Cotoneaster em Bonsai
Encontra-se em muitas partes do mundo como a Europa, África do norte, China e Himalaias, em penhascos e nas montanhas em terreno rochoso ou com muito cascalho, a maioria dos cotoneaster possuem raízes que permite agarrarem-se às rochas.
O cotoneaster é uma magnífica planta para trabalhar em bonsai.
O gênero cotoneaster contem mais de 50 espécies como por exemplo cotoneaster horizontalis, cotoneaster franchetti, cotoneaster skogolmen, cotoneaster damnerii, cotoneaster microphyllus etc...
O principal encanto do bonsai cotoneaster são as bagas vermelhas que aparecem a seguir a uma abundância de pequenas flores brancas ou cor de rosa.

iberbonsai-cotoneaster-flores-
Pequenas folhas, perenes ou caducas, que mudam de cor no outono ficando amarelo alaranjado.
È recomendado eleger as variedades com crescimento mais lento para bonsai.
Muito fácil de tratar e indicado como primeiro bonsai por ser muito resistente, fácil de modelar e tolera os erros de principiantes.
O bonsai cotoneaster é de crescimento muito rápido e não tem espinhos. Graças a sua ramificação densa e fina e suas folhas de tamanho reduzidas, é o bonsai indicado para realizar Mame ou Shohin, mas já não é muito aconselhável para formar em tamanho maior.

iberbonsai-cotoneaster-frutos
Multiplicação do bonsai cotoneaster por sementeira ou estacas.
O bonsai cotoneaster presta-se a quase todos os estilos excepto floresta (Yose-Ue) .
Chokkan: estilo de bonsai erecto formal. Tronco bem definido que vai se afunilando até ao topo da árvore.
Moyogi: erecto informal. O tronco apresenta várias curvas que começam na base e diminuem até o seu ápice.
Hokidashi: estilo de bonsai em forma de vassoura. Os galhos seguem em todas as direcções formando e abrindo-se como um leque.
Sekijoju: raízes sobre rocha. A pedra incorpora-se à árvore como se as raízes segurassem a rocha.
Fukinagashi: estilo de bonsai varrido pelo vento. O tronco principal e todos os galhos devem seguir numa direcção única.
Kengai: estilo de bonsai em cascata. Estilo que retrata árvores que se sustentam na superfície de montanhas ou em fendas de um penhasco. O tronco deve pronunciar-se para fora do vaso e mergulhar.
Leia mais sobre "estilos de bonsai"
O bonsai é perfeito traz Natureza, Paz, Felicidade e Harmonia.