bonsai ligustrum sinensis
É um bonsai de dupla localização, mas é mais fácil manter um bonito exemplar no exterior.
Bonito bonsai com folhas ovaladas e opostas, com aspecto mais ou menos brilhante conforme a espécie ou variedade. Pequenos cachos de flores brancas perfumadas, que aparecem nas pontas dos brotos no verão, seguido de pequenos frutos pretos, por vezes tóxicos.
Quando cultivado em bonsai, o ligustrum dificilmente terá flores em razão das constantes podas dos ramos para manter a forma e por esse motivo não chega a formar botões de flores.
O bonsai ligustrum sinensis multiplica-se principalmente por sementeira e estaca.
De cultivo fácil, o ligustrum sinensis é um bonsai de crescimento relativamente rápido e suporta muito bem as podas, mesmo fortes.
Aguenta até 3ºC abaixo de zero, com temperatura mais baixa é recomendado proteger o torrão e a base do tronco com palha ou turfa. No verão convém proteger do sol directo com uma rede de sombra pelo menos durante as horas mais quentes.
Estilos mais frequentes encontrados para o bonsai ligustrum sinensis:
Hokidashi: estilo de bonsai em forma de vassoura. Os galhos seguem em todas as direcções formando e abrindo-se como um leque.
Moyogi: estilo de bonsai erecto informal. O tronco apresenta várias curvas que começam na base e diminuem até ao seu ápice.
Ler o nosso artigo completo sobre o "ligustrum sinensis">