
O bonsai carmona é particularmente apreciado pelas suas bonitas folhas brilhantes assim como as suas pequenas flores brancas que dão frutos a seguir, tipo pequenas bagas de cor laranja.
Não é um bonsai de cultivo e manutenção fácil, é muito sensível às diferenças de temperatura, excesso de humidade e correntes de ar, por isso não é aconselhável como primeiro bonsai.
O bonsai carmona precisa de muita luz, (junto de uma janela), mas não gosta de sol directo,
O bonsai Carmona deve ser virado periodicamente para assegurar um crescimento regular da rama.
Afastá-lo dos pontos fortes de calor, evitar os excessos de temperatura e as correntes de ar. A temperatura ideal para o bonsai Carmona situa-se entre os 14º e os 25ºC.
Rega do bonsai Carmona
Varia segundo a época do ano. Deixar secar a terra à superfície da taça antes da próxima rega. Regar com um regador de ralo fino.
Ou para os menos experientes, introduzir a taça completamente na água durante alguns minutos.
Vaporizar a folhagem no verão, nos dias mais quentes aconselha-se a vaporização várias vezes ao dia.
A rega do bonsai e a vaporização devem ser feitas com água limpa:
(a água da rede pública deve repousar de um dia para o outro). A humidade ambiental deve ser superior a 70%.
Fertilização do bonsai Carmona
Aplicar um adubo especial bonsai para bonsai em pequenas quantidades, uma tampa por litro de água uma vez por semana até Junho e de 15 em 15 dias no verão e um adubo orgânico no Outono / inverno.
Aplicar as vitaminas (raimbow) também de 15 em 15 dias. Não é um substituto do adubo mas sim um complemento indispensável para uma vida saudável do bonsai.
Aplicar igualmente de maneira preventiva um produto fitossanitário a fim de deixar o bonsai livre de insetos e doenças.
leia mais sobre "a fertilização do bonsai"
Poda do bonsai Carmona
Podar quando os novos ramos tiverem 5 a 6 folhas novas deixando apenas 2 folhas.
Porquê podar o bonsai?
O bonsai é uma planta natural e mesmo que esteja limitado num pequeno vaso irá sempre crescer e desenvolver-se, é um fenómeno natural. A mesma planta cultivada na terra irá crescer em altura e poderá atingir um porte exceptional.
No mundo do bonsai, temos que manter a planta numa escala reduzida para imitar um exemplar na natureza.
A poda faz parte do processo de miniaturização da planta em conjunto com o reduzido espaço deixado no vaso.
A poda de manutenção, mais leve que a poda de estruturação que equivale a cortar os ramos novos, regra geral quando o bonsai tiver seis folhas novas deixar apenas as duas primeiras. A principal característica da poda de manutenção é de manter o aspecto visual do bonsai, conforme foi definido pela poda de estruturação.
A poda de estruturação que consiste em definir as bases gerais do tronco e dos ramos principais, elementos decisivos para transmitir a percepção que o autor quer dar ao seu bonsai: força, elegância, ligeireza, movimento… poda que também pode ser realizada ao mesmo tempo que o transplante e assim aproveitar para conseguir o equilíbrio entre a parte aérea e a parte radicular.
Em Portugal a poda de estruturação realiza-se de Dezembro a finais de Fevereiro, aproveitando o estado de dormência ou de seiva descendente ou estagnante (afim de não desperdiçar a seiva).
Nunca devemos podar uma árvore debilitada.
Transplante do bonsai Carmona
Em princípio esta operação deverá ser efectuada a cada 3 a 4 anos, o torrão deve ter uma camada de raízes à sua volta, se não tiver pode não ser o momento certo para o transplante e esperar mais um ano.
Cortar 20 a 25% das raízes com uma tesoura especial especial, limpar as raízes com um ancinho e substituir a terra antiga por uma terra especial bonsai (Akadama).
O transplante do bonsai tem como finalidade a renovação do substrato que ficou mais fraco, o corte de raízes muito compridas para provocar a ramificação de raízes mais finas junto ao tronco e também dar mais espaço ao torrão.
Podemos aproveitar também para corrigir a posição do bonsai no vaso.
Quando transplantamos nunca mudamos para um vaso muito maior, por norma acrescentamos somente mais 5 cm à medida do vaso antigo.
Cuidado com o substrato. A escolha certa do substrato é a garantia para um bonsai saudável.
Um bom substrato deve reter a humidade necessária e deve garantir a circulação do ar.
Aconselhamos sempre a Akadama Hard Quality para a maioria dos bonsais.
As principais qualidades encontram-se na drenagem e no arejamento (factores primordiais para a criação de raízes finas), na capacidade de retenção da água e dos nutrientes.
Um bom substrato não deve ser nutritivo, quer isso dizer que não pode conter nutrientes, assim será mais fácil controlar a fertilização.
Aconselhamos sempre a utilização de Akadama, é o substrato ideal para o bonsai. Com PH neutro de 6,5 a 6,9. É insubstituível.
É uma argila japonesa de origem vulcânica, composta por grãos reconstituídos e sem nutrientes.
Drenagem perfeita, conserva a humidade, deixa circular o ar e a água, retém os nutrientes que, como já vimos, são elementos fundamentais para o crescimento do Bonsai.
Pragas e doenças do bonsai Carmona
Regra geral se o bonsai tiver boas condições Luz,Agua e Nutrientes não precisa de cuidados adicionais.
Aplicar um insecticida quinzenalmente de modo preventivo.
Caso exista infestação aplicar um insecticida especial para bonsai e repetir 7 a 10 dias depois para eliminar qualquer insecto que ainda possa existir.
Se existirem outras plantas em casa certificar-se que estas estão livres de pragas para não contaminar o bonsai.
Cochonilha
Insecto envolto em algodão branco que se esconde nas partes mais difíceis. Assim que detectar a presença destes insectos isolar de imediato o bonsai.
Limpar com uma escova de pêlos macios todas as partes infestadas e aplicar um insecticida anti-cochonilha. Repetir a aplicação 7/10 dias depois até à eliminação total dos insectos.
Respeitar sempre a distância de pulverização indicada no produto para evitar queimaduras nas folhas do bonsai. Utilize sempre embalagens sem gás.
Quais os cuidados a ter com as doenças do bonsai Carmona?
Manter sempre a alimentação do bonsai o mais equilibrado possível. Os adubos especiais para bonsai contém os nutrientes e micro-nutrientes suficientes para um bom equilíbrio.
Por esta razão, tenha muito cuidado antes de aplicar qualquer suplemento, porque corre o risco de desequilibrar a fórmula do adubo. Só assim se pode evitar doenças .
Evitar ao máximo a aplicação de produtos de tratamento (produtos fitofarmacêuticos) para não poluir o meio ambiente.
Multiplicação por sementeira:
A sementeira é a melhor maneira de obter um Nebari perfeito, contrariamente ao método de estacas e alporquia.
Primeiro, preparar um substrato composto por 1/3 de areia fina (de preferência lavada) e 2/3 de substrato a base de folhas (tipo turfa mas muito fino).
Segundo, encher os recipientes ou vasos, pisar ligeiramente com um pau ou uma tábua e repartir as sementes no substrato.
Cobrir as sementes com o mesmo substrato e colocar os recipientes ou vasos a 20/24ºC (à luz) durante o dia e 14/15ºC durante a noite.
Podemos cobrir com um filme plástico transparente para manter a temperatura e higrometria.
Nunca cobrir uma semente com substrato com mais que uma vez a sua espessura.
Estilos mais frequentes utilizados com o bonsai Carmona:
Hokidashi: estilo de bonsai em forma de vassoura. Os galhos seguem em todas as direções formando e abrindo-se como um leque.
Moyogi: ereto informal. O tronco apresenta várias curvas que começam na base e diminuem até o seu ápice.
O bonsai é perfeito, traz "Natureza, Paz, Felicidade e Harmonia"!