
O bonsai azálea japónica proporciona uma espectacular e generosa floração na primavera durante várias semanas.
Poda de formação do bonsai azálea japónica:
A poda de formação do bonsai azálea japónica ocorre nos primeiros 2 ou 3 anos, durante a brotação, consiste em pinçar (apertar) os brotos com as unhas, logo acima de uma folha para proporcionar uma forte e intensa ramificação que dará origem a uma profusão de flores.
A pinçagem deve ser repetida durante toda a primavera para conseguir um resultado satisfatório, tem a vantagem de fortalecer o bonsai que ficará mais compacto, mais robusto e sobretudo produzirá muito mais flores.
O bonsai azálea japónica pode ser podado praticamente ao longo de todo o ano, Por norma convém podar logo a seguir à floração para manter o equilíbrio e uma forma natural, durante o resto do ano, basta cortar os rebentos maiores para conservar o formato definido.
Nota: convém podar a seguir à floração mas com o cuidado de deixar sempre os brotos que darão as flores no ano seguinte.
Além da sua espetacular floração, o bonsai azálea japónica é sobretudo cultivado pelo seu nebari, apenas alguns milímetros de diâmetro por ano, fica incrível e fantástico.

azalea japonica flor -iberbonsai-fevereiro de 2009
ler mais sobre Azálea Japónica >