
as pragas do bonsai
Se o bonsai está doente ou debilitado, muitas vezes a causa principal provém de um desequilíbrio fisiológico.
O que é o desequilíbrio fisiológico?
É a consequência de uma má manutenção do bonsai como por exemplo, uma exposição com luz insuficiente, a rega em excesso ou a falta dela, a falta de nutrientes, o substrato inadequado...
Regra de ouro para evitar as pragas do bonsai:
Para evitar e minimizar ao máximo as pragas e doenças, o bonsai deve ter as melhores condições ambientais possíveis, um tratamento regular, tudo ao longo do ano, só assim poderá intervir rapidamente para corrigir o elemento que está a falhar.
As anomalias que provocam as doenças no bonsai quase sempre são relacionadas com uma ou mais falhas :
Por excesso ou insuficiência de água ou humidade:
- com pouca água verificamos a queda das flores, as folhas ficam amarelas e com os bordos secos e castanhos, as folhas estão moles e o crescimento é nulo.
- com muita água as flores encontram-se meladas, as folhas amarelas com pontas castanhas, moles e podres de cor muito escura. O substrato está melado.
A rega é fundamental no sucesso do bonsai, nem pouco nem muito, mas o suficiente e sobretudo quando é necessário.
Por excesso ou insuficiência de nutrientes:
- com muito adubo, nos dias seguintes caem as folhas que ficam de cor castanhas como queimadas, as folhas que resistem tornam-se muito grandes.
- com pouco adubo nota-se manchas de cor brancas ou amarelas, de forma irregular nas folhas, as nervuras da folha são de um verde pronunciado e o restante amarelo pálido.
O adubo é indispensável, é a "comida" que o nosso bonsai está precisando e mais uma vez nem pouco nem muito, mas com a dosagem recomendada na embalagem consegue-se uma boa alimentação, o segredo está no equilíbrio e não exagerar nas vitaminas e outros produtos que podem desequilibrar a fórmula do adubo.
Por deficiência ou excesso de luz
- com pouca Luz a floração é escassa ou nula, as folhas inferiores ficam amarelas, constata-se uma grande separação entre as folhas que ficam pálidas e moles.
- com muita luz as folhas murcham e apresentam-se retorcidas com manchas secas de cor castanhas..
Por temperatura inadequada
- com muito frio a floração é nula, as folhas encontram-se pálidas, retorcidas e castanhas.
- com muito calor nota-se a queda prematura das flores e as folhas ficam murchas de cor verde claro.
As pragas mais comuns em bonsai são o pulgão e a cochonilha.

O Pulgão sobre bonsai é a praga mais comum, preto ou verde, os ovos hibernam debaixo da casca e é principalmente na Primavera que se pode descobrir os insectos nos brotos novos do bonsai.
Fácil de detectar com uma simples observação, podemos ver colônias de pulgões a volta dos brotes alimentando-se da seiva.
Por norma tem sempre um pó preto onde os pulgões andam, é um fungo que apareça em consequência dos sucos que os pulgões produzem.
O Pulgão elimina-se com insecticida sistémico e de contacto. Como qualquer tratamento convém primeiro umidificar a folhagem antes de aplicar o produto e sempre repetir a aplicação 14/15 dias depois.

a Cochonilha sobre bonsai
É um insecto envolto em algodão branco que se esconde nas partes mais difíceis. Assim que detectar a presença destes insetos isolar de imediato o bonsai.
Limpar com uma escova de pêlos macios todas as partes infestadas e aplicar um inseticida anti-cochonilha. Repetir a aplicação 7/10 dias depois até à eliminação total dos insectos.
Respeitar sempre a distância de pulverização indicada no produto para evitar queimaduras nas folhas do bonsai. Utilize sempre embalagens sem gás.
Se vigiar todos os dias o seu bonsai com muito atenção, poderá desde do primeiro dia retirar de imediato o(s) broto(s) com presença de piolhos ou cochonilha, assim evitará a proliferação e não será necessário a aplicação de qualquer produto fitofarmacêutico.

Recomendações para evitar as pragas no bonsai:
Manter sempre a alimentação do bonsai o mais equilibrado possível. Os adubos especiais para bonsai contém os nutriente e micro-nutrientes suficientes para um bom equilíbrio.
Por esta razão, tenha muito cuidado antes de aplicar qualquer suplemento, porque corre o risco de desequilibrar a fórmula do adubo.
Só assim se podem evitar doenças e pragas no bonsai.
Evite ao máximo a aplicação de produtos de tratamento (produto fitofarmacêutico) para não poluir o meio ambiente.
Ajudar o planeta compete a cada um de nós.
ler também:
"o meu bonsai está a morrer >
"a rega do bonsai" >
Posts >
Cláusula 7ª (Propriedade)
1. Todo o conteúdo deste website são propriedade da Iberbonsai.
2. Estão por isso proibidos qualquer utilização, reprodução, menção total ou parcial dos seus conteúdos e constituem um crime quando efectuadas sem a autorização prévia da Iberbonsai.