Bonsai Ligustrum Sinensis
É uma espécie encontrada na Eurásia, Austrália e América do Norte.
Pertence à família das Oliveiras.
As suas folhas são ovaladas verde-claro, as suas pequenas flores brancas perfumadas aparecem na ponta dos brotos no verão e que dão origem a pequenos frutos pretos.
Em bonsai é uma planta muito robusta e uma boa opção para iniciantes.
Pode ser colocado dentro de casa desde que haja muita luz ou no exterior por ser muito resistente ás geadas.
No verão vigiar as regas por ser uma planta que tem tendência a secar mais rápida que as restantes.
O bonsai ligustrum sinensis multiplica-se principalmente por sementeira directa na terra quando a temperatura de noite esteja próxima dos "10ºC" e de dia dos "18ºC".
A multiplicação por estaca semilenhosa também é possível, basta recolher ramos de 10 a 15 cm de comprimento em Agosto até fim de Setembro e enterrá-los num substrato muito leve.
O bonsai ligustrum sinensis é muito fácil de conseguir, é um bonsai de crescimento relativamente rápido e suporta muito bem as podas mesmo fortes.
Em bonsai aguente até "3ºC" negativo, com temperaturas mais baixas é recomendado proteger o torrão e a base do tronco com palha ou turfa. No verão convém proteger do sol directo com uma rede de sombra, pelo menos durante as horas mais quentes.
Estilos recomendados para o ligustrum sinensis:
Hokidashi: estilo de bonsai em forma de vassoura. Os galhos seguem em todas as direções formando e abrindo-se como um leque.
Moyogi: estilo ereto informal. O tronco apresenta várias curvas que começam na base e diminuem até ao seu ápice.
Ler mais sobre estilos do bonsai >